Buscar

AULA2 Dir. Civil III

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
DIREITO CIVIL III
 
 DO CONTRATO:
 O termo e a ação do contrato existe desde a época romana. Um contrato é uma convenção, um acordo que se faz entre partes interessadas sob determinadas condições. A maioria dos contrato tem caráter jurídico, ainda que um contrato pode ser também algo mais coloquial que um acordo judiciário. Este tipo de acordo pode ser verbal ou escrito, no entanto, os contratos de caráter judicial sempre são escritos para que possam ter validade. Nele, duas ou mais pessoas se obrigam a uma determinada ação. 
 
*
*
*
DIREITO ADMINISTRATIVO I
 CONCEITO – É ACORDO DE DUAS OU MAIS VONTADES, NA CONFORMIDADE DA ORDEM JURÍDICA, DESTINADO A ESTABELECER UMA REGULAMENTAÇÃO ENTRE AS PARTES, COM O ESCOPO DE ADQUIRIR, MODIFICAR OU EXTINGUIR RELAÇÕES JURÍDICAS DE NATUREZA PATRIMONIAL. 
 NATUREZA JURÍDICA – O contrato é um negócio jurídico, por isso, a ele são aplicáveis os mesmos elementos constitutivos e os pressupostos de validade do negócio jurídico.
 ELEMENTOS CONSTITUTIVOS - vontade manifestada por meio de declaração; idoneidade do objeto; forma, quando da substância do ato.Caso um desses elementos não esteja presente, o negócio jurídico nem mesmo existirá.PRESSUPOSTOS DE VALIDADE - agente capaz; objeto lícito, possível, determinado ou determinável; forma prescrita ou não defesa em lei (art. 104 CC).Estando ausente algum desses requisitos, o contrato será nulo ou anulável.
*
*
*
DIREITO CIVIL III
 
 DO CONTRATO:
 O negócio jurídico é todo ato decorrente de uma vontade auto regulada, onde uma ou mais pessoas se obrigam a efetuar determinada prestação jurídica colimando a consecução de determinado objetivo. Como em todo ato jurídico, os efeitos do negócio jurídico são previamente instituídos pelas normas de direito, porém, os meios para a realização destes efeitos estão sujeitos à livre negociação das partes interessadas, que estabelecem as cláusulas negociais de acordo com suas conveniências, claro que sem ultrajar os limites legais.
 
*
*
*
DIREITO CIVIL III
 
 DO CONTRATO:
 Os Atos Jurídicos em Sentido Estrito são aqueles que derivam de um comportamento humano, nos quais os efeitos jurídicos (criação, conservação, modificação ou extinção de direitos) estão fundamentalmente previstos na lei.Neste tipo de ato a manifestação de vontade não se subordina ao campo da autonomia privada do agente, ou seja, o agente não possui a faculdade de moldar os efeitos que sua manifestação de vontade produzirá.
 
*
*
*
DIREITO CIVIL III
 
 DO CONTRATO:
 Contrato é o negócio jurídico, que as partes se sujeitam a observância da conduta idônea, à satisfação dos interesses que pactuam (contrato em sentido estrito).
Portanto, contrato é o acordo de vontades entre duas ou mais pessoas, sobre objeto lícito e possível, com o fim de adquirir, resguardar, modificar ou extinguir direitos.
 O contrato ocorre, quando os contratantes, reciprocamente, ou um deles, assume a obrigação de dar, fazer ou não fazer alguma coisa.
 
*
*
*
DIREITO CIVIL III
 
 DO CONTRATO:
 O concurso de vontades é pressuposto do contrato. Quando as obrigações que se formam no contrato são recíprocas, este é bilateral; quando são pertinentes somente a uma das partes, se diz unilateral. Para que o contrato seja válido, é preciso que seu objeto seja lícito e possível, e as partes contratantes sejam capazes, isto é, estejam legalmente aptas para contratar.
 
*
*
*
DIREITO CIVIL III
 
 DO CONTRATO: A Função Social do Contrato
 A função do contrato está lastreada na ideia de solidariedade social.
Foi com o espírito volitivo das partes que o legislador  deu função social estatura de direito positivo, inserindo no *art. 421 CC, logo na primeira disposição atinente à matéria contratual, que a liberdade de contratar será exercida em razão e nos limites da função social contrato.
Modernamente, o direito contratual deve ser encarado como um dos meios pelo o qual o homem procura o seu desenvolvimento, distribuição de oportunidades e riquezas, com o escopo de atingir o bem comum.
 
*
*
*
DIREITO CIVIL III
 
 DO CONTRATO: A Função Social do Contrato
 * Princípio da autonomia de vontade. A liberdade de contratar funda-se na autonomia de vontade, consistindo no poder de estipular livremente, como melhor lhas convier, mediante acordo de vontades, a disciplina de seus interesses, suscitando efeitos tutelados pela ordem jurídica. 
 
*
*
*
DIREITO CIVIL III
 
 DO CONTRATO: A Função Social do Contrato
 * Princípio da socialidade como limitação à liberdade contratual. 
 A liberdade de contratar não é absoluta, pois está limitada não só pela supremacia da ordem pública, que veda convenção que lhe seja contrária e aos bons costumes, de forma que a vontade dos contratantes está subordinada ao interesse coletivo, as também pela função social do contrato, que o condiciona ao atendimento do bem bem comum e dos fins sociais.
 Obs.: O órgão judicante poderá fazer aferições valorativas de ordem social e jurídica. ( ante o caso sub judice)
*
*
*
DIREITO CIVIL III
 
 CONTRATO CONSIGO MESMO
A autocontratação é aquela em que a mesma pessoa atua no contrato em situações jurídicas diferenciadas. É o que acontece quando uma pessoa, representando outrem celebra ato negocial consigo mesmo. Por exemplo: numa compra e venda, a mesma pessoa, devidamente autorizada, se apresenta, de um lado, como mandatário do vendedor, investido com os poderes para tanto, e de outro, como comprador, representando seu próprio interesse.
 
*
*
*
DIREITO CIVIL III
 
 
Vimos então que o contrato é um negócio jurídico bilateral e este exige, como elementos essenciais: agentes capazes, objeto lícito, possível, determinado ou determinável, consentimento válido e finalmente forma prescrita ou não defesa em lei.
Passamos aos Elementos...
*
*
*
DIREITO CIVIL III
 
 
ELEMENTOS DO CONTRATO
1. ESSENCIAIS
Devem constar de todos os contratos, sob pena de nulidade. São: capacidade das partes, licitude do objeto e forma prescrita ou não defesa em lei. Além dos elementos essenciais gerais, isto é, comuns a todos os atos jurídicos, existem os elementos essenciais especiais, que devem existir somente em alguns contratos. Exemplo: a coisa, o preço, e o consentimento do contrato de compra e venda. 
*
*
*
DIREITO CIVIL III
 ELEMENTOS DO CONTRATO
2. NATURAIS
São aqueles que podem ocorrer, ou não. Exemplo: o mútuo presume-se gratuito, mas as partes podem convencionar a onerosidade do pagamento de tributos.
3. ACIDENTAIS
Modificam a vontade das partes e variam de contrato para contrato. Exemplo: a forma de pagamento.
4. DE ESTILO
Não são necessários, mas têm grande valia para demonstrar a vontade das partes. Exemplo: pro rata (na razão do que deve caber, proporcionalmente, a cada uma das partes), pro solvendo (para pagar), pro soluto (para pagamento). 
*
*
*
DIREITO CIVIL III
 ELEMENTOS DO CONTRATO
5. IMPERATIVOS
são obrigatórios em determinados tipos de contrato. Exemplo: outorga uxória.
6. ELEMENTOS COMPLEMENTARES
São facultativos e não precisam figurar no corpo do contrato. Exemplo: anexos.
Requisitos do Contrato
a) a existência de duas ou mais Pessoas;
b) a capacidade genérica das partes contratantes;
c) o consentimento livre das partes contratantes.
 
*
*
*
DIREITO CIVIL III
 ELEMENTOS DO CONTRATO
Objetivos
a) licitude do objeto;
b) possibilidade física ou jurídica do objeto;
c) determinação do objeto;
d) economicidade do objeto.
Formas
a) liberdade de forma (como regra);
b) obediência à forma quando a Lei assim o exigir.
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais