Buscar

ED 935V - CONTRATOS EM GERAL

Prévia do material em texto

935V - CONTRATOS EM GERAL
CONTEÚDO 2
MÓDULO 01
1.C
O contrato é comumente conceituado como o acordo de vontades a fim de adquirir, resguardar, modificar ou extinguir direitos. Com relação à forma, as partes podem celebrar o contrato por escrito, público ou particular, verbalmente, anão ser nos casos em que a lei, para dar maior segurança e seriedade ao negócio, exija a forma escrita, pública ou particular. 
2.B
O contrato é uma das principais fontes das obrigações que se celebram a todo momento que são negócios jurídicos por meio dos quais dois ou mais sujeitos se vinculam para regular interesses relativos a objetos economicamente apreciáveis.
3.C
No tocante ao direito contratual a licitude do objeto nos contratos não é um elemento essencial.
4.A
A importância dos contratos na vida social pode ser medida pela possibilidade, desde que obedecidos os requisitos legais, de ser criar in)meros contratosat"picos, como instrumento da autonomia da vontade.
5.B
Se houver a impossibilidade inicial, não invalida o negócio jurídico, se esta for relativa.
6.E
São: I - Por instrumento público, II - Por instrumento particular, III - De forma verbal e IV - De forma escrita
7.B
Art. 104. A validade do negócio jurídico requer: III - forma prescrita ou não defesa em lei.
8.E
A capacidade do agente nos contratos em geral poderá contratar o agente capaz, podendo também contratar quando relativamente, ou absolutamente incapaz se devidamente assistido quando relativamente incapaz e devidamente representado quando absolutamente incapaz.
CONTEÚDO 3
MÓDULO 02
1. B) A respeito da função social do contrato, que atualmente encontra previsão expressa no Código Civil, não se pode dizer que a função social do contrato não tem a finalidade de limitar a autonomia da vontade quando tal autonomia esteja em confronto com o interesse social e este deva prevalecer.
2. E) O princípio da autonomia da vontade, como vimos, não é absoluto. É limitado pelo princípio da supremacia da ordem pública, que resultou da constatação, feita no início do século passado e em face da crescente industrialização, de que a ampla liberdade de contratar provocava desequilíbrios e a exploração do economicamente mais fraco. Compreendeu-se que, se a ordem jurídica prometia a igualdade política, não estava assegurando a igualdade econômica.
3. D) O princípio da autonomia da vontade se alicerça exatamente na ampla liberdade contratual, no poder dos contratantes de disciplinar os seus interesses mediante acordo de vontades, suscitando efeitos tutelados pela ordem jurídica. Têm as partes a faculdade de celebrar ou não contratos, sem qualquer interferência do Estado. 
4. B) A compra e venda, por exemplo, quando pura, torna-se perfeita e obrigatória, desde que as partes acordem no objeto e no preço (CC, art. 482). O contrato estará perfeito e acabado desde o momento em que o vendedor aceitar o preço oferecido pela coisa, independentemente da entrega desta.
5. E ) Preceitua o art. 422 do Código Civil: "Os contratantes são obrigados a guardar, assim na conclusão do contrato, como em sua execução, os princípios de probidade e boa-fé". O princípio da boa-fé exige que as partes se comportem deforma correta não só durante as tratativas, como também durante a formação e o cumprimento do contrato.
6. D) O princípio da “Pacta Sunt Servanda” admite exceções, como, por exemplo, o direito de revisão do contrato a chamada cláusula “Rebus Sic Stantibus”.
7. C) Tradicionalmente, as pessoas são livres para contratar. Essa liberdade abrange o direito de contratar se quiserem com quem quiserem e sobre o que quiserem, ou seja, o direito de contratar e de não contratar.
CONTEÚDO 4
MÓDULO 03
1. C) Doação é um exemplo de contrato unilaterais.
2. D) Não é um ato ilícito
3. B) O princípio da boa fé (art. 420, CC) possui diversas nuances que alteraram o regime contratual do antigo Código Civil e que devem ser aplicados em todas as fases contratuais, principalmente na fase de pontuação (negociações preliminares) e na execução do contrato (vide a responsabilidade do fornecedor após a entrega do produto – CDC). Portanto a alternativa B está correta. 
4. B) Os contratos que dependem de outros, são chamados de acessórios. É o caso do contrato de fiança em relação ao de locação, por exemplo.
CONTEÚDO 5
MÓDULO 04
1.D) gratuito em função da liberalidade cometida pelo doador.

Continue navegando