Buscar

Linfócitos: Origem e Funções

Prévia do material em texto

Ligações que dãoestabiidade ao linfócito ao encontra o CPH (classe 1 ou 2): LFA-3/CD2, LFA-1/ICAM-1. A CD4 e a CD8 (dos diferentes linfócitos) se ligam ao CPH correspondente. CD28/B7-1 é uma ligação que vai gerar o segundo sinal da ligação CPH/TRC. CD3 está do lado do TCR, ela ancora o TCR e inicia o sinal que ele vai transmitir.
CD4 – CPH classe 2. CD8 – CPH classe 1.
No linfócito B, quem faz a função do CD3 é a Igalfa e a Igbeta.
Linfócitos T, NKT e NK são citotóxicas e produzem interferon. NKT e NK tem receptor TCR, mas a NK não tem. NKT vê antígeno na molécula CD1.
Linfócitos tem origem na célula tronco hematopoiética. Depois ela diferencia no progenitor B, T e NK. Este progenitor, pode-se seguir para a linhagem B ou a T NK. A B matura na medula óssea, e a ativação é no baço. A T NK pode virar NK, que acredita-se maturar na medula óssea, ou T, que matura no timo. 
O amadurecimento significa receber os receptores de superfície e tornar a célula competente, alem de realizar a tolerância central (porque tudo o que acontece depois do timo é tolerância periférica).
Linfócitos T alfa-beta possuem CD4 e CD8. Gama-delta não tem.
O recém-nascido produz uma variante do linfócito B, o B-1B, que é mais restrito e está ligado à imunidade de superfícies como o intestino.
Linfócitos T já nascem com a capacidade de reconhecer um antígeno antes mesmo de reconhecê-lo. Cada pessoa tem um repertório de linfócitos próprios, que pode reconhecer inúmeros antígenos com os quais o indivíduo pode entrar em contato.
Primeiro passo para ser linfócito B é fazer o rearranjo da molécula de Ig, estimulado pelas células do estroma da medula óssea. Ele primeiro faz a cadeia pesada do IgM, ai faz uma cadeia substituta pra por na cabeça da IgM e poder receber informações. IL-7 é a molécula que compromete o linfócito a se tornar linfócito B.
Não saem linfócitos T da medula óssea; saem células comprometidas com a linhagem T. Ele ainda não é nem pró-T, só é comprometido mesmo. Ele cai no seio venoso do timo, e vai fazer o trânsito córtex-medula, e do centro ele vai sair pro sangue. Assim que ele chega ee encontra a célula Nurse, uma célula com grande citoplasma e que ficam abraçando o linfócito T e estimula sua multiplicação (assim como o B tem que multiplicar pra ter célula de reserva, o T também). No trânsito pelo timo, o linfócito T precisa ter contato célula-célula e influência de substâncias produzidas pelas células do timo, para que ele mature.
O linfócito B fetal é poduzido e maturado no fígado a B-1B. Sai de célula tornco hematopoiética, passa a pró-B, e depois à pré-B possui uma cadeia kappa fixa, que vai estimular o rearranjo da cadeia leve da IgM. Se rearranjar, ele vira B imaturo e expressa IgM na superfície. Mas, se ele não tiver IgD junto, ele morre, precisa de IgD para reconhecer o antígeno.
Quando chega no Baço, o linfócito B pode constituir duas populações: da zona marginal e da zona folicular. O primeiro possui receptor para complemento e pode estabelecer resposta timo-independente. O segundo possui ambos IgM e IgD, e conduz uma resposta timo-dependente.
O que determina que um linfócito T via ser CD4 ou CD8? Teoria probabilística (é no aleatório) e instrucional (depende do CPH que o linfócito tem afinidade).
Os linfóctios que chegam ao timo como gama-delta saem duplo negativos (pra CD4 e CD8)
Sem CPH classe 1, não se produz linfócitos T CD8. Sem CPH classe 2, não forma T CD4.
Th 1 está ligaod a patógenos intracelulares. Produz interferon. Th 2 produz interleucina 4 e está ligado a infecções por eumintos. O Th 17 produz altas parada e está ligado à imunidade de patógenos extracelulares.
O linfócito T CD8 (citotóxico) vai reconhecer o antígeno do CPH classe 1, e vai formar uma conjugação com a célula alvo. Na conexão com a célula alvo, o T CD8 faz exocitose de grânulos citotóxico, que induzem a morte celular da célula alvo. O processo de mote é intenso,mas o CD8 se desliga antes de ela morrer, logo depois de jogar os grânulos. Quando ele se desliga, ele se liga em outra célula.

Continue navegando