Buscar

aula 15

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Monocinas: proteínas produzidas por fagócitos mononucleares
Linfocinas: proteínas produzidas por linfócitos
Interleucinas: que sõa produzidas por um leucócito e age em outro leucócito
Quimicina: as que estimulam a quimiotaxia
Citocinas: moléculas produzidas por células. Qualquer célula. São proteínas produzidas por muitos tipos diferentes de células em resposta a antígenos que medeiam as reações inflamatórias e imunitárias. São proteínas que fazem comunicação entre células.
Podem ter ações autócrinas (linfócito T produzindo IL-2, monócitos produzindo TNFbeta), parácrinas (grande maioria das ações das citocinas são parácrinas – especialmente na interface entre imunidade inata e adquirida) ou endócrina (TNFbeta causando febre, por exemplo)
Podem ser pleiotrópicas (varias funções diferentes), redundantes (mesmas citocinas fazendo a mesma função – garantir a função), sinérgicas (quando duas estõa juntas, dá em uma resposta maior do que se tivesse só uma delas) ou antagônicas (uma estimula, outra inibe)
Sempre tem necessidade de agir sobre um recepto, que vai passar a resposta pra dentro da célula, que vai fazer a função. A secreção de uma citocina é um evento rápido e autolimitado, com estímulo de síntese de outras citocinas.
Existem 5 familias para receptores de citocinas (tipo 1, tipo 2, 
Tipo 1 faz fosforilaçõa das moléculas que estõa abaixo. Esse receptor tme 3 cadeias, que soa compartilhadas entre as citocinas. Como um receptor serve pra muitas citocinas, uma criança que nasce sem receptor para IL-2 vai ter um quadro mais grave que uma que nasce sem IL-2
As citocinas age na imunidade inata e na adquirida, alem de vários outro pontos.
Citocinas que regulam a imunidade inata: IL1 (responsável pela febre e por fase aguda da infecção), TNF, IL12, IL6, IFNalfa e beta
Quando há agressõa ao copo começa a resposta imune, e isso ativa a produçõa de IL-12. A IL-12 do macrófago estimula as NK a produzir IFNgama, que vai ativar o macrófago. Elaage na fase indutora e na efetora da resposta imune, nas células da imunidade inata e na adquirida
TNF é o primeiro a ser produzido, e ele estimula a IL-1, que estimula a IL-12. 
TNF e IL-1 agem no endotélio, aumentando sua permeabilidade e fazendo secretar quimiocinas, que chama os leucócitos. Neles, o TNF e a IL-1 ativam e promovem secreçõa de citocinas.
São eles também que levam à febre, secreçõa de proteínas de fase aguda o fígado, aumento da produção de leucócitos na MO, diminui o debito cardíaco, causa choque e aumenta a resistência a insulina muscular.
Quimiocinas: polipeptídeos com 2 alças dissulfeto internas. Têm quatro famílias, variando a quantidade e localização das cisteínas. 
A quimiocina se liga ao proteoglicano do endotélio, deixando-o estendido. O leucócito, quando passa, liga seu receptor à quimiocina, que modifica o receptor para o ICAM, aumentando sua afinidade e facilitando a ligaçõa do leucócito ao endotélio.
Uma infecção, o neutrófilo/macrófago vai produzir TNF e IL1, que voa ativar o endotélio, e quimiciocina, que melhora a afinidade dos receptores para integrinas dos leucócitos. O leucócito vai se ligando às selectias do endotélio e vai rolando até entrar no tecido.
IL21 agem no linfócito B, ativando-o. Sobre ação de TNFgama ele vira IgG, IL-4 leva a IgE, TGFbeta vira IgA.
Citocinas também estimulam os Ts. Tfolicular é estimulado pela IL21, o produtor de IL9 é estimulado por IL4 e TGFbeta, o podutor de IL22 é estimulado por TNFa e IL6. IL12 estimula Th1, IL4 estimula Th2, e por ai vai.
Quando a célula dendrítica ativa a T por TCR e B7, o T produz IL2 e receptor pa IL2, estimulando a própria proliferação
IL-4 inibe a diferenciaçam em Th1, aumenta a diferenciação e expansão das Th2, e estimula a formação de IgG no switch de classes do B.
IFNgama estimula a ativaçõa do macrófago, promove o switch de classes, aumenta a expressão do CPH nos macrófagos, e estimula a formaçõa de Th1
IL12 produzida pelas células dedríticas e pelos macrófagos, junto com o IFNgama das células NK, depois da apresentaçõa de antígenos, estimulam a célula T a produzir IFNgama e virar Th1
IL4, no caso de helmintíase, estimula a produção e função autócrina da IL4 no linfócito, que leva ele a formar Th2
Antígenos de bactérias e fungos ativam a T virgem, e junto com IL-6, IL-1( que vem do célula dendritica) e o TGFbeta (que não se sabe a origem) voa estimular a célula T a produzir IL21, que tme funçõa autócrina, e junto com a IL-23, ela forma Th17.
Citocinas também podem modificar a hematopoiese.

Outros materiais