Buscar

Educação Ambiental e a Agenda 21

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Educação Ambiental e a Agenda 21
Educação ambiental ocorre quando os indivíduos e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente promovendo a sustentabilidade.
A Educação ambiental tem como objetivo a compreensão do meio ambiente envolvendo vários meios, garantir a informação ambiental, estimular e fortalecer a consciência crítica, estimular a participação direta com atitudes ambientais, fortalecimento com a ciência e tecnologia, fortalecimento da cidadania e solidariedade para o futuro da humanidade.
Para se ter um pensamento mais sustentável, teve que surgir diversas conferências promovendo a conscientização e meios para se alcançar a sustentabilidade, que é suprir as necessidades sociais e econômicas sem agredir o meio ambiente visando às futuras gerações.
Primeiramente houve a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente – Estocolmo em 1972, onde discutiram a poluição industrial, escassez de recursos, e a decadência das cidades. 
Em 1992 houve uma Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, mas desta vez foi no Brasil e foi chamada de Rio 92. Nesta conferência, a comunidade política internacional admitiu claramente que era preciso conciliar o desenvolvimento socioeconômico com a utilização de recursos da natureza. E assim, foi criada a Agenda 21 que é um protocolo composto por vários países que se comprometeram com as causas ambientais, para divulgar pelo mundo todo. A Agenda 21 visa à proteção ambiental, justiça social e crescimento econômico trazendo consigo o conceito de desenvolvimento sustentável.
Cada país obteve sua própria Agenda 21, e sugeriram que os estados também criassem seu próprio protocolo.
A Agenda 21 pode ser definida como um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas.
Foram cerca de 180 países que participaram do Rio 92 acordaram e assinaram a Agenda 21 Global, composto por 40 capítulos, que abrange tentativa de promover em escola planetária, um novo padrão de desenvolvimento, denominado “desenvolvimento sustentável”. O termo Agenda 21 dá- se devido ao desejo de mudança para o século XXI.
A Agenda 21 brasileira é um documento resultante da vasta consulta à população brasileira, sendo constituída a partir da Agenda 21 global. A construção da mesma se deu de 1996 à 2002 envolveu-se cerca de 40 mil pessoas de todo o Brasil.Ela se tornou a partir de 2003 um instrumento fundamental para o construção do Brasil Sustentável, desenvolvimento sustentável, fortalecimento do Sisnama, e referenciais como a Carta da Terra. Hoje ela é um dos grandes instrumentos de formação de políticas públicas no Brasil. 
Alguns desafios foram propostas na Agenda 21 como:
Implantação da mesma. Passa pela etapa de elaboração agora tem como objetivo de fazer com que suas diretrizes e ações sejam conhecidas, entendidas e transmitidas.
Orientar a elaboração e implantação da Agenda local. É um dos principais instrumentos para se conduzir processos de mobilização, troca de informações, geração de consensos em torno das problemáticas.
Implementar a formação continuada. Promover a sustentabilidade através da disseminação e intercâmbio de informações e experiências por meios de cursos, seminários, workshops, e de material didático. 
Com a implantação das Agendas 21 locais, em diversos estados, pode se avaliar e concluir que foram alcançados diversos resultados na busca do desenvolvimento sustentável, os projetos tiveram alcance e atuações distintas em cada região ou município.
Diversos estudos foram feitos e apontou se que houve impacto nas escolas, municípios (atividades econômicas sustentáveis, sistema de gerenciamento dos resíduos sólidos, fortalecimento de projetos ambientais, criação de órgãos de gestão ambiental).
Contudo, o documento em termo global recebeu diversas críticas por sua radicalização das propostas sustentáveis, apresentando interpretações e formas de implementação, conforme a visão política ambiental. A agenda 21 global foi denominada a Cúpula da Terra, afirmando que é um compromisso de todos os grupos que compõem a sociedade a adoção de ações e práticas para tal fim. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
 Artigo Cientifico : A Agenda 21 como um dos dispositivos da Educação Ambiental.
Cimara CorrÊa Machado
Antônio Carlos Porciúncula Soler
Cíntia Pereira Barenho
EugÊnia Dias
Leandro de Melo Karam 
Pág. 99, 101 e 102
http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21/agenda-21-brasileira
Acesso em 12/05/2014 
http://www.ibram.df.gov.br/informacoes/educacao-ambiental/o-que-e-educacao-ambiental.html
Acesso em 11/05/2014
Ano : 2012

Outros materiais