Buscar

MGFC TB

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

LUANA TRINDADE SOUSA DE OLIVEIRA
MANEJO DO PACIENTE COM TUBERCULOSE
Medicina – UNIPTAN – 5º Período
No atendimento realizado na terça-feira dia 20 de março de 2018, na ESF Bandeirante, por Yasmim, Gabriel e eu (Luana), abordamos um paciente que estava com suspeita de tuberculose. Na anamnese, sua história clínica estava muito parecida com o quadro de tuberculose, pois o mesmo apresentava:
Tosse produtiva de início com evolução para tosse seca há mais de 21 dias;
Febre vespertina (não aferida pelo paciente) acompanhada de calafrios;
Sudorese noturna;
Dispneia e dor ventilatório-dependente;
Perda de peso (cerca de 9kg referido pelo paciente).
No final de semana anterior (dia 17 de março), o paciente teve piora dos sintomas e procurou a UPA da cidade. O médico plantonista fez o pedido do BAAR para o paciente que foi realizado na segunda feira dias 19 de março, o resultado irá sair no dia 26 de março. Na UPA o paciente realizou uma radiografia de tórax de demonstrou uma cavitação em ápice pulmonar direito, com bordas espessas que podem indicar uma tuberculose em atividade. 
Pedimos ao paciente para retornar à ESF na próxima semana, para confirmarmos o diagnóstico com o resultado do exame em mãos. Já iniciamos o tratamento do paciente com a antibioticoterapia específica para o caso, e assim como o tratamento é demorado e demanda uma extrema colaboração do paciente, escolhi escrever sobre o manejo do paciente com tuberculose. 
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa, causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis) que pode atingir várias partes do corpo humano, tendo o microrganismo um maior tropismo pelos pulmões. Constitui um grande problema de saúde pública mundial e a OMS, no ano de 2014 traçou estratégias para que em 2035 o mundo esteja livre da doença. (Ministério da saúde, 2017).
De acordo com o Ministério da Saúde (2017) no Brasil, no ano de 2015 mais de 69 mil pessoas adoeceram com tuberculose, desse número, 4,5 mil morreram com a doença . 6,8 mil pessoas que são infectados pelo vírus do HIV desenvolveram a tuberculose e 1.077 desenvolveram a tuberculose drogarresistente. Esses números são alarmantes, o que faz com os profissionais de saúde aprendam a melhor lidar com os pacientes acometidos pela doença.
Assim que identificarmos um paciente com suspeita de Tuberculose, devemos pedir ao paciente para utilizar a máscara cirúrgica, e realizar os pedidos dos exames radiológicos (radiografia de tórax) e microbiológicos (BAAR e cultura). Se o paciente não conseguir realizar a coleta de escarro, devemos realizar a broncoscopia. Em casos de BAAR + paciente deve permanecer com a máscara cirúrgica e devemos repetir o exame com mais duas amostras. Com a positividade dos exames, devemos utilizar a máscara N95. 
A conduta proposta é de se iniciar o tratamento o mais precocemente possível , pois além de se quebrar a cadeia de transmissão e evita as complicações que a doença pode acarretar em seu portador. No Brasil, é recomentado o Tratamento Diretamente Observado (TDO) que visa diminuir as taxas de abandono do tratamento, para que não ocorra casos de resistência ao tratamento convencional além de fortalecer o vínculo entre o paciente e o profissional de saúde.
O TDO pode ser realizado na casa do paciente ou na própria unidade de saúde, o que for melhor para o paciente deve ser priorizado. A unidade de saúde deve (Sampaio, 2012):
Identificar e ordenar local na unidade para o acolhimento do paciente e observação da tomada dos medicamentos;
Viabilizar incentivos e facilitadores para o processo do tratamento, já que é um tratamento prolongado e de difícil conclusão;
Realizar um controle diário do tratamento do paciente, com anotações que fiquem na ESF e outras em um cartão para o controle do próprio paciente;
Em casos de falta, entrar em contato por algum meio (telefone e /ou visitas domiciliares), no mesmo dia.
Os fármacos utilizados para o tratamento são: Rifampicina 150 mg, Isoniazida 75 mg – ambos possuem um grande poder bactericida, Pirazinamida 400mg, Etambutol 275mg que é um bacteriostático. Esse medicamento é em dose fixa, VO, 24/24 horas, por 2 meses. A dose é conforme o peso do paciente:
20-35 Kg: 2 comprimidos/dia;
36-50 Kg: 3 comprimidos/dia;
Acima de 50 Kg: 4 comprimidos/dia.
Após os 2 meses com o esquema inicial, alterar para o esquema de manutenção, com Rifampicina 150 mg e Isoniazida 75 mg, por 4 meses com a dose conforme o peso, indicada acima. 
Devemos explicar claramente ao paciente que o tratamento é duradouro, que pode causar efeitos colaterais como náuseas, vômitos, dor abdominal, urina avermalhada, dores articulares, cefaleia, ansiedade, prurido, a rifampicina interfere na ação dos contraceptivos orais, dentre outros efeitos; orientar sobre a adesão ao tratamento para a melhora e cura da doença.
Todas as pessoas que mantiveram contato com o paciente com a tuberculose ativa devem ser rastreados e devem ir a unidade de saúde para serem examinados. Podemos pedir o exame de prova tuberculínica nesses casos, em contatos assintomáticos. Já paciente sintomáticos respiratórios, devemos solicitar BAAR e radiografia de tórax. Se após o convite os contatos não comparecem a unidade realizar uma busca ativa.
Com essa pesquisa e experiência vivida na aula de MGFC, percebi o quão importante é o conhecimento de todos os membros da equipe de saúde, sobre o manejo do paciente com tuberculose, já que o acompanhamento demanda muito dos profissionais e do próprio paciente. Pretendo em minha vida profissional, estar sempre alerta em todos os casos de doenças infectocontagiosas, colocando a educação em saúde, visando sempre a promoção de saúde, sempre como prioridade para os pacientes que frequentam a unidade de saúde, para melhorar a comunicação e auxiliar na eficácia dos tratamentos quando são necessários. 
REFERÊNCIAS
Sampaio, TC. Tuberculose. In: Gusso, G; Lopes, JMC. Tratado de Medicina de Família e Comunidade. 2ed. Porto Alegre – 2012.
Ministério da Saúde. Brasil Livre da Tuberculose. 1ed. Brasília – DF, 2017 – acesso em 24 de março de 2018, disponível em : http://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2017/fevereiro/24/Plano-Nacional-Tuberculose.pdf
Ministério da Saúde. Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil. Brasília, DF ; 2011.

Outros materiais