Buscar

Direito do trabalho II simulado de 1 a 4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A CLT prevê as férias no contrato de trabalho. A esse respeito, considere as afirmações abaixo. I - As férias são um direito dos trabalhadores, que devem gozá-las no período que melhor consulte aos seus interesses. II - A prescrição do direito de reclamar a concessão das férias é contada do término do período concessivo ou da cessação do contrato de trabalho. III - É um direito do trabalhador converter 1/3 do período das férias em abono pecuniário, não podendo o empregador se opor a esse requerimento. IV - O empregado que pede demissão antes de completar 1 ano de casa mesmo assim faz jus às férias proporcionais no momento do pagamento das verbas resilitórias. É correto APENAS o que se afirma em
		
	
	I e III
	
	I, II e IV
	
	III e IV
	 
	II, III e IV
	
	I e II
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201503126437)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Provas: FCC - 2013 - TRT - 18ª Região (GO) - Analista Judiciário - Área Judiciária . A Consolidação das Leis do Trabalho prevê algumas normas que regulam a rescisão dos contratos individuais de trabalho. Nos termos dessas regras, é INCORRETO afirmar:
		
	
	Constitui motivo de rescisão contratual por justa causa a condenação criminal do empregado, passada em julgado, caso não tenha havido suspensão da execução da pena.
	
	O empregado poderá pleitear a rescisão indireta de seu contrato de trabalho e o pagamento das respectivas indenizações, permanecendo ou não no serviço até a decisão final do processo na hipótese de não cumprir o empregador as obrigações do contrato.
	
	Ocorrerá a rescisão indireta do contrato de trabalho quando o empregador reduzir o trabalho do empregado, sendo este por peça ou tarefa, de forma a afetar sensivelmente a importância dos salários.
	 
	O pagamento das parcelas constantes do instrumento de rescisão ou recibo de quitação deverá ser efetuado até o primeiro dia útil imediato ao término do contrato, quando o aviso-prévio for indenizado.
	
	Havendo culpa recíproca no ato que determinou a rescisão do contrato de trabalho, o Tribunal de Trabalho reduzirá a indenização, à que seria devida em caso de culpa exclusiva do empregador, por metade.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201503043375)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Marque a alternativa correta:
		
	
	A greve é um meio ilegal de coerção social e econômica dos trabalhadores em relação ao patronato, objetivando forçar o empregador a sentar à mesa de negociação e atender, total ou parcialmente, às reivindicações da categoria profissional.
	
	Nos conflitos coletivos de trabalho a intervenção do Estado é obrigatória.
	
	Convenção coletiva de trabalho são ajustes entre o sindicato dos trabalhadores e uma ou mais empresas.
	 
	A negociação coletiva de trabalho tem início com a apresentação da proposta constante da pauta de reivindicações fixada na assembleia geral da categoria.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201502497346)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	É facultado ao empregado converter um terço do período de férias a que tiver direito em abono pecuniário, no valor da remuneração que lhe seria devida nos dias correspondentes. Contudo:
		
	
	o abono de férias deverá ser requerido 30 (trinta) dias antes do término do período aquisitivo correspondente;
	
	mesmo quando a empresa concede férias coletivas, a conversão de parte delas em abono pecuniário continua na dependência de requerimento individual do empregado formulado tempestivamente.
	
	o abono de férias não será concedido ao empregado menor de 21 (vinte e um) anos;
	 
	o abono de férias deverá ser requerido até 15 (quinze) dias antes do término do período aquisitivo correspondente
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201503054749)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Não terá direito a férias o empregado que, no curso do período aquisitivo:
		
	
	Nenhuma das alternativas acima é correta.
	 
	Deixar de trabalhar, com percepção do salário, por mais de 30 (trinta) dias, em virtude de paralisação parcial ou total dos serviços da empresa.
	
	Permanecer em gozo de licença, sem percepção de salários, por mais de 30 (trinta) dias.
	 
	Tiver percebido da Previdência Social prestações de acidente de trabalho ou de auxílio-acidente por mais de 6 (seis) meses, embora descontínuos.
	
	Deixar o emprego e for readmitido dentro de 60 (sessenta) dias subsequentes à sua saída.
	
	Com relação à extinção do contrato de trabalho por motivos alheios à vontade das partes, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	O trabalhador inválido é aquele que tem sua capacidade laborativa reduzida, de maneira que tem direito à aposentadoria por invalidez, colocando fim ao contrato de trabalho.
	
	A aposentadoria por invalidez acarreta a suspensão do contrato de trabalho pelo prazo de 5 anos, de maneira que, se o trabalhador recuperar-se dentro deste período, tem direito de retornar ao trabalho, podendo, entretanto, ser rejeitado pelo empregador, retornando, portanto, à condição de aposentado.
	
	Caso o trabalhador tenha falecido sem deixar dependentes cadastrados, deve o empregador realizar o pagamento das verbas devidas em conformidade com a ordem sucessória do Código Civil: descendentes, ascendentes, cônjuge supérstite, colaterais até o 4º grau de parentesco.
	 
	Nomina-se "factum principis" a atuação do Poder Público, em qualquer de suas esferas, que possa causar, reflexamente, a extinção do contrato de trabalho. Neste caso, prevalecerá o pagamento da indenização que ficará a cargo do governo responsável.
	
	A morte do empregado gera a extinção automática do contrato de trabalho, devendo as verbas rescisórias serem pagas aos dependentes cadastrados junto à Receita Federal, conforme Lei nº 6.858/1980.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201503144360)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	NÃO constitui justa causa para a rescisão do contrato de trabalho do empregado:
		
	
	Praticar, atos atentatórios à segurança nacional, devidamente comprovada em inquérito administrativo.
	
	Revelar segredo na empresa ao MP, relativo a fraude contábil.
	 
	Alcoolismo
	
	Negociação habitual do empregado, por conta própria, em atividade comercial do mesmo ramo da sua empresa com aquiescência tácita do empregador
	
	Atos de desleixo e imprudência do empregado
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502461504)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(OAB/CESPE 2007.2) A empresa Rio Corrente Ltda. funcionava em um único estabelecimento e empregava 15 funcionários. No mês de setembro, uma forte chuva de granizo destruiu por completo o estabelecimento onde funcionava a empresa, de forma que os prejuízos econômicos sofridos tornaram inviável a sua continuidade. Nos quadros da empresa, não havia nenhum empregado que gozasse de estabilidade. Nessa situação hipotética, a empresa deve rescindir os contratos de trabalho de seus empregados
		
	
	com justa causa, mas pagar as verbas devidas como se a rescisão tivesse ocorrido sem justa causa.
	 
	com fundamento no motivo de força maior, e pagar indenização equivalente à metade da que seria devida em caso de rescisão sem justa causa.
	
	sem justa causa, e pagar todas as verbas devidas previstas nos casos de rescisão sem justa causa.
	
	com justa causa, com fundamento no motivo de força maior.  
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201502461502)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(OAB/FGV - 2010.2) Com relação ao regime de férias, é correto afirmar que:
		
	
	salvo para as gestantes e os menores de 18 anos, as férias podem ser gozadas em dois períodos.
	
	as férias podem ser convertidas integralmente em abono pecuniário, por opção do empregado.
	
	as férias devem ser pagas ao empregado com adicional de 1/3 até 30 dias antes do início do seu gozo.
	 
	o empregado que pede demissão antes de completado seu primeiro período aquisitivo faz jus a férias proporcionais.
5a Questão (Ref.:201502497401)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Com relação às férias, assinale a alternativa verdadeira:
		
	 
	na modalidade do regime de tempo parcial, após cada período de doze meses, o empregado terá direito a férias, fixada sua duração de acordo com o número de horas trabalhadas por semana;
	
	aos empregados com mais de 50 (cinquenta) anos de idade, as férias serão sempre concedidas em dois períodos.
	
	na modalidade de regime normal, após cada período de treze meses de vigência do contrato de trabalho, o empregado terá direito a férias, reduzida sua duração de acordo com o número de faltas ao serviço;
	
	O pagamento da remuneração das férias e, se for o caso, o do abono referido no artigo 143 serão efetuados até 5 (cinco) antes do início do respectivo período.
	
	durante as férias o empregado não poderá prestar serviços a outro empregador, mesmo se estiver obrigado a fazê-lo mediante contrato de trabalho mantido com aquele;
	
	XV EXAME DE ORDEM UNIFICADO Rogéria, balconista na empresa Bolsas e Acessórios Divinos Ltda., candidatou-se em uma chapa para a direção do sindicato dos comerciários do seu Município, sendo eleita posteriormente. Contudo, o sindicato não comunicou o registro da candidatura, eleição e posse da empregada ao empregador. Durante o mandato de Rogéria, o empregador a dispensou sem justa causa e com cumprimento do aviso prévio. Rogéria, então, enviou um e-mail para o empregador, dando-lhe ciência dos fatos, mediante prova documental. Apesar das provas, a empresa não aceitou suas razões e ratificou o desejo de romper o contrato de trabalho. Sobre o caso narrado, de acordo com a jurisprudência do TST, assinale a afirmativa correta.
		
	
	É irrelevante que a comunicação da eleição tenha sido feita, já que a responsabilidade do empregador é objetiva.
	
	O sindicato não observou o prazo legal para comunicação, motivo pelo qual a dispensa não pode ser considerada ilícita nem discriminatória, prevalecendo a ruptura
	
	A jurisprudência é omissa, razão pela qual faculta-se ao empregador aceitar ou não a comunicação
	 
	Rogéria tem garantia no emprego, já que a comunicação, apesar de fora do prazo legal, foi feita na vigência do contrato.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201503019179)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Marque F para FALSO e V para VERDADEIRO:
		
	 
	( ) Enquanto perdurar a substituição que não tenha caráter meramente eventual, o empregado substituto fará jus ao salário contratual do substituído.
	 
	( ) A participação nos lucros pode ser distribuída até quatro vezes por ano.
	 
	( ) A participação nos lucros é o instrumento de integração entre o capital e o trabalho e como incentivo à produtividade.
	 
	( ) Na equiparação salarial, a identidade de funções é ônus da prova do empregado.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502985694)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No sistema jurídico do Direito do Trabalho, no Brasil, está correto afirmar que o abandono de emprego, o pedido de demissão e aposentadoria compulsória, ensejam a extinção do contrato de trabalho. Na doutrina, costuma classificar essas formas como modalidades, que no caso, em questão, são, respectivamente:
		
	 
	Uma Resolução, uma Resilição e uma forma atípica
	
	Uma forma atípica, uma resolução e uma Resilição
	
	Uma Rescisão, uma Resolução e uma Resilição
	
	Uma Resolução, uma Rescisão e uma Resilição
	
	Uma Resilição, uma Resolução e uma forma atípica
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201503126445)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Provas: FCC - 2013 - TRT - 15ª Região (Campinas) - Técnico Judiciário - Tecnologia da Informação . Manoela, Minerva e Carolina são empregadas da empresa FGH Ltda. Manoela possui vinte anos de idade, não é estudante e possui três filhos. Minerva possui vinte e cinco anos de idade, não possui filhos e é estudante de arquitetura. Carolina possui cinquenta e cinco anos de idade, é mãe e avó, mas não estuda somente frequenta alguns cursos esporádicos. Nestes casos, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, as férias serão sempre concedidas de uma só vez :
		
	
	Para Manoela, Minerva e Carolina.
	
	Apenas para Manoela e Carolina.
	 
	Apenas para Carolina.
	
	Apenas para Minerva e Carolina.
	
	Apenas para Minerva.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502584759)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	X EXAME DE ORDEM UNIFICADO Em determinada reclamação trabalhista o juiz, à luz das provas produzidas, considera que a natureza jurídica da extinção contratual foi culpa recíproca (de ambas as partes). Para a hipótese, as alternativas a seguir apresentam direitos deferidos ao trabalhador, à exceção de uma. Assinale-a.
		
	 
	Seguro desemprego.
	
	Indenização de 20% sobre o FGTS.
	
	Metade do 13º salário proporcional.
	
	Metade do aviso prévio.
	
	A respeito da estabilidade da empregada gestante, pode-se afirmar que:
		
	
	Não há direito à estabilidade da gestante se a gravidez ocorreu no curso do aviso prévio.
	
	O direito à estabilidade provisória é de até 120 dias após o parto.
	 
	Há direito à estabilidade mesmo se a gravidez ocorrer no curso do aviso prévio.
	
	Não há direito à estabilidade se a gravidez ocorrer em contrato por prazo determinado.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201502644290)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Possui garantia de emprego, segundo a Constituição Federal:
		
	 
	o empregado eleito para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA);
	
	o empregado designado para representar os trabalhadores no Conselho Nacional da Previdência Social.
	
	o empregado designado pelo empregador para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
	 
	o empregado eleito para conselho fiscal de sindicato de categoria profissional;
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502497401)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Com relação às férias, assinale a alternativa verdadeira:
		
	
	durante as férias o empregado não poderá prestar serviços a outro empregador, mesmo se estiver obrigado a fazê-lo mediante contrato de trabalho mantido com aquele;
	
	aos empregados com mais de 50 (cinquenta) anos de idade, as férias serão sempre concedidas em dois períodos.
	 
	na modalidade do regime de tempo parcial, após cada período de doze meses, o empregado terá direito a férias, fixada sua duração de acordo com o número de horas trabalhadas por semana;
	
	O pagamento da remuneração das férias e, se for o caso, o do abono referido no artigo 143 serão efetuados até 5 (cinco) antes do início do respectivo período.
	
	na modalidade de regime normal, após cada período de treze meses de vigência do contrato de trabalho, o empregado terá direito a férias, reduzida sua duração de acordo com o número de faltas ao serviço;
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201502638200)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Os sindicatos de categoria profissional são aqueles:
		
	
	Formados pelos trabalhadores e empregadores representativos de categorias profissionais comuns.
	
	Formados por todos os trabalhadores filiados nos sindicatos de categoria econômica
	 
	Formados pelos empregados que exerçam profissões ou funções diferenciadas por força do estatuto profissional especial ou em conseqüência das condições de vida singulares
	 
	Formados em virtude de condições de vida oriunda da profissão de trabalho em comum, em situação de emprego na mesma atividade econômica, ou em atividade econômica conexa
	
	Formados em virtude da solidariedade de interesses econômicos que empreendem atividades idênticas similares ou conexas.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201503019182)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Sobre as hipóteses de interrupção do contrato de trabalho, marque a única alternativa errada:
		
	 
	2) O empregado poderá faltar de forma justificada por até 05 dias consecutivos,
em virtude de casamento.
	 
	1) O empregado poderá faltar justificadamente por até 02 dias consecutivos, em razão de falecimento do cônjuge, ascendente, descendente, irmão ou dependente econômico declarado em sua CTPS.
	 
	3) O empregado poderá faltar de forma justificada por 01 dia, em cada 12 meses de trabalho, em caso de doação de sangue voluntária devidamente comprovada.
	 
	4) O empregado poderá faltar até 05 dias, consecutivos ou não, para o fim de alistar eleitor.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais