Buscar

PASTA DE ESTÁGIO

Prévia do material em texto

Relatório de Estágio Supervisionado de 
História no Ensino Fundamental II – 6º ao 9º ano
Lucélia\SP
2016
Relatório de Estagio Supervisionado de 
História no Ensino Fundamental II – 6º ao 9º ano
Relatório de Estágio apresentado ao Curso de História do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado de História no Ensino Fundamental II.
Lucélia\SP
2016
INTRODUÇÃO
No relatório que segue pretendo, de maneira simples e sintetizada, relatar os dados e as informações coletadas, analisadas e discutidas nas visitas realizadas na escola. Pelo presente relato as condições em que a escola E.E. HELEN KELLER, se encontra em relação à sua estrutura física, administrativa e pedagógica, enfim o ambiente escolar como um todo, evidenciando as condições nas quais os profissionais desta instituição trabalham, como se organizam e como interagem.
O presente estágio de docência no Ensino Fundamental II – séries finais teve como objetivos aprimorar a prática em sala de aula, propiciar a aproximação da realidade profissional por meio da participação em situações reais de trabalho, envolvendo supervisores, estudantes e campo de estágio. Estágio é onde temos a oportunidade de vivenciar tudo aquilo que aprendemos em sala de aula, de refletir sobre quais práticas escolheremos futuramente, quais as formas de agir dentro de uma sala. É tempo de conhecer, analisar e experimentar as práticas tão sonhadas teoricamente. Com o estágio, é possível também, que nós, alunos, aprimoremos nossas escolhas de sermos professores, a partir do contato com as realidades de nossa profissão. 
RESENHA SOBRE O ARTIGO INDICADO
 
ANALISE DOS PARÂMETROS CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO
O ensino de História tem seu papel fundamental nesta construção, por meio destas novas situações o professor deve orientar a formação da identidade nacional, mas como fazer? As orientações dos PCNs é sobre a escolha de praticas pedagógicas que possibilitem o aluno refletir sobre seus valores e práticas cotidianas, relacionando-as com as problemáticas históricas que não constituem seu grupo de convívio, mas que fazem parte da composição da História local, regional e nacional. Neste sentido é possível despertar no aluno noções importantes para construção da identidade, como semelhança, diferença, transformação e permanência. Por essas noções o aluno passa a identificar e distinguir que sou “eu” e quem é o “outro” compreendendo que as práticas e valores dos grupos diversos na sociedade são coletivos de determinadas épocas e que essas relações não harmoniosas, mas conflitantes e que existem culturas diversas. Dessa forma o aluno tem uma noção de como é constituído o todo nacional, de que a História é marcada por conflitos, que existem continuidade e também descontinuidades das práticas e valores ao longo das transformações históricas. 
Ao considerarmos como objetivo do ensino da História a superação da passividade dos alunos frente a realidade social e ao próprio conhecimento, faz-se necessário levá-los ao desenvolvimento de competências e habilidades que possibilitem a compreensão da lógica dessa realidade e da construção do conhecimento. 
O objetivo do ensino de História no ensino médio é o desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas que conduzam à apropriação, por parte dos alunos, de um instrumental conceitual – criado e recriado constantemente pela disciplina científica –, que lhes permita analisar e interpretar as situações concretas da realidade vivida e construir novos conceitos ou conhecimentos. Ao mesmo tempo, esse instrumental conceitual permite a problematização de aspectos da realidade e a definição de eixos temáticos que orientam os recortes programáticos, bem como, apontam para novas possibilidades de criação de situações de aprendizagem.
Tendo em vista a impossibilidade de estudarmos o conteúdo total da história humana, e conscientes de que toda organização de conteúdos programáticos opera por seleção, baseada em noções cultural e historicamente estabelecidas, podemos fazer algumas comparações e apontar algumas direções. 
A organização curricular tradicional da História, disseminada na maior parte das escolas, destaca alguns acontecimentos considerados como marcos, para, a partir deles, construir um quadro didático em que os acontecimentos são inseridos numa continuidade espaço–temporal linear, ordenado por uma lógica de causas e consequências. 
Ainda de acordo com os PCN, a formação do estudante como cidadão pode ser favorecida pela apreensão das noções de tempo histórico, pois essas noções têm um importante papel na compreensão que os alunos possam ter sobre os limites e as possibilidades de sua atuação na transformação da realidade em que vive.
 O tempo histórico utiliza o tempo cronológico, portanto, é importante que os alunos possam situar os acontecimentos temporalmente, tendo como referência o calendário convencionalmente institucionalizado. Porém, uma outra percepção é igualmente importante: a de que os acontecimentos se inscrevem em processos com ritmos próprios que não obedecem os fenômenos físicos ou astronômicos. Essa percepção é fundamental para a compreensão das mudanças e permanências no processo histórico.
ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA OU PLANEJAMENTO
1º ANO 
CONTEÚDOS PREVISTOS: 
A origem do homem e a pré-história / A pré-história na América
Egito Antigo, Mesopotâmia, Hebreus, Fenícios, Persas
As origens da civilização grega / A decadência grega
O período clássico
Roma: da comunidade à República / Ascensão e queda do Império Romano
A formação do feudalismo / A consolidação do feudalismo / As transformações do feudalismo
Crise e decadência do feudalismo
Império Bizantino / Império Muçulmano
As monarquias Nacionais
O absolutismo
Renascimento
A Reforma religiosa.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Formar cidadãos críticos, conscientes e solidários. Estabelecer paralelos entre permanências e mudanças ocorridas no tempo e no espaço geográfico. Conhecer e valorizar a diversidade cultural, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, sociais, crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais. 
RECURSOS: Painéis, Cartazes, Registro em caderno, Xérox, Mimeógrafo, Lousa, Jornal, Canetas, Lápis coloridos, Vídeos, Giz, Revistas, Cartolina, Folha sulfite, Internet, Livro didático Sala de leitura, Sala de informática, Sala de multimídia.
AVALIAÇÃO: A avaliação será um processo contínuo levando em consideração a importância da verificação individual, coletiva, escrita, participativa e trabalhos produzidos pelos alunos.
2º ANO
CONTEÚDOS:
A expansão Europeia.
A conquista e a colonização portuguesa e a “invenção” do Brasil.
A colonização inglesa, francesa e holandesa.
A empresa agrícola colonial portuguesa / Política Europeia e administração do Brasil.
A expansão territorial / O Brasil do ouro /Economia e sociedade na época do ouro.
A Revolução Gloriosa e o fim do absolutismo na Inglaterra.
A Revolução Industrial / A Revolução Francesa.
O Iluminismo e o despotismo esclarecido.
Napoleão, a guerra europeia e a contra-revolução.
A independência dos Estados Unidos / A independência da América Latina.
O Brasil na crise do sistema colonial: revoltas e rebeliões.
A transferência da família real para o Brasil / A emancipação política do Brasil.
O Império Brasileiro / Primeiro Reinado / Regência.
O liberalismo burguês e o movimento operário.
As revoluções do século XIX na Europa.
A unificação italiana e a unificação alemã.
Segunda Revolução Industrial.
O imperialismo /A instauração do Segundo Reinado.
O apogeu do Império brasileiro.
Guerra do Paraguai.
Modernização e contradições no Brasil Império.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Formar cidadãos críticos, conscientes e solidários. Estabelecer paralelos entrepermanências e mudanças ocorridas no tempo e no espaço geográfico. Conhecer e valorizar a diversidade cultural, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, sociais, crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais.
RECURSOS: Apostila; Livros didáticos, Multimídia, Livros paradidáticos, Slides (Power point), Vídeos diversos, Projetor, Notebook, etc.
AVALIAÇÃO: Avaliação diagnóstica, contínua e cumulativa por intermédio de aferições diárias, semanais e mensais.
3º ANO
CONTEÚDOS:
O mundo do Imperialismo.
Expansão dos EUA.
Guerra da Secessão.
A Primeira Guerra Mundial.
Revolução Russa.
Implantação e consolidação da República Velha
Contradições e conflitos da República Velha.
O mundo do entre - guerras e a Segunda Guerra Mundial.
A Revolução de 1930 e a Era Vargas.
A República Populista.
Do governo militar à democracia.
O mundo do pós-guerra: da polarização à globalização.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Formar cidadãos críticos, conscientes e solidários. Estabelecer paralelos entre permanências e mudanças ocorridas no tempo e no espaço geográfico. Conhecer e valorizar a diversidade cultural, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, sociais, crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais. 
RECURSOS: Painéis, Cartazes, Registro em caderno, Xérox, Mimeógrafo, Lousa, Jornal, Canetas, Lápis coloridos, Vídeos, Giz, Revistas, Cartolina, Folha sulfite, Internet, Livro didático Sala de leitura, Sala de informática, Sala de multimídia.
AVALIAÇÃO: A avaliação será um processo contínuo levando em consideração a importância da verificação individual, coletiva, escrita, participativa e trabalhos produzidos pelos alunos.
ENTREVISTA COM A PROFESSOR
1-Nome completo do professor entrevistado.
Daniel Henrique dos Santos
2- Ano em que concluiu a graduação.
2007
3- Possui curso de especialização? Área do curso de especialização.
Sim, em História e em Gestão Escolar.
4- Tempo de magistério e locais de atuação.
8 anos, Secretaria Estadual – Helen Keller e Secretaria Municipal de Lucélia – E.M.E.F. Profª Soledade Domingues Iglesias.
5- Participa de cursos de capacitação ou formação continuada? Citar os últimos cursos realizados.
Sim, I – Currículo como Espaço de Cultura. II – Curso para ingressantes do Quadro do Magistério.
6- Visão sobre o ensino de História no Ensino Médio.
Sim, ela é crítica, temos que desenvolver esta habilidade nos alunos e voltada para o mundo do trabalho e para o exercício da cidadania.
7- Rotina de trabalho nas aulas de História.
Conceitualização dos temas com sínteses e exercícios para análise e interpretação, sempre que possível uma socialização.
8- Trabalha com mapas, imagens, vídeos (filmes/ desenhos), músicas, livros didáticos, computador, internet, história em quadrinhos? Como?
Sim, quando se faz necessário e “casar” com o contexto da situação de aprendizagem, mas na maioria das vezes é utilizado.
9- Em sua opinião quais as diferenças existentes entre o Ensino de História no Ensino Fundamental e no Ensino Médio? Quais as diferenças em relação à seleção e abordagem dos conteúdos?
A diferença esta desde os pontos de se analizar os conteudos até a mente dos alunados, no medio os alunos já tem uma mente mai crtica referente aos assuntos, a carga horaria também pode ser vista nesta diferença.
10- A escola realiza atividades no dia “20 de Novembro” – Dia da Consciência Negra? Que tipo de atividades referentes a essa temática desenvolve com os alunos?
Sim, projeto leitura; pesquisas; cartazes entre outros.
6 – ANÁLISE DOS MATERIAIS DE APOIO DISPONÍVEIS NA ESCOLA
Também conhecidos como “recursos” ou “tecnologias educacionais”, os materiais e equipamentos didáticos são todo e qualquer recurso utilizado em um procedimento de ensino, visando à estimulação do aluno e à sua aproximação do conteúdo 
São inúmeros e variados os materiais e equipamentos didá- ticos existentes nas escolas brasileiras, sem contar que podemos criar ou aproveitar recursos empregados para outros fins. Geralmente, esses materiais são classificados como recursos visuais, auditivos ou audiovisuais, ou seja, recursos que podem estimular o estudante por meio da percepção visual, auditiva ou ambas, simultaneamente, como você poderá verificar no quadro a seguir. Muitos deles foram criados exclusivamente para fins pedagógicos, isto é, foram pensados para serem didáticos, para mediarem a construção do conhecimento que ocorre no ambiente escolar. 
Os materiais e equipamentos didáticos são os meios pelo qual os professor se utiliza para transmitir a aula, e na escola onde fiz o estagio pecebi que existem computadores enviados pelo MEC, data show conectados aos apelheros de computadores, mapas virtuais , notei que o preofessor ainda faz muito o uso de cds, e dvds, o mestre faz aindo o uso do material didatico fornecio pelo Ministerio da Educação.
ATIVIDADE 7- OBSERVAÇÃO DAS AULAS DE HISTÓRIA
DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO 1:
1-Nome da Escola: Escola Estadual Helen Keller
2-Série/Ano: 1º ano do ensino médio
3-Datas das 6 aulas Observadas: 05/04/2016, 07/04/2016, 12/04/2016
4- Turnos das aulas Observadas: ( ) Matutino ( ) Vespertino (X) Noturno
5- Aulas Geminadas: (X) sim ( ) não
6-Nome do professor regente: Daniel Henrique dos Santos
7-Tema(s) abordado pelo professor regente durante as aulas: 
Origem do homem e a pré-história / A pré-história na América / Atividades propostas
8-Nas aulas, como o professor regente/introduz o tema? O professor relaciona o tema estudado com o cotidiano do aluno?
Sim, o professor explicou que temos muito em comum.
9-Quais os procedimentos/medologias adotados pelo professor durante as aulas? De que maneira você percebe que esses procedimentos favorecem/ inibem o aprendizado dos alunos?
Quanto à didática do professor ela é muito boa. Ele se mantêm em pé durante toda a aula, com boa entonação de voz, boa dinâmica, interagindo com a turma como se fosse uma conversa, a aula toda foi expositiva.
10-Como se da a participação dos alunos em sala de aula( ex: fazem pergunta, colaboram com seus conhecimentos, mostran-se interessados)? Você acredita que a participação ou não dos alunos compromete o aprendizado dos mesmos? Por quê?
Sim, a maioria dos alunos são participativos, fazem pergunta, o professor estimula a formação de uma conciência crítica.
11-Comente as maneiras pelas as quais os alunos e o professor interagem (ex: expontaneamente, respeitosamente, atentamente). Quão proxima /distante essa interação está daquilo que você considera ideal para experiência escolar bem sucedida?
A sala era bem comportada, os alunos interagiram durante a aula com perguntas.
12-Descreva a avaliação da aprendizagem dos alunos. Quais as atividades propostas pelo professor para avaliar a aprendizagem dos temas trabalhados?
O Professor realiza uma prova mensal e outra bimestral, realiza trabalhos em grupos, exercícios de fixação.
13-Qual o papel do livro didático na aula? Comente?
Instrumento de trabalho indispensável, pois não há professor que nele não se apoie, o livro didático é uma das ferramentas mais utilizadas na trasmissão do conhecimento, produz uma série de técnicas de aprendizagem: exercícios, questionários, sugestões de trabalho, o livro didático é uma importante veículo transmissor de uma ideologia, de uma cultura. 
14-Que outros materiais/ recursos são utilizados na aula?
O professor faz uso de mapas, vídeos, imagens, data show.
15-Os materiais utilizados promovem o desenvolvimento da criticidade dos alunos? Como? De que forma?
Sim, hoje as novas tecnologias são usadas largamente nas aulas não só de História mais em outras disciplinas também, algumas escolas contam até com sala de vídeo, as imagens como a fotografia, pinturas, gravuras e filmes povoam as aulas de História há um certo tempo, trouxeram um novo desafio ao historiador e ao professor de História, fazem com queos alunos reflitam e façam uma análise crítica dos fatos.
 
DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO 2:
1-Nome da Escola: Escola Estadual Helen Keller
2-Série/Ano: 2º ano do ensino médio
3-Datas das 6 aulas Observadas: 06/04/2016, 13/04/2016, 20/04/2016
4- Turnos das aulas Observadas: ( ) Matutino ( ) Vespertino (X) Noturno
5- Aulas Geminadas: (X) sim ( ) não
6-Nome do professor regente: Daniel Henrique dos Santos
7-Temas abordado pelo professor regente durante as aulas: 
Renascimento Cultural e Científico / Prova Bimestral / Formação do Estado Nacional Europeu
8-Nas aulas, como o professor regente/introduz o tema? O professor relaciona o tema estudado com o cotidiano do aluno?
Sim, ele trás para o presente o assunto que ministra, fazendo sempre um ponte de ligação entre o passado presente e futuro.
9-Quais os procedimentos/medologias adotados pelo professor durante as aulas? De que maneira você percebe que esses procedimentos favorecem/ inibem o aprendizado dos alunos?
Usa o método construtivista, o professor é dinâmico nas suas aulas, trabalha o cotidiano do aluno dando exemplos com o assunto estudado.
10-Como se da a participação dos alunos em sala de aula( ex: fazem pergunta,colaboram com seus conhecimentos, mostran-se interessados) voçe acredita que a participação ou não dos alunos compromete o aprendizado dos mesmos? Por quê?
Os alunos participam, o professor tem um pouco de dificuldade em controlar a turma, pois eles se dividem muito nas opiniões.
11-Comente as maneiras pelas as quais os alunos e o professor interagem (ex:expontaneamente, respeitosamente, atentamente). Quão próxima / distante essa interação está daquilo que você considera ideal para experiência escolar bem sucedida?
Tem alguns alunos que tem dificuldades em entender noção de tempo e espaço onde o professor sempre recorre a mapas para facilitar seu trabalho.
12-Descreva a avaliação da aprendizagem dos alunos. Quais as atividades propostas pelo professor para avaliar a aprendizagem do(s) tema(s) trabalhado(s)?
O critério usado é o mesmo do 1º ano do ensino médio, o professor realiza uma prova mensal e outra bimestral, realiza trabalhos em grupos, exercícios de fixação, usa recursos como filmes, imagens, mapas e data show.
13-Qual o papel do livro didático na aula? Comente?
Instrumento de trabalho indispensável, pois não há professor que nele não se apoie, o livro didático é uma das ferramentas mais utilizadas na trasmissão do conhecimento, produz uma série de técnicas de aprendizagem: exercícios, questionários, sugestões de trabalho, o livro didático é um importante veículo transmissor de uma ideologia, de uma cultura. 
14-Que outros materiais/ recursos são utilizados na aula?
O professor faz uso de mapas, vídeos, imagens, data show.
15-Os materiais utilizados promovem o desenvolvimento da criticidade dos alunos? Como? De que forma?
Ele usa o mesmo método do 1º ano do ensino médio só que no 1º ano a turma e mais homogênea e no 2º ano não. Sim, hoje as novas tecnologias são usadas largamente nas aulas não só de História mais em outras disciplinas também, algumas escolas contam até com sala de vídeo, as imagens como a fotografia, pinturas, gravuras e filmes povoam as aulas de História há um certo tempo, trouxeram um novo desafio ao historiador e ao professor de História fazendo com que os alunos reflitam e façam uma análise crítica dos fatos.
DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO 3:
1- Nome da escola: Escola Estadual Helen Keller
2- Série/ano: 3º ano do ensino médio
3- Datas das seis aulas observadas: 04/04/2016, 06/04/2016, 11/04/2016 
4- Turno das aulas observadas: ( ) MAT ( ) VESP (X ) NOT 
5- Aulas geminadas: ( x ) SIM ( ) NÃO 
6- Nome do professor regente: Daniel Henrique dos Santos
7- Tema(s) abordado(s) pelo professor regente durante as aulas: 
Revolução Russa / Atividades Revolução Russa / Imperialismo
8- Nas aulas, como o professor apresenta/introduz o tema? O professor relaciona o tema estudado com o cotidiano do aluno? 
Sim, a aceitação de que o aluno tem um conhecimento prévio sobre os objetos de estudos históricos, o qual deve ser integrado no processo de ensino aprendizagem. As aulas são ministradas na maioria das vezes oralmente. Às aulas são bem dinâmicas com participação ativa dos alunos. O professor pede que os alunos leia o livro didático e na medida que a leitura avança ele explica o assunto exemplificando e fazendo referências com cotidiano dos alunos.
9- Quais são os procedimentos/ metodologias adotados pelo professor durante as aulas? De que maneira você percebe que esses procedimentos favorecem/ inibem o aprendizado dos alunos?
O professor utiliza recursos como: Livro didático, filmes, jornais, revistas, mapas, vídeos, computadores, paradidáticos, dicionários especializados, dados estastísticos e tabelas, entre outros meios de informações, tem sido utlizados com frequência nas aulas de História. Usa o método construtivista, o professor é dinâmico nas suas aulas, trabalha o cotidiano do aluno dando exemplos com o assunto estudado. Trabalha muito bem a questão do tempo e espaço, os alunos demonstram interesses nas aulas e são participativos. Segue o livro didático na sequência lógica dos acontecimentos, faz exercícios de fixação, usa debates entre os alunos fazendo perguntas aleatórias para fundamentar os conteúdos propostos. 
10- Como se dá a participação dos alunos em sala (ex.: fazem perguntas, colaboram com seus conhecimentos, mostram-se interessados)? Você acredita que a participação ou a não participação dos alunos compromete o aprendizado dos mesmos? Por quê? 
Sim, usa uma linguagem de fácil compreensão para a idade dos educandos, tem uma boa comunicação. Eles participam mais vejo que o conhecimento deles é muito fragmentado, tem dificuldade na interpretação de textos, fazem perguntas normais, a questão de participar ou não participar não deixa bem claro a assimilação de conhecimento na turma.
11- Comente as maneiras pelas quais os alunos e o professor interagem (ex.: espontaneamente, respeitosamente, atentamente). Quão próxima/ distante essa interação está daquilo que você considera ideal para a experiência escolar bem sucedida? 
Pelo que foi observado na sala de aula tem de tudo: alunos que respeitam, outros são espontâneos e atentos. O respeito é o principal, pois o professor trabalha com alunos de várias concepções religiosas, comportamentos, modo de vestir e saber lidar com todas essas diferenças não é fácil o professor tem que está bem equilibrado.
12-Descreva a avaliação da aprendizagem dos alunos. Quais são as atividades propostas pelo professor para avaliar a aprendizagem do(s) tema(s) trabalhado(s)? 
O professor realiza uma prova mensal e outra bimestral, realiza trabalhos em grupos, exercícios de fixação, usa recursos como filmes, imagens, mapas e data show.
13- Qual é o papel do livro didático na aula? Comente.
O livro didático é uma importante ferramenta, é um dos principais instrumentos de trabalho entre o professor e o aluno, suporte fundamental entre mediação, ensino e a aprendizagem. Ele relatou também que alguns livros didáticos mascaram a verdade em alguns casos passam as ideias das classes dominantes.
14- Que outros materiais/recursos são utilizados na aula?
Livro didático, filmes, jornais, revistas, mapas, vídeos, computadores, dicionários especializados.
15- Os materiais utilizados promovem o desenvolvimento da criticidade dos alunos? Como? De que forma?
Sim, hoje as novas tecnologias são usadas largamente nas aulas não só de História mais em outras disciplinas também, algumas escolas contam até com sala de vídeo, as imagens como a fotografia, pinturas, gravuras e filmes povoam as aulas de História, há um certo tempo trouxeram um novo desafio ao historiador e ao professor de História, fazendo com que os alunos reflitam e façam uma análise crítica dos fatos.
 
ATIVIDADE 8 – PLANO DE UNIDADE
CONTEÚDO: Imperialismo e Revolução Russa
ANO: 3º ANO DOENSINO MÉDIO
MATERIAIS NECESSÁRIOS: Filme “O Encouraçado Potemkin”" (1925), do diretor Sergei Ensenstein
OBJETIVOS GERAIS
Compreender os antecedentes da Revolução Russa. Identificar a importância da ação popular e dos líderes partidários no processo revolucionário. Relacionar efeitos da política externa czarista, que agravaram a crise social enfrentada pelo Império.
METODOLOGIA
1ª etapa 
Inicie a exposição do tema informando aos alunos que a Rússia é o país de maior extensão territorial do mundo, com 17 milhões de quilômetros quadrados, mas que chegou a ter 22 milhões de quilômetros quadrados antes da dissolução da União Soviética, em 1991.
Porém, antes de falar da Revolução Russa e da ascensão do Partido Comunista ao poder, é importante conhecer como era o país na virada do século 19 para o século 20. Politicamente, a Rússia era uma monarquia autocrática governada por um czar (imperador) que concentrava todos os poderes e que mantinha uma administração centralizada e burocratizada. Além disso, havia a união entre Estado e a Igreja Ortodoxa. O czar era chefe do Estado e seu poder era considerado sagrado.
2ª etapa 
Após a exposição do panorama da revolução, divida os alunos em dois grandes grupos, um representando os bolcheviques e outro representando os mencheviques. Em seguida, distribua cópias dos textos “Bolcheviques X Mencheviques” e o “Bolcheviques, men, Lênin e a Rússia 
pré-revolução. Peça para que os grupos discutam entre si as ideias defendidas por cada ala do partido. Solicite aos alunos que escolham um líder da equipe para apresentar as principais ideias dos bolcheviques e dos mencheviques, de forma que seja possível perceber a ideologia do partido e as semelhanças e as diferenças entre as propostas dos dois grupos.
3ª etapa 
Reproduza para o filme “O Encouraçado Potemkin” (1925), do diretor Sergei Ensenstein. Exiba principalmente a clássica cena da escadaria de Odessa (0:49:00). Explique aos alunos que, depois desse ocorrido, a população reagiu imediatamente, protestando e fazendo greves por todo o país. Nesse contexto surgiram os sovietes, uma espécie de conselhos de trabalhadores, soldados e camponeses, liderados principalmente pelo bolchevique Lênin (Vladimir Ilich Ulianov).
Frente à pressão popular, o czar Nicolau II se viu sem saída e convocou uma Assembleia Constituinte conhecida como Duma, que prometeu realizar reformas e respeitar os direitos civis. Com isso o czar conseguiu manter-se no poder, e uma vez que conseguiu reequilibrar as suas forças, dissolveu a Duma passou a perseguir, prender e até mesmo a matar pessoas contrárias ao regime czarista. Dessa forma, o principal líder dos sovietes, Lênin, teve de exilar-se na Suíça.
4ª etapa 
Conte à turma que, com o início da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a Rússia entrou no conflito ao lado da Tríplice Entente (Inglaterra, França, Rússia), lutando contra os países que compunham a Tríplice Aliança. As tropas russas enfrentaram, sobretudo, as tropas alemãs, cujo poderio militar era superior. À medida que o conflito se prolongava, o exército russo sofria derrotas, baixas e deserções, e a Rússia entrava em colapso: o aumento da pobreza e uma onda de fome em 1917 completou esse contexto de crise. 
5ª etapa 
De forma coletiva, com a ajuda dos alunos, construa um quadro comparativo apontando as principais características da Rússia czarista e pós-revolucionária. O objetivo é identificar as principais transformações ocorridas no país, no campo econômico, político e social. Feito isso, explique que durante a União Soviética, os símbolos que representavam a Rússia czarista, monárquica e religiosa, foram duramente reprimidos. Neste contexto, muitas das igrejas Ortodoxas russas foram destruídas e saqueadas.
AVALIAÇÃO: Verifique se os alunos compreenderam os motivos que levaram ao processo revolucionário na Rússia, assim como, a importância da participação popular e da organização dos líderes partidários no processo que destituiu a monarquia czarista do poder e estabeleceu uma ditadura do Partido Comunista, relacionando estes acontecimentos ao contexto internacional da época. 
ATIVIDADE 9 – APRESENTAÇÃO DO PLANO DE UNIDADE PARA O PROFESSOR REGENTE
Com a apresentação da proposta do plano de ensino para a professora regente e das atividades a serem realizadas, durante o mesmo. Foram passados, de forma didática e objetiva, os problemas, os desafios, que iríamos encontrar, e ver, sentir e lidar com a realidade escolar, que desde então só havíamos lido nas obras literárias trabalhadas durante o dito componente curriculares, que abordam o assunto em debate.
O plano de unidade escolhido, seguiu o cronograma que está sendo executado em sala de aula pois seria mais fácil para a compreensão dos alunos que tenha sido sobre a questão referente a segunda Guerra Mundial, pois foi o próprio professor que sugeriu o tema, ele gostou do plano por ser uma linguagem bem acessível aos alunos do 3º ano do ensino médio, turma esta escolhida para aplicação do plano de unidade.
ATIVIDADE 10 – REGÊNCIA INTERVENÇÃO PRÁTICA 
1- Série/ano em que realizou a regência: 3º C – Ensino Médio
2- Datas das aulas ministradas: 18/05, 23/05, 25/05, 30/05, 01/06 e 06/06/2016
3-Tema desenvolvido no decorrer das aulas: Imperialismo e Revolução Russa
4- Os alunos possuíam conhecimentos prévios sobre o tema? 
Sim, já possuíam conhecimento básico sobre o tema. 
5- Os alunos demonstraram interesse pelo tema? Como ocorreu a participação dos alunos nas aulas? 
Sim, comentando, perguntando, tirando suas dúvidas, pois os alunos já tinham conhecimento sobre os assuntos tratados. 
6- A metodologia prevista no plano de unidade permitiu o desenvolvimento do tema de forma satisfatória? Por quê? 
Sim, porque outros métodos utilizados como, por exemplo, mostraram outras propostas do assunto, e por meio da aula expositiva dialogada tem como objetivo que os alunos percebam da grande importância do tema proposto. 
7- Para desenvolver esse tema em um outro momento, você utilizaria uma metodologia diferente? Explique. 
Sim, pois o assunto é rico em conteúdos, facilita em criar outra metodologia.
8- Como os recursos previstos no plano de unidade e utilizados no decorrer das aulas contribuíram para o ensino e a aprendizagem do tema proposta? 
Os recursos contribuíram de forma satisfatória, por exemplo, o livro didático contribuiu com o desenvolvimento do aluno através de imagens, de textos, gráficos, mapas e entre outros. 
9- As atividades (avaliações) realizadas pelos alunos permitiram verificar se os mesmos apreenderam o tema trabalhado? Os alunos compreenderam o tema? Quais as principais dificuldades apresentadas pelos alunos? 
Sim, eles assimilaram bem o assunto proposto, pois já tinha um conhecimento prévio, não havendo maiores dificuldades.
10-Teve casos de indisciplina durante as aulas? Como você agiu? O professor regente (supervisor de campo) interviu com o objetivo de auxiliar o estagiário? 
Não, os alunos respeitam muito a figura do professor, Sim alias esse ponto foi o primordial para meu estagio. O professor mostrou bastante interessado em me ajudar mostrando ser atencioso, cordial, prestativo.
11-Os objetivos previstos no plano de unidade foram alcançados? Explique. 
 Sim, mas do que o esperado, fizemos além do que foi feito no plano, se relacionando com os alunos e funcionários da escola. 
 
ATIVIDADE 11 – ELABORAÇÃO DE PROJETO PARA O USO DA TIC NO ENSINO DA HISTÓRIA
Tema: A importância da TIC na aula de História
Turma: 1º ano do Ensino Médio
Duração: 1 mês
1. Apresentação  
As tecnologias da informação e comunicação – TIC dão possibilidades para que o professor planeje suas aulas e potencialize a aprendizagem dos educandos, transformando a informação em conhecimento, aliando ferramentas que servem de estímulo que aplicadas a uma metodologia de ensino farão da relação ensino-aprendizagem um processo de trocas. Não se pode ignorar essa realidade. A escola precisa inserirno ensino de artes o uso das TIC.
Vale Ressaltar que não é um projeto pronto e acabado, pois podendo este ser modificado ao longo de seu desenvolvimento, considerando dificuldades e facilidades dos estudantes durante o processo de aprendizagem.
Este pode representar não somente para os alunos, mas para seus autores, o desenvolvimento de habilidades/competências que devem ser consideradas no processo criativo e que, podem, de certa forma, contribuir para o diálogo com outros componentes curriculares e, consequentemente, formação de uma nova cultura que utiliza as TIC para a produção cultural, análise e críticas artísticas, políticas, econômicas e literaturas relacionadas.
2. Objetivo
Integrar as Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC existentes na escola ao Ensino de História.
3. Conceitos a serem trabalhados
Tecnologias da informação e Comunicação; Imagens; Videoarte;
3. Metodologia/Estratégia
Aula 01 – Acontece o primeiro diálogo entre alunos  e  professores para discussão das atividades a serem desenvolvidas na aula de História;
Aula 02 – Pesquisa na internet sobre vida e obra de um Artista Plástico.  O resultado da pesquisa será registrado no caderno do artista elaborado pelo estudante;
Aula 03 – Analise das obras. Com base na pesquisa e orientação do professor  o estudante realize realizará a análise das obras. O resultado da análise será postado no blog do professor.
Aula 04 – Encontro com um artista plástico. A entrevista acontecerá na própria escola, onde os alunos terão a oportunidade de dialogar com o artista e direcionar seus questionamentos com registro da experiência no blog. Os alunos poderão escolher um artista para esse bate-papo;
Aula 05  – O professor realizará um bate-papo com os estudantes sobre a importância do uso das tecnologias da informação e comunicação – TIC, relacionando os recursos disponibilizados na Escola. Para isso passará um pequeno vídeo que discute essa temática;
Aula 06 – Questionário: O professor aplicará um questionário, objetivando colher dados sobre o conhecimento dos alunos sobre as tecnologias existentes na escola,  saber de arte o perfil econômico e social dos estudantes, quem dispõe de computador e internet em casa, dentre outras tecnologias como celular, máquina fotográfica, mp3, quem tem rede social como facebook, twiter, e  qual a relação que eles estabelecem com as TIC e o ensino de Arte;  
4. Instrumento, materiais e técnicas a serem utilizadas
Laboratório de informática.; Computadores; Máquina fotográfica; Data-show; Pendrive; Vídeos.
5. Avaliação
A avaliação será formativa e continua, obedecendo aos seguintes critérios: participação; produção; respeito pelo trabalho do outro; postagem do material no blog; interação com a turma; relação que estabelece com os conceitos.
ATIVIDADE 12 – RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO
A realização do estágio é o momento do futuro professor ter contato direto com sua profissão e vivenciar a rotina de uma sala de aula e de todo ambiente escolar é nesse momento que se percebe que a prática da docência não é coisa simples, exige bastante dedicação e principalmente em um país que não valoriza os professores.
Serve também para vivenciar situações no processo de ensino aprendizagem, no acompanhamento, nas dificuldades enfrentadas pelo professor diariamente, no método utilizado pelo professor regente, se os discentes se interessam pelos conteúdos abordados.
O estágio é de extrema importância para sistematizarmos os conhecimentos acadêmicos, compreendermos a realidade da escolar, é um universo de pessoas, muitas escola sem estrutura física adequada, turmas super lotadas, são alguns dos desafios que todo professor irá encontrar por essa longa caminhada que é a prática da docência.
Sabendo que, o futuro professor espera amplo domínio dos conteúdos a serem trabalhados, familiaridade com a produção do conhecimento histórico, há ainda uma questão importante que se levanta para o professor de História, que a maneira para se entender o passado, deverá buscar e interpretá-lo da forma mais adequada possível, ao analisar o passado deve-se evitar o anacronismo, que ocorre quando buscamos entede-ló a partir dos mesmos valores, com os quais interpretamos o presente.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALMEIDA, Fabiana Rodrigues de and MIRANDA, Sonia Regina. Memória e História em livros didáticos de História: O PNLD em perspectiva. Educ. rev., Dez 2012, nº.46, p.259-283.ISSN0104-4060. Disponível em: http:// www.readcube.com/articles/10.1590%2FS0104-40602012000400018 Acesso em: 01/Mai/ 2016
BOULOS, Alfredo JUNIOR. História & Cidadania. 9º ano.São Paulo. Ed.FTD/ 2009.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. 126p. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf>. Acesso em 01/Mai/ 2016
Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio – Parte IV- Brasília: MEC, 1999.
SANTIAGO, Pedro. Por Dentro da História. 9º ano. 1º ed. São Paulo-Escola Educacional.

Continue navegando