Buscar

trabalho de reações de oxirredução

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACVEST
EMERSON FORTUNA, FRANCISCO JOSÉ H. LONGHI, LEANDRO DA SILVA SERAFIM, LUIS FELIPE PEREIRA, MATHEUS BECKHAUSER NUNES
 
REAÇÕES DE OXIRREDUÇÃO
LAGES – SC
2018
INTRODUÇÃO:
As reações de oxidação e redução – ou reações de oxirredução – ocorrem pela transferência de elétrons e constituem uma classe importante de reações químicas. As reações de oxirredução ocorrem por toda parte e constituem parcela da vida cotidiana. 
A transferência de elétrons de uma espécie para outra é um dos processos fundamentais que permitem a vida, a fotossíntese, a fabricação e purificação de alvejantes, e a purificação dos metais. Compreender como os elétrons são transferidos permite determinar modos de usar as reações químicas para gerar eletricidade e usá-la para produzir reações químicas.
A corrosão é exemplo de reação de oxirredução. O ferro e o aço dos carros, pontes e edificações oxidam-se e formam ferrugem, e também as estruturas de alumínio são corroídas. Muitos processos biológicos dependem de reações de transferência de elétrons, como por exemplo, o oxigênio que se aspira é convertido em água e dióxido de carbono.
OBJETIVO:
Essa prática tem como objetivo efetuar ensaios simples para verificar algumas reações de oxirredução. Podemos verificar experimentalmente a tendência que apresentam as substâncias químicas à oxidação e à redução, bem como os produtos de uma reação de oxirredução.
3. PARTE EXPERIMENTAL:
3.1 MATERIAIS:
Para a realização dos experimentos utilizamos os seguintes instrumentos listados abaixo: 
- Béquer;
- Vidro de relógio;
- Bastão de Vidro;
- Balança;
Reagentes
- Permanganato de Potássio; KMnO4
- Hidróxido de Sódio; NaOH
- Açúcar;
- Álcool etílico; C2H5OH
- Dicromato de Potássio; K2Cr2O7
- Ácido Sulfúrico; H2SO4
RESULTADOS E DISCUSÃO:
 Verificação das Reações de Oxirredução
Experimento 1:
Colocar 20 ml da solução já preparada de K2Cr2O7 com H2SO4 em um béquer;
Colocar 3 ml de álcool etílico na solução e mexer.
Aguardar por 20 minutos e anotar o observado.
 - Primeiramente havia ficado alaranjado, mas com o adicionamento do álcool após os 20 minutos ficou com coloração azul escura.
Experimento 2:
Colocar no béquer menor 0,05g de KMnO4 em 50 ml de água, mexer;
Colocar no béquer maior 0,5g de NaOH em 100 m de água, mexer e logo após total dissolução, acrescentar 0,3g de açúcar e mexer novamente;
Misturar as duas soluções no béquer maior, mexer e observar p ocorrido.
 - Primeiramente havia ficado com coloração violeta após o misturar as soluções ficou verde e depois de alguns minutos começou a ficar com cor de caramelo.
CONCLUSÃO:
 Na natureza as reações de oxirredução são muito comuns. Para a indústria, o estudo da oxirredução é de extrema importância visto que todos os aparelhos eletrônicos portáteis utilizam algum tipo de pilha ou bateria. Outro ponto é o objetivo de evitar que a corrosão atinja estruturas metálicas pela oxidação, principalmente a corrosão do aço que é muito utilizado na construção civil.
As reações de oxirredução ocorrem por meio de transferência de elétrons. As substâncias que perdem elétrons são os agentes redutores e os que ganham elétrons são os agentes oxidantes. A soma da reação de oxidação com a reação de redução resulta na reação global de oxirredução e utilizando uma tabela de potenciais de redução ou oxidação é possível calcular seu potencial e verificar se ela é espontânea ou não.
REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA:
KOTZ, J. C., TREICHEL JR, P. M. Química Geral 2 e Reações Químicas, Tradução da 9a Edição americana, Cengage Learning, São Paulo, 2009.
KRÜGER, V., LOPES, C. V. M., SOARES, A. R. Eletroquímica para o Ensino Médio (Apostila – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Instituto de Química), 1997.
MENDES, A. Química de Laboratório – Técnicas e Experiências (Apostila – Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará), 1996.

Continue navegando