Buscar

SEMANA 4

Prévia do material em texto

DIREITO CONSTITUCIONAL I - CCJ0019 
Título 
SEMANA 4 
Descrição 
Consoante o Art. 5º, iniciso XLV, da Constituição da República Federativa do Brasil, “nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, até o limite do valor do patrimônio transferido”. Com os olhos voltados à classificação das normas constitucionais, é correto afirmar que a interpretação desse comando normativo dá origem a uma norma constitucional de eficácia plena e aplicabilidade limitada. Julgue e fundamente. (FGV – adaptada) 
Desenvolvimento
Resposta: FALSA
Este inciso, basicamente, se preocupa em regulamentar a pessoalidade da pena em conjunto com a transferência de bens. Ele quer dizer que embora nenhum sucessor (filho ou alguma outra pessoa que suceda outra em patrimônio) possa ser obrigado a cumprir pena por um ato praticado por outra pessoa, ela poderá suportar um ônus de usar o patrimônio que recebeu do infrator para cumprir obrigações que eram deste.
A eficacia é CONTIDA, pois esta apta para produzir efeitos, porém o termo "nos termos da lei", pode reduzir sua amplitude.
Já a aplicabilidade da norma de eficácia contida é: direta, imediata e não integral.
Eficácia Contida – Assim como a plena é de aplicação direta e imediata não precisando de lei para mediar os seus efeitos, porém, poderá ver o seu alcance limitado pela superveniência de uma lei infraconstitucional, por outras normas da própria constituição estabelece ou ainda por meio de preceitos ético-jurídicos como a moral e os bons costumes.

Continue navegando