Buscar

Av2 Licenciaturas Organização do Trabalho Pedagógico

Prévia do material em texto

Para a construção do Projeto Político Pedagógico da escola, faz-se necessário a definição de alguns princípios, objetivos estratégias, além de um trabalho coletivo para que possa ser operacionalizado. Numa abordagem crítica e democrática, o referido projeto deve assegurar à escola:
I – Melhor organização pedagógica, financeira e administrativa da escola, além do fortalecimento de novas relações pessoais e interpessoais entre os professores e seus pares.
II – A reconstrução e realinhamento da práxis pedagógica dos professores e envolvidos, possibilitando ganhos importantes como a formação continuada do quadro docente.
III – O estabelecimento de curto prazo com o objetivo de estabelecer medidas emergenciais na e para a escola, com vistas a superar as dificuldades, perceber outras e oferecer novas ações.
IV – A superação de práticas pedagógicas engessadas e fragmentadas e a garantia de que o ensino possa ser oferecido com qualidade.
Com base nas afirmativas acima, podemos afirmar que a opção correta é o que se apresenta em: 
Alternativas:
a) I, II e IV.
b) I, II e III.
c) I e IV.
d) I e II.
2) A construção do Projeto Político Pedagógico é um processo que contribui à consolidação da democracia e autonomia da escola, pois assegura a construção de sua identidade. Trata-se de uma ação intencional, com compromissos definidos coletivamente e esses refletem a realidade e apresentam possibilidades para o futuro. Assim concebido, o Projeto Político Pedagógico constitui-se como:
Alternativas:
a) Um instrumento legitimador das ações normativas da equipe de gestores.
b) O desenvolvimento de ações espontâneas propostas pela comunidade escolar.
c) A definição de diretrizes e princípios que demonstram as práticas do presente e projetam o vir a ser da escola.
d) A implementação da estrutura organizacional objetivando a administração interna da escola.
3) A escola é a agência social responsável pela aprendizagem de conhecimentos significativos e ao construir seu currículo em seu Projeto Político Pedagógico deve levar em consideração os diferentes saberes dos contextos: acadêmico, social, político, econômico e cultural e nesta articulação, a práxis pedagógica assume uma perspectiva:
Alternativas:
a) Técnica.
b) Multidimensional.
c) Humanística.
d) Experimental.
4) A formação de professores assume diferentes objetivos e esses são influenciados pelo contexto educacional de cada época. Leia as afirmativas a seguir e assinale o que não se apresenta adequado no que diz respeito à formação de professores nos dias atuais:
I – Os professores devem ser encorajados a refletir e analisar criticamente os fatos sociais, questionando o sistema, posicionando-se contra as injustiças sociais e politizando-se. 
II – Os professores devem adquirir apenas as competências, habilidades e atitudes necessárias à inserção na sociedade globalizada e às exigências do mercado de trabalho.
III – A formação de professores deve prepara-los para o ensino e transmissão de conhecimentos eruditos, apresentados a seus alunos como verdades inquestionáveis.
IV – Deve preparar os professores para encorajarem seus alunos a conviverem uns om os outros, a interagirem e a se relacionarem, pois as habilidades sócio-emocionais são tão importantes quanto o domínio de conteúdos e saberes.
Com base nas afirmativas expostas, podemos afirmar que está correto o que se apresenta em:
Alternativas:
a)  I, II e III.
b) II, III e IV.
c) III e IV.
d) I e IV.
5) A formação de professores deve desempenhar um papel valioso nas práticas profissionais que desempenham, possibilitando a formação de uma cultura formativa dentro das escolas. Assim, tal formação deve dar aos docentes formas de construírem um pensamento autônomo que garanta a todos uma perspectiva formativa que possibilite também a:
Alternativas:
a) Reprodução.
b) Problematização.
c) Reflexão-ação-reflexão.
d) Alienação.

Continue navegando