Buscar

Questões de Reciclagem dos Materiais

Prévia do material em texto

Questões de Reciclagem dos Materiais
Explique qual é a diferença entre material reciclável e material biodegradável.
Resposta: Material reciclável é o termo genericamente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiado como matéria prima para um novo produto. Material biodegradável é todo material que após o seu uso pode ser decomposto pelos microrganismos visuais no ambiente, transformando-se em matéria orgânica, água, CO2. Assim se está utilizando um processo natural para degradar produtos gerados pelo homem.
Esboce o ciclo de materiais ou ciclo do “berço ao túmulo” e explique qual é a importância da reciclagem.
Resposta: O ciclo da vida (do berço ao tumulo) de um produto engloba todas as etapas de sua produção, desde o planejamento e aquisição da matéria prima necessária a sua fabricação até o descarte (destino) final pós-consumo. A importância da reciclagem se dá ao aumento de geração de resíduos produzidos pela sociedade, onde se faz necessário do destino correto a aplicação da reutilização, reciclagem e redução desses resíduos para que ocorra o equilíbrio ambiental e diminuição do acumulo de lixo no meio ambiente. Devido a grande quantia de lixo, reciclar se torna uma atitude cada vez mais importante para a manutenção da saúde do planeta e das pessoas.
Ciclo da Vida ou Ciclo do “Berço ao Túmulo”
No gerenciamento de resíduos sólidos a etapa de caracterização é muito importante. Cite pelo menos três razões para que a caracterização dos resíduos sólidos seja feita.
Resposta: As características dos resíduos são importantes para a sua destinação final, no momento de descarte de reciclagem do material. Uma das características a serem levadas em conta, é a proporção de Carbono/Nitrogênio, que é aplicada na parte de compostagem, onde consigo determinar um dos fatores que compõe o processo efetivo da compostagem. Outro item é a característica química, onde se tem materiais que possuem em sua composição materiais pesados, no qual devo destinar o descarte correto para a não contaminação por exemplo ou reutilização no processo. A característica gravimétrica também auxilia na separação, destinação e reutilização de materiais por gravimetria como papéis, vidros, plásticos para a reciclagem adequada e facilitada.
O que é composição gravimétrica de uma amostra de resíduos sólidos?
Resposta: A composição gravimétrica de um RS é uma informação básica para o monitoramento e a avaliação dos projetos ambientais. É um processo de amostragem, onde são coletados materiais como papel, vidro, plástico, papelão, metal, etc...
Através da análise da decomposição deste resíduo, pode se estimar o potencial de recuperação dos materiais encontrados, identificar fontes de geração de cada componente, facilitar a escolha do equipamento do processamento, etc.
A ABNT NBR 10004/2004 classifica os resíduos sólidos em duas classes. Quais são elas? Diferencie-as.
Resposta: Classe I: Perigosos, no qual são aqueles que podem ser inflamáveis, corrosivos, reativos, tóxicos e patogênicos;
Classe II: Não perigosos e subdivididos em: Classe II-A, que são os não-inertes considerados resíduos que não se apresentam como inflamáveis, corrosivos, tóxicos, patogênicos e sem tendência a sofrer reação química; Classe II-B, que são aqueles que não apresentam solubilidade ou combustibilidade para tirar a boa potabilidade da água.
Qual a importância da coleta seletiva para a reciclagem? Cite aspectos favoráveis e desfavoráveis (se existirem) da coleta seletiva.
Resposta: A coleta seletiva auxilia na coleta de todo tipo de resíduo, onde se destina a separação dos tipos de materiais. É o primeiro e o mais importante passo para fazer com que vários tipos de resíduos sigam seu aminho para a reciclagem ou destinação final ambientalmente correta, pois o resíduo separado corretamente deixa de ser lixo. Aspectos favoráveis: boa qualidade dos materiais recuperados, pois esses materiais encontram-se menos contaminados, pelos outros resíduos presentes no lixo; estimula a cidadania, uma vez que a participação popular estimula o espírito comunitário; permite maior flexibilidade na implantação do sistema, pois se pode iniciar em pequena escala e ser ampliada gradativamente; permite parcerias com catadores, empresas, associações ecológicas, escolas, sucateiros, entre outros; redução do volume do lixo que dever ser depositado, amenizando também, os problemas ambientais. Aspectos desfavoráveis: necessidade de veículos especiais que passam em dias diferentes do da coleta convencional, consequentemente maior custo nos itens de coleta e transporte; necessidade de um centro de triagem onde os recicláveis serão separados de acordo com a composição física (mesmo com segregação na fonte).
Entre as principais rotas de destinação dos resíduos sólidos temos: vazadouros, aterros sanitários e aterros controlados. Quais são as principais características de cada um deles?
Resposta: Lixões são os vazadouros a céu aberto, que não fornecem nenhum tratamento adequado para o lixo. Esta não possui nenhum critério sanitário de proteção ao meio ambiente.
Aterros sanitários são aqueles que são cobertos com solo e compactados com tratores, o que dificulta o acesso de agentes vetores de doenças e de oxigênio.
Aterros controlados são lugares onde o lixo é depositado de forma controlada e os resíduos recebem uma cobertura de solo, porém, não recebem impermeabilizantes de solo, nem sistema de dispersão de gases e de tratamento de chorume. 
Resíduos sólidos e rejeitos são termos que expressam coisas distintas? Explique.
Resposta: Sim. A partir do que sobra de determinado produto (embalagem, casca) ou processo (uso do produto) é quando o resíduo sólido é gerado, mas também pode ser “consertado”, servindo para outra finalidade (reutilização) ou reciclado.
Já o rejeito, é um tipo especifico de resíduo solido – quando todas as possibilidades de reaproveitamento ou reciclagem já tiverem sido esgotadas e não houver mais solução final para o material ou parte dele, trata-se de um rejeito e as únicas resultantes são destiná-lo para os aterros ou incineração.
Como fatores que afetam a velocidade de degradação da matéria orgânica pode-se citar: umidade, oxigênio, razão C/N e temperatura. De modo geral, para a matéria orgânica ser degradada há a necessidade de pelo menos 25-30 partes de carbono para 1 parte de nitrogênio, 50% da umidade e 40-50°C. Analisando a tabela abaixo, identifique os materiais que escolheria para uma compostagem. Explique.
	Material
	Razão C/N
	Bagaço da laranja
	18/1
	Casca de arroz
	39/1
	Cavaco de madeira ou serragem
	100 a 600/1
	Esterco de gado
	18/1
	Esterco de galinha
	10/1
	Esterco de porco
	5 a 7/1
	Palha de milho
	110/1
Resposta: Utilizaria o bagaço da laranja e a casca de arroz, pois são resíduos que contém muita matéria orgânica, excelentes para compostagem pela alta taxa de matéria orgânica, e que podem ser utilizados para compostagem por atenderem o parâmetro de velocidade de degradação da matéria orgânica que é de 25-30 C/N, que no caso possuem bagaço da laranja 18/1 e casca de arroz 39/1, quando somados, até superam o valor de referência. 
O que é sustentabilidade? Cite um exemplo de material sustentável.
Resposta: Sustentabilidade é um termo utilizado para definir ações e atitudes humanas que visam suprir as necessidade atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, está relacionado ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando recursos naturais de forma inteligente. Exemplo: coletores de água da chuva para economizar água, contribuindo para a diminuição de áreas impermeabilizadas nas cidades.

Continue navegando