Buscar

Estudo dirigido 1

Prévia do material em texto

UNISC – Departamento de Saúde e Educação Física – Fisioterapia
Lauren Freitas – Matrícula 69094
De acordo com o conteúdo visto e discutido na aula 1, qual o conceito de biomecânica na visão dos autores citados em aula? A biomecânica é uma ciência multidisciplinar que descreve, analisa e avalia o movimento humano em relação as suas características mecânicas. 
De acordo com o conteúdo visto e discutido na aula 2, o que são osteoblastos, osteoclastos e osteófitos e quais são suas respectivas funções em nível ósseo? São células que compõem o tecido ósseo. Sendo os osteoblastos células reconstrutoras, o osteoclastos responsáveis por digerir a matriz e o osteócito tem como função a mineralização do tecido ósseo.
De acordo com o conteúdo visto e discutido na aula 3, como os anatomistas classificam as articulações do corpo humano? Explique detalhadamente cada uma delas abordando as suas subclassificações: Sendo estas articulações imóveis, discretamente móveis, móveis. Na articulação imóvel 
De acordo com o conteúdo visto e discutido na aula 3, quais os tipos e funções das cartilagens articulares? São elas: cartilagem hialina: moderada quantidade de fibras colágenas; é a mais abundante do corpo humano; localiza-se nas fossas nasais, brônquios, traqueia, costelas e superfícies articulares de ossos longos. Cartilagem fibrosa que tem como função discos de tecido mole ou meniscos presentes em algumas articulações; distribuir cargas peças superfícies articulares; melhorar o encaixe nas superfícies articulares; limita o deslocamento de osso em relação à outro; proteção da periferia da articulação; retenção de lubrificação das articulações; absorção de impacto. Cartilagem elástica, com pequena quantidade de colágeno; grande quantidade de fibras elásticas; é encontrada no pavilhão auditivo, no conduto auditivo externo, na epiglote, na tuba auditiva e na laringe. Como funções da cartilagem em geral são: transferir forças entre ossos articulados; absorver impactos – amortecimento; adaptar superfícies discordantes; distribuir foças em articulações; possibilitar movimento articular com fricção mínima.
Qual a relação dos tecidos ósseos, cartilaginosos, ligamentares e tendíneos com o exercício físico? E com alto rendimento? No exercício físico: melhora da ADM; auxilia na manutenção da lubrificação das articulações; reforça e amplia o comprimento dos ligamentos. Já no alto rendimento: comprometimento da ADM; destruição total ou parcial das cartilagens; rupturas constantes de ligares.
O que são entorses e como podem ser classificados? A entorse são lesões causadas pelo deslocamento ou torção anormal dos ossos da articulação resultante do estiramento ou da ruptura dos ligamentos, tendões e tecidos conectivos que cruzam a articulação, sendo comumente no tornozelo. Pode ser classificação em graus, como 1°, 2° e 3°. No 1°: é mais leve, sintoma de desconforto, edema discreto e pequena perda de ADM; no 2°: são danos causados nos tecidos, dor moderada e alguma restrição da ADM; e no 3°: configura como ruptura parcial ou completa dos ligamentos, edema, dor e instabilidade articular. 
O que é bursite e qual a conduta que deve ser adotada em casos de assim? Bursa são sacos preenchidos por liquido que funcionam para proteger os pontos em que os músculos e/ou tendões deslizam sobreo osso; sendo a bursite uma inflação nessas bolsas (sacos), causando dor na cara afetada, limitando movimento, sendo que movimentos adicionais podem aumentar a inflamação e agravar o problema. Sua conduta é: repouso, gelo, medicação anti-inflamatória.
O que é luxação e qual a conduta que deve ser adotada em caso de prestação de socorro? Configura-se como deslocamento dos ossos em uma articulação. Tem como conduta reposicionar e/ou imobilizar o membro acometido, garantir irrigação sanguínea, deve ser realizada por profissional ou médico treinado.
O que é osteoartrite e qual o comprometimento que esta doença promove no organismo? Eventualmente a cartilagem se desgasta por completo, deixando as superfícies ósseas descobertas; como características coexistentes há espessamento dos ossos subcondral e formação de osteófitos, ou esporões ósseos. Como comprometimento há o enrijecimento da articulação melhora com a atividade.
Qual a principal função do tendão e quais as regiões tendíneas? Conectar o músculo ao osso. As regiões são: junções miotendínea, tendão, junção osteotendínea.
A ausência do componente orgânico nos ossos deixa esse tecido:
Mais flexível
Mais quebradiço 
Mais deformável 
A e B estão corretas
A e C estão corretas
Mudanças na função acarretam em alterações na estrutura interna e externa do osso. De acordo com esta afirmação, conclui-se que:
O formato dos ossos é definido pelas sobrecargas impostas no tecido;
A estrutura óssea não tem relação com a função do osso
É explicado pela lei de Wolf (1982)
A e C estão corretas
A, B e C estão corretas
É função do ligamento fazer a conexão:
Osso e músculo
Osso e osso
Cartilagem e osso
Músculo e tendão
Nenhuma das alternativas
São variáveis cinemáticas: 
Deslocamento
Distância percorrida
Velocidade
Aceleração
Todas as alternativas
Adaptações causadas pela imobilização no tendão:
Maior rigidez
Maior deformação
Maior capacidade de transmitir força
B e C estão corretas

Continue navegando