Buscar

PORTFOLIO UTA A FASE I

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
THAMIRIS PAQUEROTI POMPEO DA SILVA – RU 1822454
PORTFÓLIO
UTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
MÓDULO A – FASE I
VALINHOS
2018
A LEI E O DIA A DIA NA ESCOLA
A escola Dom Agnelo Rossi a qual observei é estadual, localizada na cidade de Valinhos, funciona das 7h as 17h, atende a educação infantil e ensino fundamental, a escola tem no total 143 alunos, sendo Ensino Infantil 95 alunos e Ensino Fundamental 48. A escola e apta para as crianças com deficiência, contento banheiro adequado á alunos com deficiência ou mobilidade reduzida e rampas, mas a dificuldade maior e na parte dos professores que não são muito qualificados para isso, eles fazem o máximo deles mas acaba sendo complicado dependendo de profissionais que a Prefeitura fornece.
Observei a mesma que estou fazendo meu estagio de Educação Infantil com as crianças de 4 anos. Na parte da manhã no Infantil I, existem dois alunos com laudo médico, um com Autismo (TEA) e outro com deficiência auditiva, no caso a criança que consegui observar mais foi a com deficiência auditiva, ela consegue acompanhar os outros alunos da turma, com as atividades do dia-a-dia.
Conversando com a professora, descobri que o que ajudou muito a aluna com deficiência auditiva, foi que ela mora na área rural em Valinhos, e é fornecido um ônibus para crianças dessa área da cidade, então com isso ela começo na escola com uma outra aluna que cresceram juntas e essa aluna ajuda muito ela a entender o que a professora passa.
Os direitos das pessoas com deficiência foram criados para buscar equalizar as condições dos cidadãos. Isso significa que as leis foram desenvolvidas para suprir ao máximo as necessidades dos deficientes auditivos ao proporcionar a eles melhores condições para a convivência em sociedade, de forma que os problemas causem menos danos à rotina.
	A Professora com quem passei mais tempo da escola diz que é raro alunos com qualquer tipo deficiência, e a própria a escola ainda sente que não está totalmente preparada para recebe-los, principalmente por depender das condições da Prefeitura.
Ela já teve aluno com deficiência visual mas nunca teve algum aluno com autismo e confessa que não saberia como lhe dar com a situação, porque ela tem a consciência de querer ajudar da melhor forma possível, pois como ela disse tem varias escolas que se recusam a aceitar alunos, ou a escola aceita mais não encaixa o aluno na inclusão.
Apesar de a inclusão de crianças e jovens com algum tipo de deficiência nas escolas regulares ter aumentado nos últimos anos, são grandes os desafios de preparar os professores para mantê-las na sala de aula com os demais colegas, e de receber as crianças que ainda estão excluídas.
REFERÊNCIAS 
https://audiofisa.com.br/blog/conheca-os-principais-direitos-dos-deficientes-auditivos/
http://g1.globo.com/educacao/noticia/2013/03/inclusao-de-alunos-com-deficiencia-intelectual-cresce-e-desafia-escolas.html

Continue navegando