Buscar

Análise de Pigmentos Vegetais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCUSSÃO E RESULTADOS:
Clorofila é um pigmento de cor verde encontrado em plantas que possui a propriedade de absorver a luz para a realização da fotossíntese. Portanto, podemos observar que a clorofila ao entrar em contato com os diferentes reagentes apresentou características distintas.
As cores variam de acordo com o reagente utilizado, indicando se houve ou não reação. Com o ácido sulfúrico (H2SO4) a solução que antes era verde, passou a ficar um verde amarelado, indicando que a clorofila é sensível em pH baixo. Já no hidróxido de sódio (NaOH), percebeu-se que houve pouca alteração em sua coloração, ou seja, o seu pigmento é mais estável em pH básico. Com o metabissulfito (Na2S2O5), a solução que era verde, se tornou um verde claro, quase meio que transparente.
Já a solução quando aquecida, teve sua coloração semelhante à de controle (coloração normal), ela apenas ficou mais heterogênea, ou seja, manteve sua cor verde, porém apresentava alguns “pedaços” em seu meio.
O carotenoide é encontrado nas células de todos os vegetais, atuando principalmente na fotossíntese. Este pigmento foi extraído da cenoura, após a adição de água destilada e agitação no liquidificador. O carotenoide, em contato com os diferentes reagentes, obteve características distintas.
Com a adição do ácido sulfúrico (H2SO4) não houve alteração de cor. Já na presença de hidróxido de sódio (NaOH), a solução sofreu uma pequena descoloração. Com o metabissulfito (Na2S2O5), a solução sofreu um leve clareamento apenas, e o tubo que apresentou tratamento térmico não ocorreu nenhuma alteração visível.
O ultimo pigmento a ser analisado são as antocianinas, pertencentes ao grupo dos flavonóides, que são responsáveis por uma grande variedade de cores de frutas, flores e folhas. A sua função é a proteção das plantas contra a luz ultravioleta (UV). Como os outros dois pigmentos, as antocianinas quando em contato com os reagentes, resulta em diferentes características.
Com a adição do ácido sulfúrico (H2SO4) se obteve uma coloração vermelha. Quando em contato com o hidróxido de sódio (NaOH), observou-se que a cor de roxo escuro passou-se para um laranja. Já na presença de metabissulto (Na2S2O5), houve a descoloração da solução, ou seja, ficou um roxo claro. Como as antocianinas são estáveis ao calor, quando realizado o tratamento térmico não houve alteração da solução.
CONCLUSÃO:
A estabilidade do pigmento dos diferentes vegetais (repolho-roxo, cenoura e pimentão verde) comporta-se de maneiras distintas, conforme as suas características e a sensibilidade aos diferentes fatores. Por isso, é importante verificar o melhor pigmento a ser utilizado na indústria alimentícia para que não haja grandes perdas, ocasionando prejuízos.
A cor dos pigmentos vegetais está associada á sua estrutura química, e a sua coloração em meio ácido ou básico dependerá justamente das modificações ocorridas na molécula do pigmento, quando o mesmo é submetido a diferentes valores de pH, como foi realizado durante o experimento.

Continue navegando