Buscar

Aspectos Neonatais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A icterícia constitui-se em um dos problemas mais frequentes do período neonatal e corresponde à expressão clínica da hiperbilirrubinemia, que é definida como a concentração sérica de bilirrubina indireta (BI) maior que 1,3 a 1,5 mg/dL ou de bilirrubina direta (BD) superior a 1,5 mg/dL, desde que esta represente mais do que 10% do valor de bilirrubina total (BT) ( UNASUS, 2013). A icterícia no RN pode ser fisiológica ou patológica. Diante deste tema, marque a alternativa correta:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	A hiperbilirrubinemia ¿fisiológica¿ ocorre e tem seu pico antes de 24 horas de vida, as demais são patológicas.
	
	
	Classicamente, a hiperbilirrubinemia patológica é definida em recém-nascidos de termo como um nível de bilirrubina sérica que aumenta após o nascimento, atinge seu pico médio entre o 3° e 4° dia de vida e então declina em uma semana.
	
	
	Classicamente, a hiperbilirrubinemia ¿fisiológica¿ é definida em recém-nascidos de termo como um nível de bilirrubina sérica que aumenta após o nascimento, atinge seu pico médio entre o 3° e 4° dia de vida e então declina em uma semana.
	
	
	Nenhuma das alternativas
	
	
	A hiperbilirrubinemia fisiológica é definida em recém-nascidos de termo como um nível de bilirrubina sérica que aumenta após o nascimento, atinge seu pico médio entre o 5° e 10° dia de vida e então declina em duas semanas.
	
	
		2.
		A adaptação à vida extra-uterina envolve uma série de eventos fisiológicos. Sobre esses eventos, marque a alternativa incorreta:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	Todo o líquido pulmonar fetal deve ser removido dos alvéolos para que o surfactante possa atuar
	
	
	O pulmão está envolvido nas trocas gasosas, portanto, o fluxo sanguíneo através do mesmo é rápido e de alto fluxo, o que torna a resistência vascular pulmonar alta.
	
	
	Após a 1ª incursão respiratória é fundamental a criação da capacidade residual funcional, já que sem ela cada incursão seria difícil como a 1ª
	
	
	O pulmão fetal sintetiza surfactante, líquido pulmonar fetal e simula movimentos respiratórios intermitentemente ainda intra-útero.
	
	
	Ao nascimento, o líquido pulmonar é expelido/reabsorvido para dar espaço ao ar.
	
	
		3.
		A triagem de acuidade visual definida em parceria do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação no projeto Olhar Brasil em 2008 consiste de uma avaliação inicial que busca identificar, entre o público alvo do projeto, a existência de erros de refração que necessitarão de uma consulta oftalmológica. É realizada por meio de um teste simples utilizando a escala de sinais de:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Apgar
	
	
	Snellen
	
	
	Babinsk
	
	
	Moro
	
	
	Tunner
	
	
		4.
		Amamentar é um ato natural e constitui a melhor forma de alimentar, proteger e cuidar do recém-nascido, assim sendo, desde 1991, a Organização Mundial de Saúde, em associação com a UNICEF, tem vindo a empreender um esforço mundial no sentido de proteger, promover e apoiar o aleitamento materno. Marque a alternativa que se mostra comprometida com este esforço:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	A partir dos 6 meses de idade as crianças devem receber alimentos complementares e manter o aleitamento materno que até então era exclusivo, devendo continuar a ser amamentadas, pelo menos, até completarem os 2 anos de idade.
	
	
	As crianças devem fazer aleitamento materno exclusivo até aos 9 meses de idade. Ou seja, até essa idade, o bebé deve tomar apenas leite materno e não deve dar¿se nenhum outro alimento complementar ou bebida.
	
	
	O leite de transição surge no pós-parto imediato e permanece ate o aparecimento do colostro que é o leite rico em proteínas que tem a função de engorda dos rns.
	
	
	O colostro leite secretado no pós-parto tardio, até cerca de três semanas é um fluído amarelado: rico em proteínas, vitaminas A e E, carotenóides e imunoglobulinas. Confere proteção contra vírus e bactérias.
	
	
	O leite de transição aparece a partir do 20º ao 34º dia de puerpério, apresenta aumento de volume e estabilização de sua composição.
	
	
		5.
		Segundo o resultado da notificação de casos de violência realizada em 27 unidades da Federação, no período de 2006-2007, coletado através do sistema de Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA), pela SVS/MS, encabeçando a lista os principais agressores de crianças são os (as):
		Quest.: 5
	
	
	
	
	padrastos
	
	
	mães
	
	
	madrastas
	
	
	irmãos
	
	
	pais

Outros materiais