Buscar

direito previdenciario

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA -PEP
O Programa de Educação Previdenciária (PEP) é desenvolvido pelo Instituto Nacional do Seguro Social – INSS e tem objetivo de promover a inclusão de trabalhadores no Sistema Previdenciário, divulgar políticas públicas e valorizar a cidadania.
O que se pretende:
Ampliar o nível de cobertura previdenciária.
Ao incentivar a inclusão no sistema, o PEP também contribui para:
Redução da informalidade;
Ampliação do controle social;
Inclusão de temas previdenciários nos diálogos sociais;
Auxiliar cidadãos a compreender e a exercer seus direitos.
 Ações
Entre as ações desenvolvidas pelo PEP, destacam-se:
Orientação e Informação: atendimento individual ao cidadão, realizado em praça pública, feiras, exposições, nas ações e/ou mutirões de cidadania, no campo ou em conjunto com o atendimento das Unidades Móveis (PREVBarco e PREVMóvel).
Palestra: apresentação que aborda temas sobre a Previdência Social para grupos específicos. Realizada em parceria com entidades da sociedade civil organizada.
Programas de Mídia: disseminação das informações previdenciárias em programas de rádio ou televisão, em jornais, revistas e nas redes sociais.
Curso para Disseminadores Externos: curso de formação sobre Previdência para quem se interessa em ser um disseminador externo. Realizado em parceria com associações, sindicatos, escolas, universidades, órgãos da Administração Pública Federal, Estadual, Municipal e do Distrito Federal, bem como outras Entidades da sociedade civil organizada.
Educação à Distância – EAD: possibilita a auto-aprendizagem direcionada ao Educador Previdenciário e a alguns segmentos da sociedade, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados. São apresentados pela Coordenação de Educação a Distância do Centro de Formação e Aperfeiçoamento do INSS – CFAI em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados e veiculados pelos diversos meios de comunicação.
Baseado no texto acima, elabore um comentário falando a respeito das dificuldades encontradas na inscrição e conscientização das pessoas que trabalham na informalidade quanto à importância de efetivar a contribuição ao INSS, de forma a garantir o amparo social quando da incidência dos riscos sociais.(no mínimo 15 linhas)
Se você tem (ou tivesse) filhos, compreende ser importante fazer a inscrição para eles e começar a contribuir? Justifique (no mínimo 10 linhas)
1-	 Baseado no texto o programa de educação previdenciária é um programa para todo cidadão que vida se resguarda a ter um direito liquido e certo, quando precisar de auxílios, benefícios da previdência ou até mesmo quando for se aposentar, atualmente vivemos em um pais onde a crise financeira afeta mais de 50% da população Brasileira, Os trabalhadores brasileiros estão contribuindo mais para a Previdência Social, segundo a Síntese de Indicadores Sociais - Uma análise das condições de vida da população brasileira, divulgada, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na última década, passaram a contribuir para a Previdência mais pessoas que trabalham por conta própria, empregados domésticos e os trabalhadores formais, com carteira assinada – categoria que cresceu de 46,2% para 58,2%, Entre 2005 e 2017, aproximadamente três em cada dez trabalhadores por conta própria passaram a pagar a previdência. A contribuição subiu de 15% para 28,9%. Já no caso dos trabalhadores informais, que não têm carteira assinada – o aumento foi de 13,6% para 24,3%, chegando a quase um em cada quatro. Os trabalhadores domésticos sem carteira, em proporção menor, também estão depositando mais. No período, a contribuição deles aumentou de 3,7% para 13,4%,Trabalhar atualmente na informalidade sem ter um seguro caso precise de algum auxílio da previdência é complicado nunca temos a certeza de todos os acontecimentos existente, pois o Brasileiro está cada dia mas com um pensamento que um dia de sua vida ira precisar se resguarda de alguma maneira, e essa maneira atualmente é pagar a previdência que ira funcionar como um seguro ao beneficiário!
2-	Atualmente é de suma importância fazer a inscrição para começar a contribuir para a previdência social, sendo que é de extrema importância se resguarda para ter um auxílio caso precise, claro que não pensamos nunca como seria se um dia precisasse e não conseguisse ter um auxílio da previdência, sempre vou orientar meu filho assim que ele completar a idade para começar a contribuir, sempre contribuir pois é um valor que nos ajudar em muitas situações, claro que é complicado tirar uma parte do nosso salario para a contribuição, mas sem essa contribuição, não teremos como nos resguarda de eventual doença onde ele não possa trabalhar, se resguarda da falta de emprego onde temos um prazo de até (5) cinco meses recebendo um Seguro desemprego para arrumar outro trabalho, contribuir para o INSS é o mínimo que um cidadão que presa pelo seu caráter, honestidade contribuir para depois não reclamar da falta de emprego que chegou até você, vamos nos resguarda para ter um prazo para nos restabelecer no mercado de trabalho novamente!

Outros materiais