Buscar

RESUMÃO DE TODAS AS AULAS DE FUNDAMENTOS DO IV SEMESTRE E III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AULA 1
1.O crescimento industrial operado na década de 60 modifica a inserção do assistente social no mercado de trabalho. Novo perfil profissional passa a ser exigido em função do surgimento de novos e graves problemas sociais. Essa nova área de atuação é denominada:
R- Serviço Social de Empresa.
2.Segundo José Paulo Netto, a autocracia burguesa é responsável por criar as condições que permitiram a erosão do Serviço Social Tradicional, no final da década de 70. Esse movimento crítico no seio do Serviço Social foi denominado:
R- Movimento de Reconceituação do Serviço Social.
3.A ditadura validou, nos anos 60 e 70, práticas profissionais, nas quais o assistente social era um mero executor de políticas sociais ditadas pelo Estado. Esse tipo de prática pode ser denominada de :
R- Conservadora.
4.Segundo José Paulo Netto, até a primeira metade da década de sessenta, havia no Serviço Social uma relativa homogeneidade nas intervenções e uma grande unidade nas propostas profissionais. A ruptura com esse quadro tem sua origem na: 
R- Laicização da profissão.
AULA 2
1.Adequar o Serviço Social às exigências da afirmação do capitalismo monopolista Brasil, enquanto instrumento interveniente, dinamizador e integrador ao processo de desenvolvimento, é uma característica do Serviço Social que está presente na tendência denominada:
R- Perspectiva modernizadora.
2.A perspectiva de Reatualização do Conservadorismo do movimento de Reconceituação :
R- privilegiou o referencial teórico da Fenomenologia.
3.A vertente que reuniu um grupo de profissionais de Serviço Social, que introduziu o referencial marxista na profissão foi:
R- Intenção de Ruptura.
AULA 3
1.O Método BH foi desenvolvido em um contexto de:
R- durante o período ditatorial, na década de 70.
2.O Movimento de Reconceituação brasileiro produziu diferentes correntes teórico-metodológicas. Em qual das correntes do Movimento de Reconceituação o Método BH se localiza?
R- Intenção de Ruptura.
3.Dentre as diferenças teórico-metodológicas com as outras vertentes, podemos indicar como um dos traços mais inovadores do Método BH:
R- o uso do referencial teórico do Marxismo
AULA 4
1.O Movimento de Reconceituação na América Latina teve como objetivos:
R- Produzir um novo referencial crítico ao enfoque Funcionalista norte-americano. 
2.Podemos identificar como referencial teórico e modelo explicativo sobre a realidade latino-americana defendidas pelo Movimento de Reconceituação:
R- A teoria da Dependência.
3.Entre as principais organizações que contribuíram para a produção e divulgação das propostas do Serviço Social crítico, elaborado no movimento de Reconceituação Latino Americano:
R- O CELATS.
4.Assinale a alternativa que apresentas um assistente social que não participou do Movimento de Reconceituação Latino Americano:
R- Mary Richmond.
AULA 5
1.O Serviço Social é compreendido, a partir da nova interpretação histórico-metodológica elaborada por IAMAMOTO e CARVALHO, como uma profissão:
R- surge como resposta às expressões da questão social, no contexto do desenvolvimento capitalista.
2.De acordo com a análise de Iamamoto e Carvalho, o Serviço Social é compreendido como atividade auxiliar e subsidiária que atua na mediação dos interesses de classes antagônicas. Isso porque:
R- é chamado a atuar nas contradições geradas pelo modo de produção capitalista.
3.O processo de institucionalização do Serviço Social vai ocorrer quando:
R- na década de 30 e 40, o Estado é demandado a intervir nas sequelas da questão social, através de políticas sociais, instituições, programas e benefícios para amenizar os conflitos sociais entre a classe trabalhadora e a burguesia industrial.
AULA 6
1.A Economia Política de Marx é elaborada com a finalidade de:
R- desenvolver a crítica da Economia política clássica, fazendo a análise crítica do capitalismo.
AULA 7
1.Adequar o Serviço Social às exigências da afirmação do capitalismo monopolista Brasil, enquanto instrumento interveniente, dinamizador e integrador ao processo de desenvolvimento, é uma característica do Serviço Social que está presente na tendência denominada:
R- perspectiva modernizadora
2.Para José Paulo Netto, o Serviço Social no Brasil se desenvolve como profissão reconhecida na divisão sócio-técnica do trabalho tendo como pano de fundo:
período da autocracia burguesa.
3.A perspectiva do Movimento de Reconceituação que reúne os segmentos do Serviço Social mais empenhados no rompimento com o Serviço Social conservador, é chamada de :
R- Burocracia modernizadora
AULA 8
1.Para que uma nova perspectiva teórica se afirme no Serviço Social, foi necessário um conjunto de fatores que possibilitassem seu surgimento, num contexto de ditadura. Assinale dentre as alternativas abaixo, aquela que representou uma possibilidade de aceitação de um pensamento crítico sobre o modelo de desenvolvimento conduzido pelos militares.
R- A crise do “milagre econômico”, o arrocho salarial dos trabalhadores, a inflação alta, e a descoberta de que os militares manipulavam os índices do custo de vida para não aumentar os salários, fez com que os assistentes sociais se sentissem comprometidos com a classe trabalhadora.
2.Segundo José Paulo Netto, a perspectiva de Intenção de Ruptura do Movimento de Reconceituação do Serviço Social se consolida e se expande para a categoria profissional em todo o país, com base nos estudos e publicação do livro " Relações Sociais e Serviço Social no Brasil";
R- Marilda Iamamoto
3.Assinale a alternativa que explica porque o III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais é considerado o "Congresso da Virada" e a ruptura com o conservadorismo no Serviço Social.
R- Porque as entidades de assistentes sociais pela primeira vez se posicionaram criticamente contra a ditadura e a favor da classe trabalhadora, analisando as políticas setoriais no âmbito do modelo de desenvolvimento capitalista no país;
AULA 9
1.O cenário político-econômico e social da década de 80 contribuiu para profundas mudanças na sociedade brasileira, e consequentemente, no Serviço Social. Dentre as mudanças ocorridas destaca-se:
R- A ampliação da capacidade de organização e manifestação dos movimentos sociais e da classe trabalhadora, e a consequente aproximação do Serviço Social com suas lutas.
2.Podem ser considerados como elementos constitutivos do novo Projeto Ético Político da profissão, produzido na década de 90:
R- As Diretrizes Curriculares, o Código de Ética e a Lei de Regulamentação da Profissão.
3.Várias organizações da categoria tiveram papel ativo no processo de construção do novo Projeto Ético Político. Dentre elas destacam-se:
R- Conselho Federal de Assistentes Sociais- CFAS e Associação Brasileira de Ensino em Serviço Social – ABESS.
4.Uma contribuição marcante, nesta fase de formulação do novo Projeto Ético Político, é elaborada por:
R- José Paulo Netto
AULA 10
1.Na direção social estratégica assegurada no Código de Ética do assistente social, José Paulo Netto aponta para a necessidade de um profissional qualificado para a intervenção localizada à base de uma compreensão estrutural da problemática focalizada; um profissional que, habilitado para operar numa área particular, compreende o sentido social da operação e a significância da área no conjunto da problemática social. Assim, o perfil do assistente social que se pretende assegurar é de um:
R- intelectual com qualificação operativa
2.Segundo José Paulo Netto, reatualização do conservadorismo, modernização conservadora e intenção de ruptura são as três vertentes de renovação do Serviço Social no Brasil pós-ditadura militar. O determinante principal para que a profissão criasse novas alternativas teórico-metodológicas foi:
R- a ampliação dos direitos políticos e civis.
3.O movimento de renovação do Serviço Social no Brasil não foi homogêneo, apresentando diferentes direções no embate com o tradicionalismo profissional. Uma delas, apoiada teoricamente no estrutural-funcionalismo e com nítido perfil tecnocrata, está voltadapara a adequação do Serviço Social à ordem sociopolítica instaurada em 1964. O autor qualifica essa tendência como:
R- perspectiva modernizadora.

Continue navegando