Buscar

caso 13 pratica lll

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR RELATOR DA 1ª CÂMARA CRIMINAL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO – SP.
Processo número:...
	ANTÔNIO BANDEIRA DA SILVA, já qualificado nos autos do processo em epígrafe, por seu advogado, com procuração em anexo, com endereço profissional (endereço completo), inconformado com o respectivo acordão, que por decisão não unanime, manteve a acusação por homicídio doloso, julgando procedente o recurso, vem perante Vossa Excelência opor:
EMBARGOS INFRINGENTES
Com fulcro no art. 609, parágrafo único do CPP, requerer que seja recebido e processado o presente recurso com as inclusas razões.
Nestes termos 
Pede deferimento
Local e data
Advogado/OAB-UF
RAZÕES DOS EMBARGOS INFRINGENTES
Embargante: ANTÔNIO BANDEIRA DA SILVA 
Embargado: JUSTIÇA PÚBLICA
Processo número:...
EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO 
 ESTADO DE SÃO PAULO.
 COLENDA CÂMARA 
 DOUTA PROCURADORIA
Em que pese o indiscutível saber jurídico da colenda câmara criminal deste Egrégio Tribunal de Justiça, a reforma do venerado acordão é medida que se impõe, pelas razões de fatos e de direitos a seguir expostos:
I – DOS FATOS
ANTÔNIO BANDEIRA DA SILVA, ora embargante, parou para abastecer seu carro em um posto de gasolina, na cidade de São Paulo, capital, quando dois adolescentes que estavam no local começaram a importuna-lo com palavras ofensivas e desrespeitosas.
Ato continuo, o embargante pegou no porta luvas de seu carro uma arma, devidamente registrada. Insta informar que o embargado tinha concessão do porte da referida arma.
Com a intenção de assustar os adolescentes, o embargado desferiu um disparo para o alto, porém o projétil da munição chocando-se com o poste, ricocheteou e atingiu um dos meninos, levando a óbito.
O embargante foi denunciado e processado por homicídio simples, previsto no art. 121 caput, perante a 1ª vara do tribunal do júri da capital.
O magistrado proferiu sentença desclassificatória, decidindo que o homicídio ocorreu de forma culposa, contudo, o MP recorreu em sentido estrido, sendo a sentença reformada pela 1ª câmara do tribunal competente, pela maioria dos votos.
II – DO DIREITO
Analisando o conteúdo dos autos, verifica-se assistir razão ao douto desembargador, que proferiu o voto vencido.
Pela dinâmica dos fatos, vê-se que o agente não agiu com a vontade direta de produzir o resultado morte, diante do que não se pode falar em dolo direto. Não há o que se falar também em dolo eventual, vez que o embargante não agiu assumindo o risco de produzir o resultado lesivo.
De acordo com a situação fática, explanada, verificando terem sido preenchidos, todos os requisitos da culpa, haja vista a existência de conduta com inobservância ao dever de cuidado.
Houve também o resultado lesivo, qual seja a morte da vítima, havendo nexo de causalidade com a conduta imprudente. 
Ao efetuar disparo de arma de fogo, o embargante deixou de tomar as cautelas necessárias, produzindo um resultado antijurídico, não querido, mas previsível, excepcionalmente previsto que poderia, com a devida atenção, ser evitado.
III – DO PEDIDO
Em razão do exposto requer, seja conhecido e provido o presente recurso acolhendo-se o voto vencido com o fim de manter-se a desclassificação para que seja o embargante processado pela suposta prática de homicídio em sua modalidade culposa.
Nestes termos 
Pede deferimento
Local e data
Advogado/OAB-UF número...

Outros materiais