Buscar

Hamilton escreve (Letícia Cunha)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

HAMILTON, Alexander. Report On Manufactures. December 5, 1791.
Alexander Hamilton foi um grande escritor e teórico norte-americano foi o primeiro secretário de tesouro dos Estados Unidos. Ele contribuiu para a expansão econômica dos Estados Unidos. Hamilton escreve a obra “Relatório sobre manufaturas” por encomenda do congresso americano e tinha como objetivo promover mudanças econômicas no setor agrícola e manufatureiro do país. Nessa obra, o autor expõe princípios econômicos que promoveriam o crescimento da industrialização, e também da nação. Em sua obra, ele indica pontos favoráveis e desfavoráveis do setor agrícola e do setor manufatureiro enfatizando que, a melhor forma de crescimento é a partir do investimento no setor industrial manufatureiro.
Para defender o incremento da manufatura, Alexander Hamilton tem em vista o momento econômico da época, visando à longo prazo a prosperidade econômica da nação estadunidense. Ele argumentava que para os Estados Unidos assegurarem a independência era necessário ter uma sólida política de industrialização. 
O autor vai defender o investimento em manufaturas sem deixar de lado a agricultura – que naquele momento era o produto que garantia segurança econômica aos Estados Unidos e também por ser um fator essencial na sobrevivência do homem. Dessa forma, Hamilton aponta sete causas principais que irão demonstrar por quais motivos investir em manufaturas não só aumentaria o produto e a receita da sociedade como também contribuiria para tornar os Estados Unidos um país maior. As causas propostas por ele são:
Divisão do trabalho;
Extensão do uso da maquinaria;
Emprego adicional para classes da comunidade;
Promoção de emigração de países estrangeiros;
Fornecimento de maior alcance para a diversidade de talentos e disposições que discriminam os homens uns dos outros;
Fornecer um campo mais amplo e variado para a empresa;
A criação, em alguns casos, de uma nova e, ao mesmo tempo, garantindo uma demanda mais segura e constante pelo excedente de produção do solo. 
Hamilton acredita que ao optar pela industrialização, você opta por uma maior divisão do trabalho, pois ao permitir o nascimento de novos setores da economia, você possibilita ao trabalhador maior destreza e logo, economiza de tempo, o que aumenta a sua produtividade. Sobre o uso da maquinaria, atividades manufatureiras seriam mais suscetíveis ao uso do maquinário que as atividades agrícolas e a aplicação de máquinas também aumentariam a produtividade, o que nos leva ao terceiro ponto, a geração de mais emprego.
A geração de emprego – terceiro ponto proposto – Hamilton argumenta que, ao incentivar a criação de novos setores, a industrialização do país geraria empregos para classes da sociedade, que comumente, têm um tempo ocioso e não se dedicam a produzir. Já o quarto ponto proposto, visa a questão do incentivo a migração. Na época em que “Relatório sobre manufaturas” fora escrito, os Estados Unidos era um país pouco habitado, e Hamilton, argumenta que, um país industrializado fomentaria a imigração e consequentemente, o povoamento de áreas ainda não habitadas. No quinto ponto, o autor fala sobre o desenvolvimento de talentos, ele acredita que ao diversificar as atividades industriais, você incentiva a criatividade dos indivíduos e também beneficia seu uso em prol da sociedade. 
No sexto ponto, o autor propõe a abertura de um campo mais amplo e variado para as empresas, segundo ele, diversificar mais a economia, expandiria o campo para o desenvolvimento do “espírito de empresa”. Em seu sétimo – e último ponto – Hamilton fala sobre a garantia e criação de maior demanda para os produtos agrícolas, ele propõe que em lugar de prejudicar a agricultura – que é o que tinham em mente aqueles que eram contra a industrialização – esta, ao contrario, poderia beneficiar a agricultura ao servir de demanda para seus produtos. 
Hamilton acreditava que não só a riqueza, mas também a independência e a segurança de um país estariam intimamente ligadas à prosperidade das manufaturas. Para o mesmo, o maior obstáculo para a industrialização de um país majoritariamente agrícola era o protecionismo das nações industriais. Portanto, a ação do Estado visando à industrialização significaria, de um lado, adoção de medidas de proteção à indústria e de outro, a intervenção interna visando a criação de condições que favorecessem a industrialização do país. 
Dessa forma, o autor propõe algumas medidas protecionistas que foram elaboradas pelo mesmo com o intuito de auxiliar o desenvolvimento da economia norte-americana:
Tarifas alfandegárias sobre produtos estrangeiros rivais de produtos nacionais;
Proibição de produtos rivais ou tarifas que equivalem a uma proibição;
Veto a exportação de matérias-primas necessária para se fazer produtos nacionais;
Subsídios pecuniários à produção local;
Prêmios para recompensar quando houver uma superioridade especial ou esforços extraordinários;
Isenção tarifária para importação de matérias-primas que sejam necessárias para a produção de produtos nacionais;
Reintegração das tarifas cobradas sobre as matérias primas para manufaturas;
Fomentar novos inventos e descobertas no próprio país e introdução dessas descobertas em outros países (principalmente se forem inventos ligados a maquinaria);
Normas prudentes para a inspeção de bens manufaturados a fim de garantir a qualidade do seu produto;
Agilização das remessas monetárias de um lugar a outro por meio de um sistema bancário a nível nacional;
Agilização do transporte de mercadorias;
O protecionismo de Hamilton tinha como objetivo favorecer a industrialização norte-americana e também aumentar a produtividade e a produção de mercadorias – o que condensaria a riqueza. Por fim, podemos inferir que é necessário um equilíbrio entre a economia industrial e a economia agrária para que a nação possa evoluir economicamente. A aplicação de tarifas ao mercado externo é uma forma de proteger e estabilizar o mercado interno. 
Letícia Cunha – Acadêmica de Relações Internacionais (4° semestre)

Outros materiais