Buscar

AVALIAÇÃO PARCIAL 1 CONT MET E PRAT ENSINO DE CIENCIAS E EDUC AMBIENTAL

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO PARCIAL
	1a Questão (Ref.: 201601828536)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	É incontestável que a Ciência hoje em dia, devido à sua natureza e, sobretudo, ao seu desenvolvimento, deixou de ser um assunto meramente de cientistas, e diz respeito aos cidadãos em geral. De fato, o desenvolvimento alcançado pela ciência é determinante na nossa forma de vida atual e essa influência tende a aumentar cada vez mais. Refletindo sobre esse texto, o que significa a expressão "alfabetizar-se cientificamente"?
		
	
	Que o ensino de ciências é responsável pelo conhecimento científico e apenas no contexto escolar devem ser abordados os temas científicos, para que os alunos expliquem aos seus pais e à comunidade o que está acontecendo no mundo.
	 
	Que a grande maioria da população deve dispor de conhecimentos científicos e tecnológicos necessários para se desenvolver na vida diária, ajudar a resolver os problemas e as necessidades de saúde e sobrevivência básica, tomar consciência das complexas relações entre ciência e sociedade.
	
	Que os saberes escolares da alfabetização científica se tornam mais significativos quando não fazem parte das comunidades onde a escola está inserida e não interferem no cotidiano das pessoas.
	
	Que os professores de Ciências devem explicar todos os assuntos científicos que estão sendo abordados na mídia atualmente, nos seus mínimos detalhes, para que os alunos entendam a cultura científica do seu tempo, sem relação com o cotidiano.
	
	Que o ser humano tem poder diante do conhecimento científico e é responsável pela melhoria da qualidade de vida e pela preservação dos recursos naturais apenas com suas atitudes individuais.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602821652)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	São características do conhecimento científico:
		
	
	Ser quantitativo e generalizador;
	
	Verdades inquestionáveis;
	
	Homogêneo e absoluto;
	
	Objetivo e não absoluto.
	 
	Ser objetivo, quantitativo, homogêneo, generalizador, não absoluto;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602433509)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Na educação contemporânea, o ensino de Ciências no contexto escolar permite reconstruir:
		
	
	a ênfase propedêutica ou preparatória, voltada apenas para o futuro distante.
	
	o estudo dos fenômenos físicos acontecem sem interferência do observador
	
	a ciência apenas como o caminho do conhecimento, ou ainda aos valores e crenças presentes no progresso do conhecimento científico
	 
	a relação ser humano/natureza, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência social e universal.
	
	o objeto de estudo como um modelo construído, e não a realidade em si mesma
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602851783)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A década de 1970 foi marcada por crises sociais e econômicas e também por uma crise energética que atingia tanto o Brasil como outros países e esse fato se refletia no conteúdo ensinado em ciências nesse período.
Agressões ao meio ambiente, devido ao desenvolvimento industrial, também marcaram essa época, levando o ensino de ciências a repensar seus bjetivos e também a considerar implicações sociais do desenvolvimento científico.
A partir da década de 1990 valorizou-se a flexibilidade curricular, interdisciplinaridade, consciência sobre o uso racional dos recursos naturais, incorporação do cotidiano do aluno no processo ensino-aprendizagem, noções de cidadania, etc.
A construção do conhecimento humano está diretamente relacionada com a prática social, mas as concepções de escola e sociedade do educador não têm nenhuma influência na seleção de métodos e técnicas didáticas e também o conteúdo a ser trabalhado.
Analisando as afirmativas acima, marque a opção que mostre a proposta correta:
		
	
	apenas a II, III e IV estão corretas;
	
	apenas II e III estão corretas;
	
	apenas a I, III e IV estão corretas;
	
	apenas a I, II e IV estão corretas;
	 
	apenas a I, II e III estão corretas;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602272454)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Em relação ao ensino de Ciências nos anos iniciais, as Ciências da Natureza precisam ser entendidas como elemento da cultura e também como construção humana, considerando que os conhecimentos científicos e tecnológicos desenvolvem-se em grande escala na atual sociedade. BERTUCCI, M. C. S.; OVIGLI, D. F. O ensino de Ciências nas séries iniciais e a formação do professor nas instituições públicas paulistas. Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2011. De acordo com essa perspectiva, a prática pedagógica nesses anos de escolaridade deve enfatizar:
		
	
	a exposição de ideias, reforçando o processo de transferência dos saberes produzidos em Ciências.
	 
	a análise acerca de onde e de como aquele conhecimento discutido em aula está presente na vida dos sujeitos e as implicações dele para a sociedade.
	
	a compreensão dos fenômenos naturais como resultado das reações dos componentes do ambiente, independentemente da ação dos homens sobre eles.
	
	a valorização dos conhecimentos tecnológicos, em detrimento dos conhecimentos das Ciências Naturais.
	 
	a sistematização dos conteúdos por meio da consulta e realização de exercícios dos livros-texto adequados aos anos iniciais e à educação infantil.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201602720559)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Ciência (do latim scientia, traduzido por conhecimento) refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemáticos. Em sentido estrito, ciência refere-se ao sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico bem como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de tais pesquisas. Assim, após a leitura do texto, observe alguns exemplos abaixo sobre o processo de ensino-aprendizagem de Ciências.
A. Incentivar a atividade intelectual e social dos estudantes;
B. Realizar atividades de laboratório seguindo receitas e sem gerar discussões para a análise de procedimentos e resultados;
C. Utilizar fórmulas para a resolução de problemas sem discutir o seu significado e propostas alternativas;
D. Apresentar ao estudante que o conhecimento científico sofre modificações à medida que novas informações e teorias levam a interpretações diferentes de fatos;
E. Propiciar condições para a realização de trabalhos práticos que possibilitem vivenciar investigações científicas rigorosas e éticas.
Estão de acordo com a proposta de um ensino integrado e verdadeiramente crítico:
		
	 
	A e E apenas.
	
	A, B, D e E apenas.
	
	B e C apenas.
	
	D e E apenas.
	 
	A, D e E apenas.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201602272446)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A definição de desenvolvimento sustentável mais usualmente utilizada é a que procura atender às necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras. O mundo assiste a um questionamento crescente de paradigmas estabelecidos na economia e também na cultura política. A crise ambiental no planeta, quando traduzida na mudança climática, é uma ameaça real ao pleno desenvolvimento das potencialidades dos países. O Brasil está em uma posição privilegiada para enfrentar os enormes desafios que se acumulam. Abriga elementos fundamentais para o desenvolvimento: parte significativa da biodiversidade e da água doce existentes no planeta; grande extensão de terras cultiváveis; diversidade étnica e cultural e rica variedade de reservas naturais.O campo do desenvolvimento sustentável pode ser conceitualmente dividido em três componentes: sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econômica e sustentabilidade sociopolítica. Nesse contexto, o desenvolvimento sustentável pressupõe:
		
	 
	a preservação do equilíbrio global e do valor das reservas de capital natural, o que não justifica a desaceleração do desenvolvimento econômico e político de uma sociedade.
	
	a distribuiçãohomogênea das reservas naturais entre as nações e as regiões em nível global e regional.
	 
	a redefinição de critérios e instrumentos de avaliação de custo-benefício que reflitam os efeitos socioeconômicos e os valores reais do consumo e da preservação.
	
	o reconhecimento de que, apesar de os recursos naturais serem ilimitados, deve ser traçado um novo modelo de desenvolvimento econômico para a humanidade.
	
	a redução do consumo das reservas naturais com a consequente estagnação do desenvolvimento econômico e tecnológico.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201602586600)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Durante a Rio-92, após a elaboração desse documento global, ficou determinado que cada país devesse conceber a sua própria agenda.
Assinale o nome da agenda e suas ações:
		
	 
	Agenda 21 Escolar. Esse documento traz importantes conceitos para se pensar uma Educação Ambiental contextualizada em nosso país, uma vez que expressa a visão de sustentabilidade brasileira nas dimensões geoambiental, social, econômica, político-institucional, da informação e do conhecimento e das especificidades regionais.
	
	Agenda 21 Local. A metodologia de construção de uma Agenda 21 Local está estruturada em seis passos: mobilização para sensibilizar governo e sociedade; criação do Fórum da Agenda 21 Local; elaboração do diagnóstico participativo; elaboração do Plano Local de Desenvolvimento Sustentável e publicação da Agenda 21 Local; implementação do Plano Local de Desenvolvimento Sustentável e monitoramento e avaliação do Plano Local de Desenvolvimento Sustentável.
	
	Agenda 21 Ambiental. Ela está organizada em 21 ações prioritárias que buscam um modelo de desenvolvimento mais sustentável em temas como: a economia da poupança na sociedade do conhecimento, a inclusão social por uma sociedade solidária, a estratégia para a sustentabilidade urbana e rural, os recursos naturais estratégicos - água, biodiversidade e florestas, e a governança e ética para a promoção da sustentabilidade.
	
	Agenda 21 Sustentável. A metodologia de construção de uma Agenda 21 Sustentável está estruturada em seis passos: mobilização para sensibilizar governo e sociedade; criação do Fórum da Agenda 21 Sustentável; elaboração do diagnóstico participativo; elaboração do Plano Ambiental de Desenvolvimento Sustentável e publicação da Agenda 21 Sustentável; implementação do Plano Ambiental de Desenvolvimento Sustentável e monitoramento e avaliação do Plano Ambiental de Desenvolvimento Sustentável.
	 
	Agenda 21 Brasileira. Ela está organizada em 21 ações prioritárias que buscam um modelo de desenvolvimento mais sustentável em temas como: a economia da poupança na sociedade do conhecimento, a inclusão social por uma sociedade solidária, a estratégia para a sustentabilidade urbana e rural, os recursos naturais estratégicos - água, biodiversidade e florestas, e a governança e ética para a promoção da sustentabilidade.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201601942199)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A poluição é uma modificação indesejável do ambiente, que pode causar danos direta ou indiretamente, tanto no ambiente como também à própria humanidade. Nesse aspecto, analise as afirmativas a seguir: I. Queima de combustíveis fósseis, combustão em veículos e fábricas derivadas de petróleo, produzem gases do tipo monóxido de carbono, dióxido de nitrogênio e enxofre causando efeitos no ambiente, como o efeito estufa e no ser humano, doenças respiratórias, por exemplo. II. O lixo é uma das maiores agressões ao meio ambiente e constitui em resíduos sólidos em áreas urbanas, favorecendo a transmissão de doenças e a poluição por metais e produtos tóxicos. III. Muitos dos problemas causados pela poluição podem colaborar na manutenção do meio ambiente, tais como: evitar jogar lixo nas ruas, economizar energia, implantação da coleta seletiva, proibição de lançamento de produtos químicos na água, ar e solo. Estão corretas:
		
	
	Apenas a III.
	
	Apenas a I.
	
	Apenas a II e III.
	 
	I, II e III.
	
	Apenas a II.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201601825440)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	O efeito estufa cumpre um papel fundamental na preservação da vida na Terra, funcionando como um isolante térmico do planeta. O CO2 é um dos principais gases que formam uma barreira na atmosfera: deixa passar luz do sol e retém calor irradiado, como uma estufa de vidro. Com isso, mantém a temperatura terrestre em níveis normais, possibilitando a vida de todos os seres vivos. No entanto, nas últimas décadas observa-se um aumento do CO2 na atmosfera devido à explosão demográfica, desenvolvimento industrial acelerado com a queima de carvão e de derivados do petróleo, desmatamento, queimadas entre outros fatores. Com referência a esse assunto, é correto afirmar que o governo brasileiro:
		
	 
	foi o primeiro país no mundo a ter um projeto inserido no Protocolo de Kioto aprovado.
	 
	tem um programa de prevenção uma vez que faz parte do Protocolo de Montreal.
	
	não vem tomando nenhuma medida sobre esse tema, uma vez que não há emissão de CO2 no nosso território.
	
	tem desenvolvido projetos ambientais apenas custeados pelas empresas privadas.
	
	não vem tomando nenhuma medida uma vez que o Brasil não faz parte do Protocolo de Kioto.

Continue navegando