Buscar

Preconceito Linguístico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Preconceito Linguístico
Entende-se como preconceito linguístico o julgamento depreciativo contra determinadas variedades linguísticas. Segundo a linguista Marta Scherre, o “ julgamento depreciativo, desrespeitoso, jocosos e, consequentemente, humilhante da fala do outro ou da própria fala. ” Geralmente atinge as variedades associadas a grupos de menor prestígio social.
Sabemos que aqui no Brasil existe preconceito linguístico! Pois a língua, têm sobre nossa vida uma influência muito clara. O modo de falar e de escrever pode dizer de onde o falante vêm e até a classe social que ele está inserido. Um exemplo é quando chega um Piauiense no estado de São Paulo, aí o preconceito é alarmante pois são muitos os que passam por isso e chegam comentando, tamanha falta de respeito.
Jamais podemos agredir verbalmente e muito menos fisicamente, alguém pelo seu modo de falar ou até mesmo agir, pois todos somos diferentes e temos sim nossas diferenças regionais e culturais.
Depreende-se do exposto, que se deve o respeito prevalecer acima de qualquer atitude de injuria para com o próximo por preconceito linguístico ou por qualquer outro problema, assim cabe também ao governo tomar medidas mais árduas para quem toma esse tipo de atitude, e o mesmo deve fazer mais propagandas apelativas para o assunto.

Outros materiais