Buscar

diagnostico de enfermagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO:
l. P.A.B, 21 anos de idade, sexo feminino, foi internado para tratamento de asma. Queixava-se de chiado no peito. Durante a entrevista de admissão, relatou ao enfermeiro que cuida de seu irmão menor, da limpeza da casa e dos gatos de estimação, pois seus pais trabalham todos os dias e tem pouco tempo para os cuidados domiciliares. O enfermeiro percebeu que P.A.B apresentava-se desatento e mostrava-se incapaz de realizar atividades de autocuidado. Na universidade, não consegue terminar o semestre letivo por causa das crises frequentes de asma. Ao exame físico apresentou: presença de cianose periférica, ausculta pulmonar com presença de ruídos adventícios, do tipo sibilo; FR 32 rpm, FC 90 bpm; T 37,5, PA 120/80 mmhg.
II. J.C.P.D.S, feminina, 60 anos, com queixa principal de dispneia, tosse e dor torácica. Refere ser Hipertensa, Diabética, além de apresentar história de Asma Brônquica com relato de última crise há muitos anos atrás. Nega história de etilismo ou tabagismo. Paciente relata ter iniciado em janeiro quadro de tosse não-produtiva, febre vespertina, inapetência e perda ponderal (maior que 10 kg) em curto período, com piora evolutiva da tosse, além do aparecimento de dor torácica em topografia de base de hemitórax direito. Procurou atendimento médico realizando radiografia simples de tórax que evidenciou Derrame Pleural. Ao exame físico: paciente hemodinamicamente estável, emagrecida, eupneica em ar ambiente, hipocorada (++/++++), apresentando murmúrio vesicular em hemitórax direito com crepitações difusas.
III. Paciente do sexo feminino, 68 anos, branca, foi admitida com suspeita de DPOC. Queixava-se de tosse produtiva com escarro e dispnéia aos médios esforços há mais de 20 anos. Há 2 meses apresentou piora da dispnéia, manifestando-a ao repouso e em posição ortostática. Negava febre e alteração da tosse. Tabagista de um maço por dia há 60 anos; referia dois episódios de pneumonia, sendo o último há 2 semanas (com tratamento domiciliar). Negava hipertensão arterial sistêmica e uso de medicamentos. Ao exame físico, apresentou-se cianótica ++/+++, descorada +, com pressão arterial de 90x50mmHg, pulso de 100 bpm, taquidispnéica (frequência respiratória de 37 movimentos/min), afebril (36,5°C). Não foi observado edema de membros inferiores.
Identifique os problemas de enfermagem/ características definidoras nos respectivos casos clínicos?
I: Queixa de chiado no peito (sibilo); exposição à poeira através da limpeza da casa, pelos através dos gatos de estimação e alergênicos; além de apresentar-se desatento e mostrava-se incapaz de realizar atividades de autocuidado; apresentou presença de cianose periférica; frequência respiratória elevada e temperatura indicando febrícula.
ll: Queixa de dispneia, tosse com piora evolutiva, dor torácica, possui hipertensão, diabetes e histórico de asma brônquica, febre vespertina, emagrecimento e hipocorada.
III: Queixa de tosse produtiva com escarro, dispneia ao esforço com piora manifestando-a também em repouso, tabagista há 60 ano, teve dois episódios de pneumonia, apresenta-se cianótica, pressão arterial baixa e taquidispnéica (frequência respiratória elevada)
Determine possíveis diagnósticos de enfermagem?
l: Asma associada a hiper- reatividade brônquica decorrente a exposição de alergênicos, que leva os estreitamentos prolongado das vias por broncoconstrições e edemas atuando na limitação do fluxo de ar ocasionando os sibilos, tosse, cianose, desconforto respiratório e frequência respiratória elevada.
ll: Derrame pleural devido o acumulo de liquido na pleura ocasionado por uma complicação da insuficiência cardíaca congestiva de tuberculose, pneumonia ou infecções pulmonares; tendo como manifestações clínicas febre, troca de gazes prejudicada relacionada ao déficit na oxigenação devido à dispnéia e respiração anormal; volume excessivo de líquido evidenciado pela congestão pulmonar e mudanças no padrão respiratório; desobstrução ineficaz das vias aéreas relacionada a secreções retidas evidenciadas por sibilos e nutrição alterada: menor que as necessidades do organismo devida ao aumento no trabalho respiratório, deglutição de ar.
lll: DPOC ocasionada pela limpeza ineficaz da via aérea devida à broncoconstrição, maior produção de muco, tosse ineficaz, possível infecção broncopulmonar; Padrão respiratório ineficaz devido à limitação crónica do fluxo de ar; Risco de infecção devido ao comprometimento da função pulmonar e dos mecanismos de defesa; Alteração da troca gasosa devida à obstrução pulmonar crónica; alterações na ventilação/perfusão; Nutrição alterada: menor que as necessidades do organismo devida ao aumento no trabalho respiratório, deglutição de ar, efeitos da medicação; Intolerância à atividade devida ao comprometimento da função pulmonar, o que resulta em falta de ar e fadiga e Distúrbio do sono devido à hipoxémia e hipercapnia.
 
CUIDADO INTEGRAL A SAUDE DO ADULTO l
Profª BRUNA PANARRA
CASO CLÍNICO
Aluna: JÉSSICA PALOMA CARDOSO BASTOS
Curso: ENFERMAGEM 
Turma: 5º SEMESTRE – MANHÂ

Outros materiais