Buscar

AD2 - História da educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 2 – 2017.2
Disciplina: História da Educação
Coordenadora: Maria de Lourdes Silva
Questão 4- Desenvolva uma reflexão sobre a importância das comemorações cívicas
para o projeto político do Estado Novo, indicando, ainda, as formas por meio das quais o ideário nacionalista do regime se expressava nos espaços escolares. (2,0)
O Estado Novo fez grandes mudanças envolvendo educação, política e a cultura brasileira, pois foi um período que centralizou normas e práticas e construiu tradições com base em um ideário nacionalista, conservador e trabalhador para a formação do homem civilizado em direção ao trabalho pela pátria. Mas para que isso se realizasse, o Governo precisava de um método eficaz para a instrução e controle das massas e encontrou na Educação um forte meio para alcançar este objetivo.
A relação próxima do Estado Novo com a educação se consolidou, pois a escola, como formadora de mentes, poderia facilmente encaminhar a sociedade para onde o Governo queria. Ele buscava renovar as mentes e evitar conflitos com a população, assim, o Governo introduziu as festividades cívicas envolvendo sempre o trabalho e o amor à pátria. Essas festividades tinham forte participação do povo em geral, dos trabalhadores, das escolas, crianças e jovens e em sua programação havia discursos, apresentações artísticas e outros.
Com ênfase especial na escola, essas festividades também invadiram o ambiente escolar, buscando sempre introduzir o nacionalismo, tanto nos espaços físicos (como pátios, quadras e salas de aula) quanto no material didático (livros e cartazes). Assim a propaganda política por meio da escola e do processo educacional foi uma característica marcante do Estado Novo.
Questão 5- Analise o papel atribuído à formação de professores na reforma educacional conduzida por Anísio Teixeira no Distrito Federal nos anos 1930, identificando novidades observadas nessa direção, à época. (2,0)
A proposta buscava criar um curso de Formação de Professores que incentivasse a pesquisa no processo educacional, a fim de proporcionar ao professor uma formação sólida tanto no campo da teoria quanto da prática, e com um embasamento cientifico competente. Foi criado também o Instituto de Educação do Rio de Janeiro, que serviu como centro de pesquisa para a renovação das antigas concepções e práticas pedagógicas para a formação de professores. Ou seja, novo modelo de Formação de Professores pretendia incentivar mudanças nas ideias, valores, conceitos e práticas pedagógicas já existentes a fim de promover um maior e melhor desenvolvimento.

Outros materiais