Buscar

FARMACO APLICADA aula 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FARMACO APLICADA (AULA 2)
Insulina e hipoglicemiantes orais
-Insulina
É produzida pela célula Beta, esta célula fabrica insulina e essa insulina é armazenada em grânulos dentro dessa célula. Esta célula tem receptor Beta 2, alfa2, receptor pra GH. Nesta célula temos canal de potássio fica aberto e o potássio vaza dessa célula, a voltagem dentro da célula fica hiperpolarizada que contém insulina em grânulos que foram fabricadas no núcleo.
Insulina não chega a ser uma proteína, é um polipeptídeo, um hormônio de origem protéica
- Saída da insulina
1º mecanismo: Quando você come glicose, a glicose ta no intestino e ela atravessa a membrana com co-transporte com o sódio e essa glicose pra ir pra corrente sanguínea ela precisa de um transportador, por isso ela entra por difusão facilitada. Quando absorvemos a glicose ativamos o transportados alfa glicosidase. Ao ativar o transportador, ativamos uma substância no intestino chamado incretinas. 
Incretinas são substâncias químicas produzidas no intestino na presença da absorção da glicose e as incretinas fazem as células liberarem insulinas. 
Glicose na veia não libera incretina, só se der glicose por via oral. 
Hipoglicemia e der glicose oral vai liberar insulina, vai fazer mais hipoglicemia. Se der glicose venosa, não libera incretina.
2º mecanismo: Absorvi glicose, agora aumentei a glicemia. 
A glicemia normal aceitável em jejum é entre 70 e 100mg/dL
Se a glicemia aumentar, aumenta a glicose na célula e não precisa de insulina pra glicose entrar. Existe tecido que a glicose entra sem precisar de insulina (SNC, hemácias e célula Beta).
Glicose entra por difusão facilitada e essa glicose é queimada como energia e ocorre produção de ATP. Esse canal de potássio é chamado de IcaATP. 
IcaATP é um canal de potássio que na presença de ATP ele fecha. Aí a célula despolariza e entra cálcio e este promove a exocitose da insulina.
 O Glucagon reduz a liberação de insulina, mas os receptores de glucagon aumentam a insulina.
O receptor Beta adrenégico provoca liberação de insulina.
O receptor alfa 2 adrenérgico provoca diminuição da secreção de insulina
Cortisol diminui secreção de insulina
- Hormônios que se tem no corpo pra aumentar a glicemia: Glucagon, GH, cortisol, adrenalina e insulina lactentes
-Hormônios que se tem no corpo pra diminuir a glicemia: Insulina
É mais importante aumentar a glicemia do que reduzir
Insulina quando cai na corrente sanguínea vai para receptores próprios. O s receptores de insulina se localizam no fígado. 
Ação da insulina: Agonista para receptores próprios e o receptor de insulina está na membrana da célula e ele tem uma grande subunidade alfa e uma outra Beta.
A insulina se liga a essas duas subunidades e ativa o receptor. Ao ativar o receptor , ativa o sistema tirosina quinase. Ao ativar a tirosina quinase, aumenta os canais glúteos, aumenta as enzimas que fazem síntese protéica e converte glicose em glicogênio. 
A conversão do glicogênio em glicose é o que o glucagon faz. A conversão da glicose em glicogênio é feito pela insulina. 
A insulina no fígado armazena toda a glicose circulante na forma de glicogênio. A insulina também aumenta o número de mitocôndrias, tem efeito anabolizante, aumenta a capitação de potássio dentro das células.
- DM tipo 1
*mais conhecida e mais drástica
*acomete na infância
*não é hereditária
*Feto de diabéticas são enormes porque o feto produz insulina, a grávida não produz ou produz pouco, como ela faz hiperglicemia a glicose passa para o feto e aí ele acaba produzindo muita insulina e no feto a insulina é o hormônio de crescimento. 
-DM tipo 2
*causada por perda da sensibilidade do sistema
*predominantemente hereditária
*evitar glicose
- Como identificá-la?
*indivíduo tem muita sede
*sede, poliúria e polifagia
Pra ter glicose na urina uma pessoa normal, ele precisa ter no mínimo 301mg/dL senão não sai glicose na urina, ou ter lesão de reabsorção
- Diagnóstico laboratorial
*glicemia em jejum (menor ou igual que 100 = normal; entre 100 e 110 = tem que observar; acima de 120 = diabetes)
*curva de tolerância a insulina e intolerância a glicose
*hemoglobina aplicada
- Tratamento: Dieta e mudança de hábito.
Insulina e leptina são dois hormônio que inibem a fome
Quando o estômago está vazio produz um hormônio chamado grelina. Este hormônio estimula a comer, a ter apetite. Quando acaba de comer a colecistocinina e a insulina inibem a fome.
Pra quem é dependente de insulina ou o não dependente descompensado usa-se insulina.
- Insulina Lispro: insulina mais rápida. Faz um pico em torno de 20 a 40 minutos. Ação não dura mais que 2 horas. É cristalina, não precisa ficar em geladeira e pode ser aplicada na veia porque é uma solução.
- Insulina Regular: um pouco mais lenta que a lispro. Também é cristalina. Início de ação dela é 1 hora, o pico é em torno de 2 horas e a duração é em torno de 4 a 6 horas. Usada muito em ambiente hospitalar. Não precisa guardar em geladeira. Rodízio no local de aplicação (qualquer insulina). Evitar a noite porque não dá pra verificar sinais de hipoglicemia.
Insulina Lispro e Regular são pra usar em emergência e SOS
Insulina Medianas e longas são pra ser usadas no dia-a-dia
- Insulina Mediana : mais comum é a NPH. É leitosa. Não pode ser feita na veia, é uma suspensão. Só pode ser feita por via subcutânea. É chamada de NPH porque tem cristais de protamina. Se dissolve devagar e cai no sangue. O início de ação é 4horas, o pico é entre 6 a 8 horas e a duração é em torno de 12 horas.
O ideal é aplicar pela manhã as insulinas NPH e regular porque se der só a NPH vai demorar a fazer efeito. Dando as duas consegue fazer o efeito na hora e manter o efeito por um longo período.
- Insulina da família longa: NPZ (protamina zinco), monotard. São insulinas que tem mais cristais, formam um cristal mais denso. O início da ação é em 6 horas, o pico ocorre entre 8 a 10 horas e a duração as vezes vai a 30 horas. Essa insulina é pra ser tratada em pacientes muito regular, que toma os medicamentos certos.
Hoje existe insulina conjugada, por exemplo NPZ com lispro. Não é pra ser usado no hospital, é para o indivíduo usar em casa. 
Pacientes tipo 2 que estão descompensados só usa ou NPH ou regular
- Hipoglicemiantes orais
*Hipoglicemiantes e euglicemiantes
*Insulinas naturais (plantas)
*Sulfoniluréias (glibedamida, metformina, fenformina): São substâncias que aumentam a secreção de insulina pela célula Beta pancreática. Aumenta a insulina e diminui a glicemia. O excesso dessa droga pode degranular a célula Beta, se degranular vai parar de produzir insulina.
*Cuidado de enfermagem: observar o paciente quanto a hipoglicemia

Outros materiais