Buscar

Procedimentos na Justiça do Trabalho

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201513591429)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No que pertine à reclamação e à notificação na Justiça do Trabalho, é INCORRETO afirmar:
		
	
	Em regra, a notificação será feita por via postal, sendo inadmitida a notificação por edital nos processos que tramitam pelo rito sumaríssimo.
	 
	Recebida e protocolada a reclamação trabalhista, a segunda via da petição deverá ser remetida ao reclamado pelo secretário da vara do trabalho no prazo de 5 (cinco) dias.
	
	Recebida e protocolada a reclamação trabalhista, será remetida a segunda via da petição ao reclamado, notificando-o ao mesmo tempo, para comparecer à audiência de conciliação, instrução e julgamento, que será a primeira desimpedida, 5 (cinco) dias após o recebimento da notificação.
	
	A reclamação trabalhista será distribuída nas localidades em que houver mais de uma Vara do Trabalho.
	
	Presume-se recebida a notificação 48 (quarenta e oito) horas após a sua postagem, cabendo ao destinatário o ônus de provar o seu não recebimento ou a entrega após o decurso desse prazo.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201513078744)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	V Exame de Ordem Unificado
A respeito das nulidades no processo do trabalho, é correto afirmar que
		
	
	as partes poderão alegar nulidade enquanto estiver aberta a instrução, mesmo que já tenham tido oportunidade de manifestação nos autos.
	 
	só serão considerados nulos os atos que alegadamente causarem manifesto prejuízo às partes litigantes.
	
	declarada a nulidade, por qualquer fundamento, todos os atos processuais posteriores serão nulos.
	
	é desnecessária a provocação da parte para a declaração de nulidade.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201513145985)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Acerca dos institutos da capacidade de ser parte, capacidade processual e capacidade postulatória, marque a alternativa correta: I) As reclamações trabalhistas dos menores de 18 anos não necessariamente serão feitas por seus representantes legais e, na falta destes, pela Procuradoria Regional do Trabalho, pelo sindicato profissional, pelo Ministério Público Estadual ou curador nomeado em juízo. II) A doutrina Trabalhista entende que o menor emancipado (artigo 5º, parágrafo único, do CC), não tem capacidade plena de praticar todos os atos da vida civil, inclusive, os atos de caráter trabalhistas, tais como, dar quitação ao empregador das verbas indenizatórias provenientes do rompimento do pacto laboral. III) No Processo do Trabalho, o representa age no processo em nome do titular da pretensão, defendendo o direito do próprio representado. IV) A teor da Lei 5.584/70, a assistência judiciária na Justiça do Trabalho, é prestada ao trabalhador, através do sindicato da categoria profissional a que pertence o mesmo, ainda que este não seja associado. V) A grande diferença em relação à representação consiste no fato de que na assistência (ao contrário da representação), o assistente apenas supre a deficiência da declaração de vontade do assistido, sem substituí-la.
		
	
	A) Somente está correta a alternativa I.
	
	B) Somente são corretas as alternativas II e III.
	
	E) Somente a alternativa V está errada.
	
	D) Somente está correta a alternativa IV.
	 
	C) Todas as alternativas estão corretas.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201513492184)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	[Procurador do Estado/CE-CESPE-Adaptada] Com relação às nulidades em processo do trabalho, é correto afirmar que a nulidade apenas será declarada se houver:
		
	
	Provocação da parte que não houver dado causa; resultar prejuízo manifesto à parte requerente e não se tratar de questão de ordem pública.
	
	Provocação da parte e dela resultar prejuízo manifesto àquela que arguir, mesmo sendo possível suprir a falta ou repetir o ato.
	
	Prejuízo à parte requerente somente nos casos de questão de ordem pública; não for possível suprir a falta ou repetir o ato questionado; houver sido arguida na primeira oportunidade que a parte interessada tinha para manifestar-se nos autos.
	 
	Provocação da parte que não lhe houver dado causa; resultar prejuízo manifesto à parte requerente; não for possível suprir a falta ou repetir o ato questionado; e houverem sido arguidas na primeira oportunidade que a parte interessada tinha em seguida ao ato ou falta.
	
	Contaminação dos atos anteriores ou disso resultar prejuízo à parte que lhe houver dado causa, exceto quando a questão emergir de interesse público, hipótese em que o silêncio da parte não prejudicará que o próprio juiz ou tribunal anule todo o processo onde se verifique a nulidade insanável.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201513081450)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	VII Exame de Ordem Unificado
Nos processos trabalhistas submetidos ao rito sumaríssimo, é correto afirmar que
		
	 
	se submetem ao rito sumaríssimo as causas cujo valor não exceda a quarenta vezes o salário mínimo vigente na data do ajuizamento da ação.
	
	o recurso ordinário terá parecer circunstanciado escrito do Ministério Público do Trabalho nos casos em que o desembargador relator entender estritamente necessário, diante da existência de interesse público a ser tutelado.
	
	não cabe a produção de prova pericial.
	
	a citação por edital somente será permitida se efetivamente for comprovado pelo autor que o réu se encontra em local incerto ou desconhecido.

Continue navegando