Buscar

Artigo Pilates

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Artigo: Flexibilidade 
 O método Pilates na melhora da flexibilidade
O pilates é um ótimo aliado na melhoria da qualidade de vida que auxilia no ganho de flexibilidade, elasticidade e melhora do tônus muscular, fazendo com que o praticante trabalhe a respiração, postura e equilíbrio. Esta atividade está diretamente ligada a prevenção de doenças osteomusculares provocadas pelo envelhecimento e/ou sedentarismo.
De acordo com a idade, a flexibilidade sofre alterações sendo assim diminuída, o que acarreta maiores riscos de lesões musculares. O pilates aumenta a capacidade de flexibilidade dos músculos, tornando os movimentos mais fluidos e eficazes, pois podem ser executados com maior força, amplitude e velocidade.
O método pilates foi criado por Joseph Hubertus Pilates devido a sua enfermidade de infância: raquitismo, asma e febre reumática, tornando sua saúde frágil. A luta pela sua sobrevivência fez com que se dedicasse ao estudo da anatomia.
Esse método ficou conhecido devido após a primeira Guerra Mundia, isso ocorreu porque pilates treinou um grupo de prisioneiros na Inglaterra, que superaram uma grande epidemia de gripe.
O método apresenta seis princípios básicos fundamentais: concentração, controle, alinhamento, fluidez nos movimentos, respiração e precisão. É importante que os exercícios integrem estes princípios.