Logo Passei Direto
Buscar

historia moderna objetiva final

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

No século das luzes surge a figura do déspota esclarecido. Este século foi um período de profundas mudanças. Uma das formas que a nobreza conseguiu para se perpetuar no poder e manter o absolutismo foi a criação do que ficou conhecido como o despotismo esclarecido.
Sobre o despotismo esclarecido, analise as sentenças a seguir: I- Sistema político e econômico cujo objetivo era aumentar o poder da monarquia e da Igreja Católica durante o século XVIII na Europa. II- Forma de governo adotada por diversos monarcas da Europa no século XVIII, e tinha o propósito de realizar reformas baseadas nos preceitos iluministas. III- As principais reformas executadas pelos déspotas esclarecidos tratavam de limitar o poder da Igreja, especialmente nos países católicos, como a Áustria e Portugal. IV- O despotismo esclarecido é resumido exclusivamente como uma forma oportunista que alguns monarcas encontraram para se manter no poder. Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças II e III estão corretas.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças I e IV estão corretas.
D As sentenças II e IV estão corretas.

Os dois maiores movimentos políticos do final do século XVIII foram a independência dos Estados Unidos da América e a Revolução Francesa. O século XVIII foi profundamente influenciado pelas ideias do Iluminismo. Estes movimentos políticos foram, em parte, possibilitados pelas mudanças filosóficas propostas pela concepção iluminista da realidade social e histórica. A independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa apresentaram características em comum. Sobre essas características, assinale a alternativa CORRETA:
a) A valorização dos ideais de liberdade individual.
b) Ambos os movimentos almejavam a industrialização de seus países.
c) Lutavam por um governo centralizado.
d) Ambas receberam influência da Igreja Católica.

A transição da Idade Média para a Idade Moderna foi um período de grandes transformações e questionamentos em diversos âmbitos da sociedade. Um das questões que foram duramente criticadas foi a que se relacionava com o comércio da fé.
Qual é o nome da prática, comum na Igreja Católica durante o Renascimento, de se fazer nomeações políticas para os altos cargos da Igreja?
A - Simonia.
B - Venda de indulgências.
C - Disputatio.
D - Justificação.

O Iluminismo foi um movimento filosófico que transformou a concepção de mundo e as maneiras de explicar a realidade. Desde o início do século XVIII, os iluministas modificaram muitos aspectos da sociedade, como a economia, a liberdade individual e ajudaram em transformações econômicas e científicas.
Sobre a filosofia iluminista, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O princípio central das ideias iluministas era o uso da razão como forma de se investigar qualquer aspecto da sociedade.
( ) Dentre os preceitos iluministas se destacava a liberdade de pensamento, o homem deveria ser livre para pensar, para agir e para atuar politicamente.
( ) Para os iluministas, só seria aceitável reprimir o pensamento individual quando uma ideia se chocasse com fundamentos desenvolvidos por pensadores do mesmo segmento.
( ) Influenciou movimentos como a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América e a respectiva elaboração de sua constituição.
a) F - F - V - F.
b) V - V - F - V.
c) V - F - V - V.
d) V - V - V - F.

Sobre a venda de indulgências, analise as afirmativas abaixo e depois assinale a alternativa CORRETA:
I- Em 1517, o papa Leão X ofereceu indulgências àqueles que contribuíssem financeiramente com a reconstrução da Basílica de São Pedro, em Roma.
II- A venda de indulgências impulsionou Martinho Lutero a elaborar suas noventa e cinco teses que dariam origem à Reforma Religiosa.
III- O frei dominicano Johann Tetzel, na comercialização das indulgências, chegou a estabelecer uma lista de preços para diversos pecados.
IV- A venda de indulgências, iniciada no século XVI, se restringiu apenas às camadas mais humildes da sociedade europeia.
a) As afirmativas I, II e III estão corretas.
b) Todas as afirmativas estão corretas.
c) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
d) As afirmativas I e IV estão corretas.

A Revolução Francesa, de 1789, é parte integrante das chamadas revoluções burguesas que estão no contexto do fim das relações feudais no Ocidente, como a Revolução Americana e a Revolução Inglesa. Dentre as dificuldades enfrentadas pelo Estado francês, às vésperas da Revolução, inclui-se uma séria crise econômica.
Sobre os motivos dessa crise, analise as sentenças a seguir:
I- A Guerra dos Sete Anos contra a Inglaterra.
II- Uma série de colheitas ruins nos anos anteriores à Revolução.
III- O sistema de privilégios feudais que vigorava no país.
IV- O excelente resultado da Revolução Industrial.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I e IV estão corretas.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

Leia atentamente as afirmativas abaixo sobre a difusão do calvinismo, depois assinale com (V) verdadeiro e (F) falso as sentenças e em seguida assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O pensamento Calvinista ganhou força inicialmente em Genebra, na Suíça.
( ) A Escócia foi um dos poucos países do Continente Europeu que não recebeu influência do calvinismo.
( ) A difusão do calvinismo nos Países Baixos ocorreu devido à grande prosperidade econômica da região, seguindo a ideia weberiana de que a ética calvinista estimularia o desenvolvimento da atividade capitalista.
( ) Os seguidores do Calvinismo na França passaram a se chamar huguenotes.
a) F - V - F - F.
b) F - F - V - V.
c) V - F - V - V.
d) V - V - V - F.

O Renascimento marca a transição da Idade Média para a Idade Moderna. Num só termo procura-se aglutinar um conjunto de transformações no campo artístico, científico, cultural, entre outros. É o renascer de muitos elementos que ficaram, em certa medida, adormecidos durante o período medieval.
Sobre as características do Renascimento, analise as sentenças a seguir:
I- A confiança na capacidade inventiva dos seres humanos.
II- O abandono das antigas percepções medievais de um mundo teocêntrico.
III- A valorização das artes como forma de expressão artística.
IV- O aumento das desigualdades sociais.
a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

A modernidade é um tempo de descobertas e inventividade. O renascimento artístico e cultural explora as potencialidades do ser humano. No contexto das descobertas da modernidade, há a expansão marítima europeia que também faz parte de um amplo campo de descobrimentos científicos. As grandes navegações resultaram em consequências bem diversas para o velho e para o novo mundo.
Acerca desse assunto, analise as sentenças a seguir:
I- A modernidade, época de tanto progresso para a sociedade europeia, foi em grande parte resultado da exploração dos demais povos do mundo, submetidos ao domínio europeu.
II- Ao perceberem a brutalidade dos atos sobre as populações indígenas, os europeus rapidamente promoveram missões de paz, no intuito de estabelecer boas relações com os nativos da nova terra.
III- Ao chegarem às novas terras, os europeus estavam mais preocupados em converter os nativos às suas próprias crenças ou a matá-los, se não obtivessem êxito na missão.
IV- Os poucos europeus preocupados com os indígenas eram geralmente missionários religiosos, mas mesmo esse interesse era motivado por ideais utópicos de uma sociedade perfeita nos conceitos europeus.
a) Assentenças I, III e IV estão corretas.
b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) Somente a sentença IV está correta.

Em outubro de 1517, Martinho Lutero, um monge agostiniano, escreveu ao arcebispo de sua diocese um documento que ficou conhecido como as 95 Teses. Este documento tinha a pretensão de estabelecer um debate acadêmico teológico, um 'disputatio'. Neste debate, Lutero pretendia levantar algumas teses para serem apreciadas por outros estudiosos dos assuntos religiosos.
Dentre as pretensões de Lutero no momento de divulgação das noventa e cinco teses, assinale a alternativa CORRETA:
a) Alertar a população acerca da importância das indulgências para a obtenção do perdão.
b) Beneficiar-se diretamente de práticas da Igreja Católica como a simonia.
c) Propor a todos os estudiosos algumas questões teológicas, buscando sua apreciação.
d) Sistematizar a cobrança de indulgências.

As reformas religiosas ocorridas na Europa no século XVI, a protestante e a católica, procuraram responder e apaziguar a angústia sentida pelos fiéis quanto à salvação da alma.
O que distinguia os dois movimentos reformadores a respeito da questão da salvação?
A O protestantismo elaborou a doutrina da salvação pela mortificação do corpo, e o catolicismo pregou a necessidade da vida monástica para o cristão.
B O protestantismo formulou a teoria da justificação pelos pecados, e o catolicismo reafirmou a crença no poder das indulgências papais.
C O protestantismo considerava a Igreja necessária na relação do fiel com Deus, e o catolicismo incorporou o princípio da livre interpretação da Bíblia.
D O protestantismo postulou o princípio da salvação pela fé na palavra divina, e o catolicismo sustentou a eficácia de sacramentos como a confissão.

Considerando a divisão cronológica quadripartite da história ocidental, o período chamado 'Moderno' apresentou algumas marcas que lhe são peculiares.
Com relação ao período referenciado no fragmento acima, assinale a opção correta:
A A República de Cromwell (Commonwealth), instaurada na Inglaterra em meados do século XVII, fortaleceu o mercantilismo inglês, estabelecendo que todo transporte de mercadorias da Inglaterra e suas colônias deveria ser feito por navios ingleses, caracterizando forte protecionismo.
B O Iluminismo preconizava que o 'espírito das luzes' devia triunfar e isto só seria possível por meio de uma intensa atuação da Igreja no campo da educação, originando, dessa forma, uma rede de escolas vinculadas às ordens religiosas em vários países.
C Na economia, pensadores franceses geraram uma corrente teórica chamada Fisiocracia, que, na sua essência, afirmava que a verdadeira riqueza não era gerada pelo comércio, mas, sim, pelas atividades agrícolas, pensamento este que se respaldava na prática mercantilista do período.
D O período da História Moderna é marcado pela ascensão econômica da nobreza e pelo declínio da burguesia, fato que pode ser percebido com a eclosão da Revolução Francesa.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

No século das luzes surge a figura do déspota esclarecido. Este século foi um período de profundas mudanças. Uma das formas que a nobreza conseguiu para se perpetuar no poder e manter o absolutismo foi a criação do que ficou conhecido como o despotismo esclarecido.
Sobre o despotismo esclarecido, analise as sentenças a seguir: I- Sistema político e econômico cujo objetivo era aumentar o poder da monarquia e da Igreja Católica durante o século XVIII na Europa. II- Forma de governo adotada por diversos monarcas da Europa no século XVIII, e tinha o propósito de realizar reformas baseadas nos preceitos iluministas. III- As principais reformas executadas pelos déspotas esclarecidos tratavam de limitar o poder da Igreja, especialmente nos países católicos, como a Áustria e Portugal. IV- O despotismo esclarecido é resumido exclusivamente como uma forma oportunista que alguns monarcas encontraram para se manter no poder. Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças II e III estão corretas.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças I e IV estão corretas.
D As sentenças II e IV estão corretas.

Os dois maiores movimentos políticos do final do século XVIII foram a independência dos Estados Unidos da América e a Revolução Francesa. O século XVIII foi profundamente influenciado pelas ideias do Iluminismo. Estes movimentos políticos foram, em parte, possibilitados pelas mudanças filosóficas propostas pela concepção iluminista da realidade social e histórica. A independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa apresentaram características em comum. Sobre essas características, assinale a alternativa CORRETA:
a) A valorização dos ideais de liberdade individual.
b) Ambos os movimentos almejavam a industrialização de seus países.
c) Lutavam por um governo centralizado.
d) Ambas receberam influência da Igreja Católica.

A transição da Idade Média para a Idade Moderna foi um período de grandes transformações e questionamentos em diversos âmbitos da sociedade. Um das questões que foram duramente criticadas foi a que se relacionava com o comércio da fé.
Qual é o nome da prática, comum na Igreja Católica durante o Renascimento, de se fazer nomeações políticas para os altos cargos da Igreja?
A - Simonia.
B - Venda de indulgências.
C - Disputatio.
D - Justificação.

O Iluminismo foi um movimento filosófico que transformou a concepção de mundo e as maneiras de explicar a realidade. Desde o início do século XVIII, os iluministas modificaram muitos aspectos da sociedade, como a economia, a liberdade individual e ajudaram em transformações econômicas e científicas.
Sobre a filosofia iluminista, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O princípio central das ideias iluministas era o uso da razão como forma de se investigar qualquer aspecto da sociedade.
( ) Dentre os preceitos iluministas se destacava a liberdade de pensamento, o homem deveria ser livre para pensar, para agir e para atuar politicamente.
( ) Para os iluministas, só seria aceitável reprimir o pensamento individual quando uma ideia se chocasse com fundamentos desenvolvidos por pensadores do mesmo segmento.
( ) Influenciou movimentos como a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América e a respectiva elaboração de sua constituição.
a) F - F - V - F.
b) V - V - F - V.
c) V - F - V - V.
d) V - V - V - F.

Sobre a venda de indulgências, analise as afirmativas abaixo e depois assinale a alternativa CORRETA:
I- Em 1517, o papa Leão X ofereceu indulgências àqueles que contribuíssem financeiramente com a reconstrução da Basílica de São Pedro, em Roma.
II- A venda de indulgências impulsionou Martinho Lutero a elaborar suas noventa e cinco teses que dariam origem à Reforma Religiosa.
III- O frei dominicano Johann Tetzel, na comercialização das indulgências, chegou a estabelecer uma lista de preços para diversos pecados.
IV- A venda de indulgências, iniciada no século XVI, se restringiu apenas às camadas mais humildes da sociedade europeia.
a) As afirmativas I, II e III estão corretas.
b) Todas as afirmativas estão corretas.
c) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
d) As afirmativas I e IV estão corretas.

A Revolução Francesa, de 1789, é parte integrante das chamadas revoluções burguesas que estão no contexto do fim das relações feudais no Ocidente, como a Revolução Americana e a Revolução Inglesa. Dentre as dificuldades enfrentadas pelo Estado francês, às vésperas da Revolução, inclui-se uma séria crise econômica.
Sobre os motivos dessa crise, analise as sentenças a seguir:
I- A Guerra dos Sete Anos contra a Inglaterra.
II- Uma série de colheitas ruins nos anos anteriores à Revolução.
III- O sistema de privilégios feudais que vigorava no país.
IV- O excelente resultado da Revolução Industrial.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I e IV estão corretas.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

Leia atentamente as afirmativas abaixo sobre a difusão do calvinismo, depois assinale com (V) verdadeiro e (F) falso as sentenças e em seguida assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O pensamento Calvinista ganhou força inicialmente em Genebra, na Suíça.
( ) A Escócia foi um dos poucos países do Continente Europeu que não recebeu influência do calvinismo.
( ) A difusão do calvinismo nos Países Baixos ocorreu devido à grande prosperidade econômica da região, seguindo a ideia weberiana de que a ética calvinista estimularia o desenvolvimento da atividade capitalista.
( ) Os seguidores do Calvinismo na França passaram a se chamar huguenotes.
a) F - V - F - F.
b) F - F - V - V.
c) V - F - V - V.
d) V - V - V - F.

O Renascimento marca a transição da Idade Média para a Idade Moderna. Num só termo procura-se aglutinar um conjunto de transformações no campo artístico, científico, cultural, entre outros. É o renascer de muitos elementos que ficaram, em certa medida, adormecidos durante o período medieval.
Sobre as características do Renascimento, analise as sentenças a seguir:
I- A confiança na capacidade inventiva dos seres humanos.
II- O abandono das antigas percepções medievais de um mundo teocêntrico.
III- A valorização das artes como forma de expressão artística.
IV- O aumento das desigualdades sociais.
a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

A modernidade é um tempo de descobertas e inventividade. O renascimento artístico e cultural explora as potencialidades do ser humano. No contexto das descobertas da modernidade, há a expansão marítima europeia que também faz parte de um amplo campo de descobrimentos científicos. As grandes navegações resultaram em consequências bem diversas para o velho e para o novo mundo.
Acerca desse assunto, analise as sentenças a seguir:
I- A modernidade, época de tanto progresso para a sociedade europeia, foi em grande parte resultado da exploração dos demais povos do mundo, submetidos ao domínio europeu.
II- Ao perceberem a brutalidade dos atos sobre as populações indígenas, os europeus rapidamente promoveram missões de paz, no intuito de estabelecer boas relações com os nativos da nova terra.
III- Ao chegarem às novas terras, os europeus estavam mais preocupados em converter os nativos às suas próprias crenças ou a matá-los, se não obtivessem êxito na missão.
IV- Os poucos europeus preocupados com os indígenas eram geralmente missionários religiosos, mas mesmo esse interesse era motivado por ideais utópicos de uma sociedade perfeita nos conceitos europeus.
a) Assentenças I, III e IV estão corretas.
b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) Somente a sentença IV está correta.

Em outubro de 1517, Martinho Lutero, um monge agostiniano, escreveu ao arcebispo de sua diocese um documento que ficou conhecido como as 95 Teses. Este documento tinha a pretensão de estabelecer um debate acadêmico teológico, um 'disputatio'. Neste debate, Lutero pretendia levantar algumas teses para serem apreciadas por outros estudiosos dos assuntos religiosos.
Dentre as pretensões de Lutero no momento de divulgação das noventa e cinco teses, assinale a alternativa CORRETA:
a) Alertar a população acerca da importância das indulgências para a obtenção do perdão.
b) Beneficiar-se diretamente de práticas da Igreja Católica como a simonia.
c) Propor a todos os estudiosos algumas questões teológicas, buscando sua apreciação.
d) Sistematizar a cobrança de indulgências.

As reformas religiosas ocorridas na Europa no século XVI, a protestante e a católica, procuraram responder e apaziguar a angústia sentida pelos fiéis quanto à salvação da alma.
O que distinguia os dois movimentos reformadores a respeito da questão da salvação?
A O protestantismo elaborou a doutrina da salvação pela mortificação do corpo, e o catolicismo pregou a necessidade da vida monástica para o cristão.
B O protestantismo formulou a teoria da justificação pelos pecados, e o catolicismo reafirmou a crença no poder das indulgências papais.
C O protestantismo considerava a Igreja necessária na relação do fiel com Deus, e o catolicismo incorporou o princípio da livre interpretação da Bíblia.
D O protestantismo postulou o princípio da salvação pela fé na palavra divina, e o catolicismo sustentou a eficácia de sacramentos como a confissão.

Considerando a divisão cronológica quadripartite da história ocidental, o período chamado 'Moderno' apresentou algumas marcas que lhe são peculiares.
Com relação ao período referenciado no fragmento acima, assinale a opção correta:
A A República de Cromwell (Commonwealth), instaurada na Inglaterra em meados do século XVII, fortaleceu o mercantilismo inglês, estabelecendo que todo transporte de mercadorias da Inglaterra e suas colônias deveria ser feito por navios ingleses, caracterizando forte protecionismo.
B O Iluminismo preconizava que o 'espírito das luzes' devia triunfar e isto só seria possível por meio de uma intensa atuação da Igreja no campo da educação, originando, dessa forma, uma rede de escolas vinculadas às ordens religiosas em vários países.
C Na economia, pensadores franceses geraram uma corrente teórica chamada Fisiocracia, que, na sua essência, afirmava que a verdadeira riqueza não era gerada pelo comércio, mas, sim, pelas atividades agrícolas, pensamento este que se respaldava na prática mercantilista do período.
D O período da História Moderna é marcado pela ascensão econômica da nobreza e pelo declínio da burguesia, fato que pode ser percebido com a eclosão da Revolução Francesa.

Prévia do material em texto

Acadêmico: Marcelo Navarini Schlottfeldt 
Disciplina: História Moderna (HIS28) 
Avaliação: Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:404461) ( peso.:3,00) 
Prova Objetiva: 6508063 
Nota da Prova: 8 
1. No século das luzes surge a figura do déspota esclarecido. Este século foi um 
período de profundas mudanças. Uma das formas que a nobreza conseguiu para se 
perpetuar no poder e manter o absolutismo foi a criação do que ficou conhecido 
como o despotismo esclarecido. Sobre o despotismo esclarecido, analise as sentenças 
a seguir: 
 
I- Sistema político e econômico cujo objetivo era aumentar o poder da monarquia e 
da Igreja Católica durante o século XVIII na Europa. 
II- Forma de governo adotada por diversos monarcas da Europa no século XVIII, e 
tinha o propósito de realizar reformas baseadas nos preceitos iluministas. 
III- As principais reformas executadas pelos déspotas esclarecidos tratavam de 
limitar o poder da Igreja, especialmente nos países católicos, como a Áustria e 
Portugal. 
IV- O despotismo esclarecido é resumido exclusivamente como uma forma 
oportunista que alguns monarcas encontraram para se manter no poder. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 a) As sentenças I e III estão corretas. 
 b) As sentenças II e IV estão corretas. 
 c) As sentenças II e III estão corretas. 
 d) As sentenças I e IV estão corretas. 
 
2. Os dois maiores movimentos políticos do final do século XVIII foram a 
independência dos Estados Unidos da América e a Revolução Francesa. O século 
XVIII foi profundamente influenciado pelas ideias do Iluminismo. Estes movimentos 
políticos foram, em parte, possibilitados pelas mudanças filosóficas propostas pela 
concepção iluminista da realidade social e histórica. A independência dos Estados 
Unidos e a Revolução Francesa apresentaram características em comum. Sobre essas 
características, assinale a alternativa CORRETA: 
 a) Ambos os movimentos almejavam a industrialização de seus países. 
 b) A valorização dos ideais de liberdade individual. 
 c) Lutavam por um governo centralizado. 
 d) Ambas receberam influência da Igreja Católica. 
 
3. A transição da Idade Média para a Idade Moderna foi um período de grandes 
transformações e questionamentos em diversos âmbitos da sociedade. Um das 
questões que foram duramente criticadas foi a que se relacionava com o comércio da 
fé. Qual é o nome da prática, comum na Igreja Católica durante o Renascimento, de 
se fazer nomeações políticas para os altos cargos da Igreja? 
 a) Disputatio. 
 b) Simonia. 
 c) Venda de indulgências. 
 d) Justificação. 
 
4. O Iluminismo foi um movimento filosófico que transformou a concepção de mundo 
e as maneiras de explicar a realidade. Desde o início do século XVIII, os iluministas 
modificaram muitos aspectos da sociedade, como a economia, a liberdade individual 
e ajudaram em transformações econômicas e científicas. Sobre a filosofia iluminista, 
classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) O princípio central das ideias iluministas era o uso da razão como forma de se 
investigar qualquer aspecto da sociedade. 
( ) Dentre os preceitos iluministas se destacava a liberdade de pensamento, o 
homem deveria ser livre para pensar, para agir e para atuar politicamente. 
( ) Para os iluministas, só seria aceitável reprimir o pensamento individual quando 
uma ideia se chocasse com fundamentos desenvolvidos por pensadores do mesmo 
segmento. 
( ) Influenciou movimentos como a Declaração de Independência dos Estados 
Unidos da América e a respectiva elaboração de sua constituição. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) V - F - V - V. 
 b) V - V - V - F. 
 c) F - F - V - F. 
 d) V - V - F - V. 
 
5. Sobre a venda de indulgências, analise as afirmativas abaixo e depois assinale a 
alternativa CORRETA: 
I- Em 1517, o papa Leão X ofereceu indulgências àqueles que contribuíssem 
financeiramente com a reconstrução da Basílica de São Pedro, em Roma. 
II- A venda de indulgências impulsionou Martinho Lutero a elaborar suas noventa e 
cinco teses que dariam origem à Reforma Religiosa. 
III- O frei dominicano Johann Tetzel, na comercialização das indulgências, chegou a 
estabelecer uma lista de preços para diversos pecados. 
IV- A venda de indulgências, iniciada no século XVI, se restringiu apenas às 
camadas mais humildes da sociedade europeia. 
 a) Todas as afirmativas estão corretas. 
 b) As afirmativas II, III e IV estão corretas. 
 c) As afirmativas I e IV estão corretas. 
 d) As afirmativas I, II e III estão corretas. 
 
6. A Revolução Francesa, de 1789, é parte integrante das chamadas revoluções 
burguesas que estão no contexto do fim das relações feudais no Ocidente, como a 
Revolução Americana e a Revolução Inglesa. Dentre as dificuldades enfrentadas 
pelo Estado francês, às vésperas da Revolução, inclui-se uma séria crise econômica. 
Sobre os motivos dessa crise, analise as sentenças a seguir: 
 
I- A Guerra dos Sete Anos contra a Inglaterra. 
II- Uma série de colheitas ruins nos anos anteriores à Revolução. 
III- O sistema de privilégios feudais que vigorava no país. 
IV- O excelente resultado da Revolução Industrial. 
 
Agora, assinale a alternativa CORRETA: 
 a) As sentenças I, II e III estão corretas. 
 b) As sentenças II, III e IV estão corretas. 
 c) As sentenças I e IV estão corretas. 
 d) As sentenças I, III e IV estão corretas. 
 
7. Leia atentamente as afirmativas abaixo sobre a difusão do calvinismo, depois 
assinale com (V) verdadeiro e (F) falso as sentenças e em seguida assinale a 
alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
( ) O pensamento Calvinista ganhou força inicialmente em Genebra, na Suíça. 
( ) A Escócia foi um dos poucos países do Continente Europeu que não recebeu 
influência do calvinismo. 
( ) A difusão do calvinismo nos Países Baixos ocorreu devido à grande 
prosperidade econômica da região, seguindo a ideia weberiana de que a ética 
calvinista estimularia o desenvolvimento da atividade capitalista. 
( ) Os seguidores do Calvinismo na França passaram a se chamar huguenotes. 
 a) V - V - V - F. 
 b) V - F - V - V. 
 c) F - F - V - V. 
 d) F - V - F - F. 
 
8. O Renascimento marca a transição da Idade Média para a Idade Moderna. Num só 
termo procura-se aglutinar um conjunto de transformações no campo artístico, 
científico, cultural, entre outros. É o renascer de muitos elementos que ficaram, em 
certa medida, adormecidos durante o período medieval. Sobre as características do 
Renascimento, analise as sentenças a seguir: 
 
I- A confiança na capacidade inventiva dos seres humanos. 
II- O abandono das antigas percepções medievais de um mundo teocêntrico. 
III- A valorização das artes como forma de expressão artística. 
IV- O aumento das desigualdades sociais. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 a) As sentenças I, II e IV estão corretas. 
 b) As sentenças I, III e IV estão corretas. 
 c) As sentenças I, II e III estão corretas. 
 d) As sentenças II, III e IV estão corretas. 
 
9. A modernidade é um tempo de descobertas e inventividade. O renascimento artístico 
e cultural explora as potencialidades do ser humano. No contexto das descobertas da 
modernidade, há a expansão marítima europeia que também faz parte de um amplo 
campo de descobrimentos científicos. As grandes navegações resultaram em 
consequências bem diversas para o velho e para o novo mundo. Acerca desse 
assunto, analise as sentenças a seguir: 
 
I- A modernidade, época de tanto progresso para a sociedade europeia, foi em grande 
parte resultado da exploraçãodos demais povos do mundo, submetidos ao domínio 
europeu. 
II- Ao perceberem a brutalidade dos atos sobre as populações indígenas, os europeus 
rapidamente promoveram missões de paz, no intuito de estabelecer boas relações 
com os nativos da nova terra. 
III- Ao chegarem às novas terras, os europeus estavam mais preocupados em 
converter os nativos às suas próprias crenças ou a matá-los, se não obtivessem êxito 
na missão. 
IV- Os poucos europeus preocupados com os indígenas eram geralmente 
missionários religiosos, mas mesmo esse interesse era motivado por ideais utópicos 
de uma sociedade perfeita nos conceitos europeus. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 a) Assentenças I, III e IV estão corretas. 
 b) As sentenças I, II e III estão corretas. 
 c) Somente a sentença IV está correta. 
 d) As sentenças II, III e IV estão corretas. 
 
10. Em outubro de 1517, Martinho Lutero, um monge agostiniano, escreveu ao 
arcebispo de sua diocese um documento que ficou conhecido como as 95 Teses. Este 
documento tinha a pretensão de estabelecer um debate acadêmico teológico, um 
"disputatio". Neste debate, Lutero pretendia levantar algumas teses para serem 
apreciadas por outros estudiosos dos assuntos religiosos. Dentre as pretensões de 
Lutero no momento de divulgação das noventa e cinco teses, assinale a alternativa 
CORRETA: 
 a) Alertar a população acerca da importância das indulgências para a obtenção do 
perdão. 
 b) Sistematizar a cobrança de indulgências. 
 c) Propor a todos os estudiosos algumas questões teológicas, buscando sua 
apreciação. 
 d) Beneficiar-se diretamente de práticas da Igreja Católica como a simonia. 
 
11. (ENADE, 2005) As reformas religiosas ocorridas na Europa no século XVI, a 
protestante e a católica, procuraram responder e apaziguar a angústia sentida pelos 
fiéis quanto à salvação da alma. O que distinguia os dois movimentos reformadores a 
respeito da questão da salvação? 
 a) O protestantismo formulou a teoria da justificação pelos pecados, e o catolicismo 
reafirmou a crença no poder das indulgências papais. 
 b) O protestantismo considerava a Igreja necessária na relação do fiel com Deus, e o 
catolicismo incorporou o princípio da livre interpretação da Bíblia. 
 c) O protestantismo postulou o princípio da salvação pela fé na palavra divina, e o 
catolicismo sustentou a eficácia de sacramentos como a confissão. 
 d) O protestantismo elaborou a doutrina da salvação pela mortificação do corpo, e o 
catolicismo pregou a necessidade da vida monástica para o cristão. 
 
12. (ENADE, 2011) "Considerando a divisão cronológica quadripartite da história 
ocidental, o período chamado "Moderno" apresentou algumas marcas que lhe são 
peculiares." 
Com relação ao período referenciado no fragmento acima, assinale a opção correta: 
 
FONTE: DELUMEAU, J. A Civilização do Renascimento. Lisboa: Estampa, 1984. 
 a) A República de Cromwell (Commonwealth), instaurada na Inglaterra em meados 
do século XVII, fortaleceu o mercantilismo inglês, estabelecendo que todo 
transporte de mercadorias da Inglaterra e suas colônias deveria ser feito por 
navios ingleses, caracterizando forte protecionismo. 
 b) O período da História Moderna é marcado pela ascensão econômica da nobreza e 
pelo declínio da burguesia, fato que pode ser percebido com a eclosão da 
Revolução Francesa. 
 c) Na economia, pensadores franceses geraram uma corrente teórica chamada 
Fisiocracia, que, na sua essência, afirmava que a verdadeira riqueza não era 
gerada pelo comércio, mas, sim, pelas atividades agrícolas, pensamento este que 
se respaldava na prática mercantilista do período. 
 d) O Iluminismo preconizava que o "espírito das luzes" devia triunfar e isto só seria 
possível por meio de uma intensa atuação da Igreja no campo da educação, 
originando, dessa forma, uma rede de escolas vinculadas às ordens religiosas em 
vários países.

Mais conteúdos dessa disciplina