Buscar

Atividade Resolvida Matrizes Existencial Humanismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Humanismo - Sócrates
“Conhece-te a ti mesmo.” 
A Maiêutica – “A arte de levar o interlocutor, através de uma série de perguntas, a descobrir um conhecimento que ele possuía sem que o soubesse. ” É uma característica marcada por Sócrates e que se relaciona com o texto quando Rogers afirma que para estabelecer uma relação terapêutica, vai além de uma análise ou de uma observação, o terapeuta participa, se funde na experiência e através dos recursos científicos irá fazer o indivíduo resolver com seus próprios valores, como a maiêutica que estimulava o homem a pensar por si mesmo.
Renascentismo 
“Antropocentrismo, o homem no centro do conhecimento. ” Essa é uma forte característica do renascentismo quando ele rompe com a idade média e o teocentrismo, e se relaciona com texto pois Rogers vai dizer que o homem é primordial na estruturação de qualquer conhecimento sobre o fenômeno psicológico. Ser centro do conhecimento faz o homem perceber que o que lhe acontece depende dele próprio, percepção fundamental para a Psicologia existencial humanista.
“O que é o homem? ” Uma das questões que desencadeou o humanismo foi esta, o Homem sempre se preocupou com os problemas existenciais que ultrapassam o espaço e o tempo: angustia, medo, temor, náusea existencial etc. Esses problemas, algumas vezes enraizados no coração do Homem, suscita questões e respostas de ordem existencial. O texto nos traz que a partir desta questão, segmentos do conhecimento tentam formular uma definição universal do ser humano e, a partir da definição, tentam resolver os seus problemas existenciais. Em sua interioridade, porém, o Homem continua não sabendo quem é, nem como resolver suas questões existenciais. Ele é um desconhecido para si mesmo e não sabe como se estruturar para viver mais confiante em si e em suas relações sociais. Então entra o existencialismo que não resolve os problemas existenciais do homem, apenas os revela para lidar com eles.

Outros materiais