ativ aula 8
2 pág.

ativ aula 8


DisciplinaAdministração Geral II18 materiais103 seguidores
Pré-visualização1 página
Atividades das aulas 7 e 8
01- Imagine que ira abrir um negócio, mais antes precisará elaborar um plano de negócios para saber a viabilidade do seu negocio. Responda as questões abaixo como se fosse abrir sua própria empresa.
	Plano de Negócios Simplificado
	Nome da empresa: Dias & Lima Consultoria e Assessoria Contábil.
Localização justificada da empresa: 
A escolha do local busca a atender a demanda de comercio dos bairros da região. O local é um ótimo ponto para se exercer a atividade econômica, pois a área comercial é muito movimentada, com potenciais clientes, não possui concorrentes próximos, o fluxo de veículos não é muito alto, permitindo facilidade para estacionar nas proximidades do estabelecimento, o imóvel é próprio e totalmente reformado.
Sócios: Alinne Dias dos Santos e Thiago Pereira Lima.
	1 - Definição do negócio e perfil dos empreendedores
	- Qual é o negócio da empresa? 
Escritório Contábil
	1.2- Qual o setor em que a empresa vai atuar? 
Serviços de consultoria e assessoria contábil e fiscal
	\u2013 Os integrantes da empresa julgam-se em condições de abrir um negócio, com todos os sacrifícios e riscos envolvidos? Como os integrantes conseguirão informações e conselheiros para abrir este negócio?
Os integrantes são profissionais qualificados e dispostos a fazer o negócio funcionar com todos os sacrifícios e riscos que envolvem o empreendimento. Inicialmente buscando ajuda de empresas de Assessoria Jurídica e Contábil.
	- \u2013 Os integrantes da empresa conhecem o ramo em que a empresa vai atuar? Justificar o porque da escolha desta ideia?
O mercado é crescente e carece bastante de contabilistas que agreguem valor à aplicação das técnicas e princípios contábeis no cotidiano das empresas, tanto na escrituração contábil quanto na orientação aos empresários, visando dotá-los de todas as informações necessárias para a tomada de decisão no dia-a-dia.
	2 - Análise de mercado/ Pesquisa de mercado
	
	2.1.1 - O setor é bom para se investir? Por quê? Quantos e qual o perfil dos funcionários da empresa?
Sim. Avaliando o mercado é possível perceber uma crescente demanda por serviços no setor, pois as pesquisas de mercado apontam tendências crescentes na abertura de empresas e negócios no país, o que pode ser evidenciado pelas \u201cJuntas Comercias\u201d e \u201cCartórios Pessoas Jurídicas\u201d. Outro aspecto é a falta de profissionais capazes de atender as necessidades desta demanda, cada vez mais exigente, que busca profissionais qualificados para colaborar no desenvolvimento de suas empresas. São 10 colaboradores e todos possuem habilidades técnicas especificas para suas respectivas funções.
	2.1.2 \u2013 Sobre os clientes: 
	Qual é o seu perfil?
Empresas de pequeno e médio porte, profissionais liberais, autônomos e empreendedores.
	Quantos são?
50
	Onde estão?
Nas mediações do estabelecimento.
	Quais são as necessidades dos clientes?
Necessitam de maior atenção e tempo de seus contadores para que consigam atendê-los.
3-Investimento 
Qual o valor pretende investir na empresa? Justifique sua resposta.
Valor $
Equipamentos de informática
 11.500,00
Móveis e utensílios
 6.470,00
Máquinas e equipamentos
 6.240,00
Outros (sistema de segurança e software)
 3.000,00
Total
27.209,00