Buscar

Dirsursiva de Introdução

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. O trabalho existe desde o aparecimento do primeiro homem, porém, o conceito de segurança surgiu muito tempo depois. Em 1700, foi publicado, na Itália, um livro, cujo autor era um médico chamado Bernardino Ramazzini, que teve repercussão em todo o mundo, devido a sua importância. Nesta obra, Ramazzini descreve cinquenta profissões distintas e as doenças a elas relacionadas. É introduzido um novo conceito por Ramazzini: "Qual é a sua ocupação?". Hoje, poderíamos interpretar esta pergunta da seguinte forma: "Digas qual o seu trabalho, que direi os riscos que estás sujeito". Utilizando o conceito introduzido por Ramazzini, disserte sobre os riscos das profissões. 
FONTE: Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP1998_ART369.pdf>. Acesso em: 27 fev. 2018.
RESPOSTA ESPERADA:
- Toda profissão pode oferecer algum tipo de risco à saúde do trabalhador.
- Aquelas que expõem os trabalhadores a agentes nocivos à saúde, acima do limite permitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), são denominadas “profissões insalubres”. 
- Elas apresentam riscos devido à presença de fatores prejudiciais, como o ruído, o calor, a pressão, a vibração, o frio, a umidade, a poeira e os agentes químicos e biológicos. 
- A atenção do empregador e funcionários deve ser redobrada com relação à devida utilização dos equipamentos de proteção individual (EPI). 
- É preciso informar a forma correta de utilização de cada equipamento de proteção individual, além de fiscalizar se os trabalhadores estão utilizando os equipamentos. 
- É necessário adotar medidas de proteção coletiva que conservem o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerância permitidos.
QUESTÃO:
2. Como tecnólogo de Segurança do Trabalho, você promoveu todo o processo eleitoral da CIPA na sua empresa e agora precisa auxiliar a empresa na realização do treinamento de CIPA aos membros da comissão recém-formada, tanto para os titulares como aos suplentes, antes da posse. Para isso, a NR5 apresenta o conteúdo mínimo que esse treinamento deve contemplar. Qual o conteúdo mínimo que este treinamento deverá conter?
RESPOSTA ESPERADA:
De acordo com a NR5, esse treinamento deverá ter como conteúdo mínimo os itens:
- estudo das condições de trabalho e dos riscos;
- modo de realizar a investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho;
- noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos existentes na empresa;
- noções sobre AIDS, e medidas de prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis;
- noções sobre as legislações trabalhistas e previdenciárias sobre segurança e saúde no trabalho;
- princípios da higiene do trabalho e medidas de controle dos riscos.

Outros materiais