Buscar

TEORIAS DO DISCURSO QUESTOES

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TEORIAS DO DISCURSO (QUESTÕES)
1) Leia o texto a seguir(...) A partir da leitura do texto acima, é INCORRETO afirmar que o autor considera que: é papel da imprensa apenas contar o que aconteceu e com quem aconteceu.
2) Turbulência são comuns em quase todos os voos e, NORMALMENTE, podem ser detectados com antecedência, mas acidente e imprudência sempre caminham juntas. (Do leitor, sobre a turbulência que deixou 21 feridos. O Globo, 29/05/2009. Disponível em http://oglobo.globo.com/) Sabemos que os signos linguísticos são a união de significante e significado e que a escolha de uns, em detrimento de outros, veicula significados. O enunciado acima é a opinião de um leitor sobre problemas que ocorrem com transportes aéreos. O vocábulo NORMALMENTE, grifado no texto, reforça a ideia de um acontecimento que: 	se repete com rotina.
3) Leia o texto a seguir: Sabendo-se que em um texto é possível encontrar informações implícitas, ou seja, informações extraídas a partir do que está escrito, qual das alternativas a seguir está é INCORRETO? É certo considerar que o extermínio dos templários está vinculado ao fato de a sexta-feira 13 ser um dia de azar. Os templários estabeleceram um sistema que lembra nosso moderno sistema bancário.
4) Leia o texto a seguir, observando a forma como o autor descreve as qualidades de Emília. Observando-se as informações implícitas em um texto, pode-se dizer que o texto acima caracteriza a mulher como: escravizada.
5) O texto a seguir foi parte de uma propaganda das sandálias Havaianas. Ao efetuar sua leitura considere a escolha pela palavra MENOS. O uso do vocábulo MENOS na publicidade das Sandálias Havaianas apresenta um traço intencional e expressivo.
6) Leia a manchete a seguir. DO GALEÃO AO CENTRO, UMA VIA-CRÚCIS PARA OS TURISTAS Mau cheiro, miséria, risco de bala perdida são as boas-vindas do Rio (Jornal do Brasil, 06/08/2009, p. A11) Partindo-se da noção de sema, qual das alternativas a seguir está INCORRETA? 	A utilização da preposição DE para a veiculação de um sentido no texto não foi importante: dizer Boasv∈dasAORio'trariaomesmosentid⊙
7) Observe a propaganda a seguir. Carlos Alberto Parreira integrou a comissão técnica da seleção brasileira de futebol, tendo ficado famosos pela conquista, ao lado de Zagallo, pela Copa do Mundo de 1994. II. O fato de a uva precisar de uma trepadeira justifica a escolha dessa fruta para compor o significado com o nome do técnico da seleção.
8) Leias as afirmativas a seguir: I. define um conceito, ou seja, o conteúdo de um signo. II. distinguem conceitos entre si. III. estabelecem relações conceituais entre as palavras, ou seja, definem as relações entre os vocábulos de uma língua. As afirmativas acima se relacionam a qual dos conceitos abaixo? Semas.
9) Em qual das afirmativas a seguir, a figura de linguagem está INCORRETAMENTE descrita? Paronomásia é a repetição de uma ou mais palavras no início de várias frases, criando assim, um efeito de reforço e de coerência.
10) No trecho "O mito é o nada que é tudo", temos a presença da, figura de linguagem que consiste na utilização de frases ou termos que contrastam entre si. Antítese
11)Que nome damos a essa "espécie de metáfora morta", em que já não se sente nenhum vestígio de inovação, de criação individual e pitoresca'? (Garcia: 1997,90) Catacrese.
12) Sabemos que as figuras de linguagem têm um papel estilístico, ou seja, são usadas de modo a tornar nossas mensagens mais eficientes. Observe o trecho a seguir, retirado da música Fa<andoumpedaço',deDjavan. Metáfora 
13) Nas alternativas a seguir, temos várias figuras de linguagem. Qual delas está INCORRETAMENTE descrita? Elipse consiste na utilização de frases ou termos que contrastam entre si.
14) Leia o trecho a seguir retirado da música "Partido remendado" de Toninho Geraes: Ao longo da letra da música, temos a presença de uma figura de linguagem que se pauta pela repetição de consoantes com o objetivo de obter certo efeito. Qual o nome dessa figura? 	Aliteração.
15) Ocorre Antonomásia .quando se designa uma pessoa por uma qualidade, característica ou fato que a distingue. Desse modo, temos aquilo que é popularmente chamado de apelido, alcunha ou cognome. 
16) Leia as afirmativas a seguir: I. Sinestesia é uma figura de linguagem em que se misturem sensações visuais com auditivas, gustativas, olfativas, tácteis.II. Metonímia é a alteração de sentido de uma palavra ou expressão pelo acréscimo de outro significado ao já existente quando entre eles existe uma relação de contiguidade, de inclusão, de implicação, de interdependência, de coexistência.III. Elipse é a omissão de um ou mais termos numa oração que podem ser identificados com facilidade, tanto porque há elementos gramaticais que auxiliam na sua recuperação, quanto pela situação, quanto pelo contexto.
17) Quando dizemos "Essa música toca meu coração" alteramos o sentido do verbo TOCAR usando-o de uma maneira mais abstrata. Metáfora é o nome desse processo em que alteramos o sentido de uma palavra ou expressão, pelo acréscimo de um segundo significado.
18) Muitas vezes uma palavra é usada em seu sentido original e outras vezes em sentido figurado. Sobre esses usos, leia as alternativas a seguir e marque a que descreve INCORRETAMENTE o processo envolvido. Em ELE PISA EM TODOS PARA VENCER NA VIDA, o verbo PISAR apresenta sentido denotativo.
19) Leia as afirmativas a seguir. I. O mecanismo de paráfrase envolve a reescritura de um texto utilizando outras palavras, mas mantemos sua essência. III.Antônimos são palavras que, dependendo do contexto, têm sentido contrário a outras.
20) Leia o trecho a seguir retirado da música O daqui, o dali e o de lá de Luiz Carlos da Vila: No trecho da música, temos dois usos do verbo tocar em destaque. O primeiro apresenta o verbo tocar usado em sentido denotativo; o segundo apresenta o verbo tocar usado em sentido conotativo. Nesse uso de "TOCA em nosso coração" temos uma Metáfora. 
 21) Quando usamos as palavras em sentido denotativo, temos as palavras em seu sentido próprio; quando as usamos em sentido conotativo, usamos as palavras em sentido figurado. Nas frases a seguir, temos itens destacados e um deles está usado em sentido próprio. Indique a alternativa em que ele aparece: O carro COLIDIU com a banca de jornal. 	
22) Imagine que alguém diga a frase a seguir: "Ele comeu maçã de sobremesa, mas não comeu fruta de sobremesa." Entre as duas orações temos sentidos incompatíveis, pois quem come "maçã", come "fruta". Que nome damos a esse processo em que os sentidos entre duas orações relacionadas são incompatíveis? Contradição.
23) A paráfrase de um texto equivale à reescritura desse texto sem alteração do seu significado. Observe a sentença a seguir e assinale e a opção que corresponde a uma paráfrase dele: Os alunos chegaram atrasados à cerimônia na qual receberiam o diploma. Houve uma cerimônia para a entrega dos diplomas aos alunos, mas eles chegaram atrasados.
24) Ao ouvirmos alguém dizer "A chuva lavou minha alma" compreendemos que o verbo "lavar" foi usado fora de seu sentido original. Como se chama o processo em que alteramos o sentido de uma palavra ou expressão, pelo acréscimo de um segundo significado? Metáfora 
25) Observe os usos de 'saia' nas frases a seguir. I. Saia de cima do sofá! II. Ela comprou uma saia longa muito bonita. No uso da palavra 'saia' em (I) e (II) acima temos um processo de significação. Em (I), 'saia' relaciona-se ao verbo 'sair' que vem do latim salire; em (II), 'saia', temos a peça do vestuário originada do latim sagia; Quando temos palavras que se escrevem da mesma forma, mas têm origens diferentes, temos: Homonímia 
26) Entre as frases Ele viu uma pessoa correndo/Ele viu uma mulher correndo temos uma relação que parte de um termo mais abrangente (pessoa) para um termo menos abrangente (mulher). Que nomes damos a essa relação entre um termo englobante e um termo englobado? Hiperonímia.
27) A ambiguidade é um fenômeno linguístico que faz com que um enunciado tenha mais de um significado.
Marque o enunciado que produz uma compreensão ambígua: 	Antônio saiu com o pai para comprar o seu livro.
28) Leia a frase a seguir. Comprei alface, agrião, rúcula. As verduras estão mais baratas hoje. A palavra VERDURAS é Hiperônima de ALFACE/AGRIÃO/RÚCULAS já que Representa a ideia do todo, do significado de maior abrangência
29) Uma sentença é considerada ambígua quando apresenta mais de um significado. Observe as sentenças a seguir: A menina levou a amiga para sua casa. Todos dormiram perto do banco. Como vemos, no primeiro exemplo, não se pode precisar se a amiga foi levada à casa da menina ou para a própria casa. No segundo caso, não é possível saber se a referência é uma instituição bancária ou ainda um objeto feito para se sentar sobre ele, normalmente posto em praças públicas (banco). Nos dois exemplos dados, temos, respectivamente, casos de ambiguidade: Estrutural x lexical 
30) Leia o parágrafo a seguir: Quando D. João VI retornou a Portugal, DOM PEDRO ficou no Brasil como regente, mas pouco tempo depois, pressionado pelas Cortes, Dom João VI chamou O FILHO a Lisboa. O PRINCIPE REGENTE, no entanto, resistia as pressões, que considerava uma tentativa de esvaziar o poder da monarquia. Formou-se em torno de O NOSSO PRIMEIRO IMPERADOR um grupo de políticos brasileiros, signatários de um abaixo-assinado pedindo sua permanência no Brasil. O FUTURO PEDRO I anunciou, então, no dia 9 de janeiro, num gesto enfático, a sua decisão de ficar. O episodio passou a Historia como o Dia do Fico. Tendo em vista as noções de coesão e coerência textuais, analise o contexto acima e assinale o comentário correto: Os itens em destaque são estratégias referenciais, sendo, portanto, elementos de coesão textual.
31) Leia com atenção o texto a seguir: A organização de um time de futebol divide-se em três setores: defesa, meio-campo e ataque. A defesa é, em geral, composta por quatro jogadores, que atuam mais próximos do goleiro se os atacantes, dois ou três, ficam na frente, mais próximos do goleiro adversário.  Os jogadores de meio-campo, conforme a necessidade da partida, defendem e atacam. Sobre ele, percebe-se um problema de coerência: em relação uso do conectivo SE, já que não há uma relação de condição entre as orações que ele interliga.
32) Considera-se que o mecanismo de coerência é o responsável por sermos capazes de relacionar os elementos do texto construindo um significado para ele. Das alternativas a seguir, qual está INCORRETA no que se refere à noção de texto? Os sinais de trânsito não são textos, independentemente, de o indivíduo compreendê-los ou não.
33) Leia as afirmativas a seguir sobre o conceito de coesão. I. Os mecanismos coesivos se baseiam numa relação entre os significados de elementos da superfície do texto. III. A coesão revela-se através de marcas linguísticas, organizando a sequência do texto
34) Leia as afirmativas a seguir sobre os conceitos de coesão e coerência. I. A coerência não se encontra no texto, uma vez que é construída pelo leitor com base em seus conhecimentos. II.Teremos um texto coerente quando for possível aos interlocutores construir um sentido para o texto.
35) Austin considera que um verbo pode ser performativo, mas expressar um enunciado do tipo constativo. Além disso, Austin afirma que não há testes puramente linguísticos para determinar a existência de um performativo. A partir dessas proposições, leia as afirmativas a seguir.I. Em uma placa que indique Curva perigosa temos um performativo de advertência. III. Um verbo pode ser performativo, mas expressar um enunciado do tipo constativo como na frase Ele ordenou que ela saia.
36) Leia as afirmativas a seguir. I. O ato locucionário é o ato linguístico de dizer, por exemplo, Chegarei no sábado. II. O ato ilocucionário está marcado na linguagem: Chegarei no sábado pode ser uma promessa. III. O ato perlocucionário reflete o efeito causado em quem ouve o enunciado: Chegarei no sábado pode representar algo agradável ou uma ameaça.
37) Leia as frases a seguir. I. A Pragmática considera que uma frase como "A pia está cheia de louça" possui uma única interpretação possível. II. Para a Pragmática, ciência do uso linguístico, não há relação entre a estrutura da linguagem e seu uso. III. De acordo com os estudos pragmáticos, não é possível diferenciar significação e sentidos. (De acordo com os estudos sobre a Pragmática: estão incorretas) 
38) Austin quebra com a ilusão descritiva da Linguística e propõe a existência de afirmações performativas. Em relação aos performativos, qual das afirmativas abaixo está INCORRETA? Qualquer pessoa pode enunciar o performativo, pois não há fórmulas corretas para performativos.
39) 	Qual das afirmativas a seguir está INCORRETA no que se refere às idéias de Austin para a Teoria dos Atos de Fala? Nas frases Eu ordenei que ele saísse e Você tinha mandado que ele ficasse quieto temos performativos explícitos.
40) Em relação à Pragmática, é correto afirmar: b - Enquanto Saussure considerava que o objeto de estudo da Linguística deveria ser a língua, a Pragmática acredita que língua e linguagem estão intimamente relacionadas. c - A Pragmática estuda a relação entre a estrutura da linguagem e seu uso, já que considera que no ato de comunicação pode haver conteúdos implícitos.
41) Leia as afirmativas a seguir. I. A pragmática estuda a relação entre a estrutura da linguagem e seu uso, o que fora deixado de lado pelas correntes anteriores da Linguística, que criaram outros objetos teóricos. II. O estudo do uso é necessário, pois há palavras e frases cuja interpretação só pode ocorrer na situação concreta de uso.
42) Em um ato de fala expressivos temos a manifestação de sentimentos: podemos nos desculpar, agradecer, dar boas vindas.
43) Quando consideramos os pressupostos teóricos de Grice em relação às suas Máximas, qual das alternativas a seguir está INCORRETA? Os conflitos são ignorados por Grice, pois ele considera que a comunicação acontecerá, independentemente, da interpretação dos participantes.
44) Segundo Fiorin (2002:176), "[...] certos enunciados comunicam muito mais do que os elementos que o compõem. Grice formula a noção de implicatura, que são inferências que se extraem dos enunciados." Qual das afirmativas a seguir está INCORRETA quando consideramos as ideias de Grice? 	Na implicatura convencional o conhecimento prévio do interlocutor somado ao contexto tem que ser obrigatoriamente usado
45) Victoria Wilson, no capítulo Motivações pragmáticas (Mertelotta:2010) nos apresenta a frase "Se beber, não dirija. Volte de táxi ou com o amigo da vez" como um exemplo do ato de fala Diretivo : uma tentativa de levar alguém a fazer algo.
46) Qual das alternativas a seguir NÃO se relaciona à Máxima da Maneira, postulada por Grice: Fale de maneira desordenada. 
47) Leia as afirmativas a seguir: I - Grice classificou um tipo de implicatura conversacional como "generalizada", sendo essa desencadeada também por elementos linguísticos.
48) De acordo com as ideias de Searle, em uma ato de fala declarativo temos a produção de uma situação externa nova: batizar, demitir, condenar.
49) Searle afirma que em um ato de fala comissivo o locutor se responsabiliza por uma ação futura: uma promessa, uma garantia.
50) Para Marcuschi (1986:14), "a conversação é a primeira das formas de linguagem a que estamos expostos e provavelmente a única da qual nunca abdicamos pela vida afora". Das alternativas a seguir, qual NÃO representa uma característica básica da conversação? Ausência de interação entre pelo menos dois falantes.
51) Leia as afirmativas a seguir. II. Na conversação natural, o planejamento discursivo ocorre no momento da interação.III. A conversação artificial é uma simulação das interações reais.
52) A conversação é "uma atividade semântica, ou seja, um processo de produção de sentidos, altamente estruturado e funcionalmente motivado." (Dionísio, 2001:72). Pode-se dizer que ela é o objeto de estudos: 	da Análise da Conversação.
53) A Análise da Conversação
tem como material de estudo as conversações naturais, ou seja, aquelas produzidas em situações naturais de comunicação. Qual das alternativas a seguir está correta no que diz respeito à conversação natural? Na conversação natural, a conversação é uma atividade co-produtiva.
54) Como ao falar, utilizamos voz e o próprio corpo, a Análise da Conversação tem como material de estudo: as conversações naturais, ou seja, aquelas produzidas em situações naturais de comunicação.
55) Quando estamos conversando, sempre abordamos um ou mais de um assunto, ou seja, um ou mais de um: tópico discursivo.
56) A conversação é a prática social mais comum do ser humano, e isso justifica a importância da análise da conversação. Além disso, a interação entre pelo menos dois falantes é uma das características básicas da conversação. Conhecendo essas premissas dos estudos de Análise da Conversação, qual das alternativas a seguir está INCORRETA? Uma parada em nossa fala permite o assalto ao turno sem deixa.
57) A ideologia funciona na reprodução das relações de produção, pela interpretação ou assujeitamento do sujeito como sujeito ideológico. Cada indivíduo seria levado a ocupar seu lugar em um dos grupos ou classes de uma determinada formação social, mesmo que ele tenha a impressão de ser senhor de sua própria vontade. A ideologia tem existência material e deve ser analisada através da linguagem. Isso porque as visões de mundo não se desvinculam da linguagem: a ideologia transparece na linguagem. (Adaptado de http://entrecruzandodiscursos.blogspot.com.br/2010/12/. Acesso em 02 out.2015)
58) A partir dos pressupostos teóricos da Análise de Discurso de linha francesa (AD), qual das alternativas a seguir está INCORRETA?	Para a AD, ao estudar a linguagem não se deve observar nem a formação ideológica (FI) nem a formação discursiva (FD)
59) A Análise de Discurso de Linha Francesa rompe com a visão saussuriana de língua e fala, estabelecendo uma nova relação entre elas dentro dos sistemas linguísticos. Sabendo-se que a Análise de Discurso de linha francesa (AD) rompe com essa visão, qual das alternativas a seguir está INCORRETA no que se refere aos pressupostos da AD? A língua é abstrata e sistêmica e, por isso, apresenta-se homogênea nos falantes.
60) Leia as afirmativas a seguir sobre a Análise de Discurso de linha francesa (AD). I Quando se pensa em discurso, a AD considera os enunciados que os sujeitos produzem atuando III Segundo a AD, o discurso reflete aspectos simbólicos, políticos, os sujeitos envolvidos, a ideologia etc.
61) O Estruturalismo saussuriano define as estruturas da língua em função da relação que elas estabelecem no interior de um mesmo sistema linguístico. Sabendo-se que a Análise de Discurso de linha francesa (AD) rompe com essa visão, qual das alternativas a seguir está INCORRETA no que se refere aos pressupostos da AD? A língua é um instrumento de comunicação, limitada em si mesma.
62) Considerando-se as noções de sujeito, discurso e comunicação da Análise de Discurso de linha francesa (AD), qual das alternativas a seguir está INCORRETA? 	A AD não considera importante observar quem foi o autor de um texto, para quem ele escreveu, em que condições etc.
63) Considera-se que a AD (Análise de Discurso de linha francesa) represente uma ruptura com os estudos linguísticos anteriores de diversas formas. Considerando-se essa visão, leia as afirmativas a seguir. III. A AD francesa rompe com a visão estruturalista que via a língua apenas como um veículo para a comunicação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando