Buscar

Assessoria de Imprensa: Mercado de Trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AULA 2: Mercado de trabalho
Trata-se de um campo de trabalho com diferentes opções, diante da percepção, por parte de empresas, governos, organizações do terceiro setor e pessoas públicas, da importância de se dar visibilidade às suas ações e, assim, construir uma boa imagem e uma reputação positiva.
Entende-se por “pessoas públicas”, políticos, governantes, artistas, celebridades, profissionais liberais e outros.
O profissional que se dedica à área pode atuar:
Comunicação corporativa- Em ações de comunicação corporativa, dedicando-se à comunicação interna (ou endomarketing, na visão do Marketing, destinada ao público interno das organizações);
Relacionamento com a imprensa- No relacionamento com a imprensa de forma profissional, transparente e objetiva.
Nesse caso, o assessor de imprensa, como é chamado este profissional, atua como intermediário entre a marca (pessoa física ou jurídica) e a imprensa, vista como um importante elemento de influência na formação da opinião pública.
Produção de material institucional- Na produção de material institucional, organização e promoção de eventos, entre outros.
Mercado de trabalho
O mercado de trabalho para o assessor de comunicação é amplo e variado.
A profissionalização da área - cujo boom no Brasil ocorre a partir de 1980, quando jornalistas experientes migraram das redações em crise (especialmente dos jornais impressos) para as assessorias - tem sido uma constante.
Todos querem se tornar visíveis diante dos seus públicos de interesse e reconhecem a comunicação como uma área estratégica capaz de diferenciá-los da "concorrência".
Como atua o assessor de imprensa
Se a imprensa tem tamanho respaldo social, o que as marcas buscam é aparecer neste espaço de forma positiva.
Caso a abordagem ou tema sejam negativos, já sabem que precisam ter espaço para se defender e apresentar seu ponto de vista.
A fórmula é mais ou menos assim: transparência gera confiança, que fortalece a imagem institucional, que se traduz em credibilidade.
O profissional que se dedica à construção de um relacionamento efetivo entre pessoas públicas e organizações e a imprensa é chamado de assessor de imprensa.
Ele atua como intermediário para diferentes clientes (empresas, ONGs, sindicatos, escolas, universidades, academias, profissionais liberais, artistas, celebridades, chefs, e outros) e a imprensa.
Na comunicação integrada, as atividades são realizadas de forma articulada, para o alcance dos mesmos propósitos e objetivos. Entre elas, estão:
Comunicação administrativa-Comunicação interna-Comunicação institucional-Comunicação mercadológica.
A assessoria de imprensa está no âmbito das ações de comunicação institucional, pois é uma peça chave no processo de divulgação de organizações e pessoas para a sociedade. Isso vai ao encontro do interesse de se diferenciar em um mercado extremamente volátil e concorrido.
Assessoria de imprensa ou publicidade?
É comum certa confusão entre o que caracteriza o trabalho da assessoria de imprensa e o das agências de publicidade.
O foco central do trabalho da assessoria de imprensa é a obtenção de mídia espontânea. Assim, a pauta conta pelo valor e interesse da notícia que apresenta.
Espaço editorial- Com a palavra, o jornalista;
O assessor de comunicação fornece as informações, mas não tem controle sobre o resultado da entrevista ou o teor da reportagem que será publicada;
Credibilidade.

Continue navegando