Buscar

Resenha parasitologia

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ 
Disciplina: Parasitologia
Docente: Adolfo Haruo Koga
Discente: Joice Prudêncio
Período: 5 fase Turma 1202
Resenha Critica
CASTRO CG Beyrodt CGP. Ações de Enfermagem na prevenção de parasitoses em creche. Rev. enferm UNISA 2003;4: 76-80.
Para reduzir a prevalência de parasitoses intestinais exige-se uma associação de medidas que envolvem o saneamento ambiental, educação sanitária e o tratamento dos indivíduos infectados. A enfermagem pode atuar na promoção e prevenção a saúde a partir da relação entre as condições de higiene das crianças e cuidados com alimentos visando a diminuição dos parasitoses existentes. Fomentar participação de todos para ações que estimulam o interesse pelo cuidado á saúde de seus filhos, contribuir para transformar as condições de vida e os hábitos de higiene. É preciso considerar os aspectos históricos e culturais relativos ao que é higiene, pois pode variar entre grupos valores diferentes isso pode gerar ideias diferentes por isso deve haver diálogo entre creche e família visando a compreensão única.
Prestar cuidados preventivos de saúde pode também ajudar na relação de um instrumento que viabilize a atenção integral da criança e proporcione uma melhoria no processo de formação de novos colaboradores.
A elaboração de manual com rotinas e processo para unificar e aprimorar a qualidade no atendimento nas creches, principalmente orientar e elaborar materiais com cuidados com a higiene pessoal tanto das crianças quantos dos funcionários, cuidados com alimentos tanto na refrigeração quanto manuseio e com a higiene e organização ambiental.

Continue navegando