Buscar

TEORIA ADMINISTRATIVA

Prévia do material em texto

TEORIA ADMINISTRATIVA
São os conhecimentos organizados e produzidos pela experiência pratica das organizações e são fundamentadas como um conjunto de afirmações e regras ,feitas para formatar o que se verifica como realidade
 TEORIA CIENTIFÍCA
Protagonista :FREDERICK WINSLOW TAYLOR .
Tem como carro chefe a ênfase nas tarefas .Sua preocupação era voltada para eliminar o desperdício e elevar a produtividade mediante a aplicação de técnicas da engenharia industrial .
TAYLOR (1856 -1915)E O MOVIMENTO DA ADMINISTRAÇÃO CIENTIFÍCA 
Em 1978 ,ingressou na MIDVALE STEEL ,uma usina siderúrgica ,na qual ficou por 12 anos ,terminando como engenheiro chefe ,foi nessa empresa que observou os problemas das operações fabris ,como por exemplo:
A administração não tinha noção clara da divisão de suas responsabilidades com o trabalhador .
Não havia incentivos para melhorar o desempenho do trabalhador .
As decisões dos administradores baseavam na intuição e no palpite.
Os trabalhadores eram colocados em tarefas para quais não tinha aptidão.
PRINCIPIO DE TAYLOR PARA ADMINISTRAÇÃO CIENTIFÍCA 
PLANEJAMENTO: O administrador é capaz de substituir a imprevisão pela ciência .
PREPARO: Deve ser preparado e treinamento de acordo com suas aptidões .
CONTROLE :Seguir o método ,de tal forma que o trabalho seja controlado e certificado que esteja sendo executado nos modelos que foi sugerido .
EXECUÇÃO :A organização das tarefas deve ser executada por meio da distribuição de atribuições e responsabilidades .
T
 
DEBE
TEORIA CLÁSSICA
A ESCOLA CLÁSSICA marca um novo momento na historia da administração .Ela surgiu logo após as consequências provocadas pela REVOLUÇÃO INDUSTRIAL e pela teoria científica .O crescimento acelerado e desorganizado das empresas provocou uma gradativa complexidade na administração das organizações exigindo formas de administrar que tivessem condições de substituir o empirismo e o improviso. O enfoque da escola clássica é portanto predominante técnico ,enfatizando os métodos de trabalho a organização da empresa ,as atribuições do administrador a eficiência dos recursos matérias .
HENRY FAYOL
Desenvolveu uma teoria que servisse de base para pratica da administração ,é conhecida por priorizar a estrutura das organizações.
Para FAYOL toda empresa deveria ter seis funções básicas: administrativa ,técnicas ,comerciais ,financeiras ,segurança e contábeis .
Destas ,a função administrativa deve funcionar em conjunto com os processos representados pelas atividades gerencias:
Planejar 
Organizar 
Prover recursos humanos 
Liderar 
Coordenar 
controlar 
PRINCIPIOS DE FAYOL
Segundo FAYOL existem 14 princípios que são universais maleáveis e que podem ser aplicados em qualquer situação tempo ou lugar.
Divisão de trabalho
Autoridade e responsabilidade 
Unidade de comando
Unidade de direção 
Disciplina 
Prevalência dos interesses gerais 
Renumeração 
Centralização
Hierarquia 
Ordem 
Equidade 
Estabilidade dos funcionários 
Iniciativa 
Espirito de equipe 
 
Pr
DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL (D0)
Nada mais é do que o conjunto de ações com o intuito de aperfeiçoar e maximizar o desenvolvimento e a gestão corporativa de forma contínua através de uma análise precisa da cultura organizacional. Trata-se da reunião de atividades e tarefas realizadas por diferentes profissionais e equipes com um objetivo comum: alcançar bons resultados para uma determinada empresa.
Portanto, a teoria do desenvolvimento organizacional veio como uma maneira de mudar atitudes, valores, pensamentos, recursos e estruturas corporativas para que as organizações consigam se manter firmes diante dos desafios e sempre atualizadas com as exigências constantes de um mercado altamente competitivo.
 BENEFICIOS
 DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL 
Adaptação a novas mudanças;
Melhoria dos processos internos;
Adequação do clima e cultura organizacional;
Ajuda na motivação dos trabalhadores;
Capacidade de lidar com mudanças e desafios quando surgirem;
Melhoria da cultura organizacional presente dentro das empresas;
Desenvolvimento da colaboração mútua de profissionais e equipes;
Alinhamento da visão e missão organizacionais;
Favorecimento de uma imagem positiva da empresa diante do mercado;
Fortalecimento de objetivos e metas corporativas.
RELAÇÕES HUMANAS
Esta teoria surgiu em oposição á teoria científica e sua maior contribuição foi em demostrar que a eficiência do trabalhador não se dá pela competência física ,mas sim, pelos aspectos que envolvem a integração do grupo e os aspectos informais de trabalho .Teve uma importante contribuição no sentido de iniciar os primeiros estudos sobre a motivação humana no trabalho ,a abordagem humanística defende que os princípios da administração deem prioridade ás pessoas e aos grupos sócias em contraposição á maquina ,ao método de trabalho e a organização formal. As principais ciências que contribuíram para o desenvolvimento dessa teoria foram a Psicologia e a Sociologia .
ELTON MAYO E O EFEITO HAWTHORNE
Cientista social, australiano, falecido em 1949, Elton Mayo é considerado o fundador do movimento das Relações Humanas, que se opôs aos princípios do trabalho de Taylor.
Como professor e diretor de pesquisas da Escola de Administração de Empresas de Hardvard, Mayo dirigiu o projeto de pesquisa da fábrica de Hawthorne, entre 1927 e 1932
Após cinco experiências em Hawthorne, Mayo passa a adotar os seguintes pontos de vista:
O trabalho é uma atividade tipicamente grupal; o operário reage como membro de um grupo e não como um indivíduo isolado.
A organização eficiente é incapaz de elevar a produtividade se as necessidades psicológicas não forem descobertas, localizadas e satisfeitas.
As Relações Humanas e a cooperação constituem a chave para evitar o conflito social.
TEORIAS DOS SISTEMAS 
A teoria de sistemas (igualmente conhecida como teoria geral de sistemas ou TGS) é uma abordagem multidisciplinar que estuda as propriedades comuns em distintas entidades. Foi o biólogo austríaco Ludwig von Bertalanffy (1901-1972) quem assim o denominou, em meados do século XX. É considerada como sendo uma teoria de teorias, pelo facto de procurar regras de valor geral que possam ser aplicadas em qualquer sistema e em qualquer nível da realidade. Convém destacar que os sistemas são módulos ordenados de elementosque se encontram inter-relacionados e que interagem entre eles.
TIPO DE SISTEMA 
 Os sistemas podem ser físicos ou abstratos:
Sistemas físicos ou concretos: São equipamentos, máquinas, objetos, coisas reais, ou seja, “hardware”.
Sistemas abstratos ou conceituais: São os planos, as ideias, as hipóteses, são chamadas de “software”.
Quanto sua natureza os sistemas podem ser abertos ou fechados Sistemas fechados: Não recebem influência do ambiente e não influenciam o ambiente.
Sistema abertos :trocam matéria e energia regulamente com o meio ambiente.São adaptativos ,isto é para sobreviver deve reajustar se constantemente ás condições do meio.

Continue navegando