Buscar

DIREITO CIVL IV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO CIVIL IV
Aula 1
1. Antônio celebrou contrato de compromisso de compra e venda de bem imóvel com Ricardo, em 02 de fevereiro de 2016, tendo por objeto seu apartamento situado no bairro do Recreio, no Rio de Janeiro, no valor de R$ 800.000,00. A escritura não foi registrada no respectivo Cartório de Registro de Imóveis. Diante da inadimplência desde o ano de 2014, o condomínio ajuíza a Ação de Cobrança (referente às cotas condominiais em atraso), em face do promitente vendedor, que alega ilegitimidade passiva. Sustenta Ricardo (promitente vendedor) que a promessa de compra e venda já teria transferido a responsabilidade pelo pagamento da cota condominial ao promitente comprador, e que a propriedade do bem imóvel fora transferida no ano de 2016 para Antônio.INDAGA-SE:
 a) A responsabilidade pelo pagamento de cotas condominiais tem qual natureza jurídica? 
A natureza Jurídica desta responsabilidade é de obrigação propter rem, que é uma obrigação ambulatória, pois só tem esse tipo de obrigação quem tem a devida obrigação, como por exemplo as cotas condominiais, que só são pagas por pessoas que moram em condominios. Portanto, esse tpo de obrigação sgue a coisa, o bem e não a pessoa.
 b) No Código Civil Brasileiro há algum dispositivo legal acerca da responsabilidade pelo pagamento das cotas condominiais que possa ser utilizado pelo condomínio, na respectiva ação ajuizada? Explique a sua resposta com a devida fundamentação. 
Sim, o artigo 1245 paragrafo 1° dia que a propriedade só é transferida entre os donos enquanto estão vivos e mediante ao registro do título translativo de registro de imóveis e enquanto isso não acontecer o alienante continua sendo o dono do imóvel. Portanto entende-se que um simples contrato não é suficiente para a transferência.
 c) Na hipótese narrada, pode-se afirmar que houve transferência da propriedade do bem imóvel, mediante o contrato celebrado entre Antônio e Ricardo? Explique sua resposta com a devida fundamentação.
 Não pois como não houve transferência, portanto, não houve nenhum tipo de celebração de obrigação isso só acontecerá após o registro de imóvel.
 Questão objetiva 
Sobre as obrigações propter rem é correto afirmar que: 
d. São obrigações de natureza ambulatória, o que significa afirmar que a titularidade acompanha sempre o direito real, como é o caso do IPTU e da taxa de condomínio
AULA 2 
Mariana emprestou a título gratuito o seu apartamento para Sandra, sem fixar prazo para devolução. Durante o tempo em que esteve no imóvel, Sandra fez todos os reparos necessários, além de ter construído um cômodo a mais para um de seus filhos morar com ela. Após 10 anos, Mariana solicitou de volta a casa, mas Sandra recusou-se a devolver, alegando que não teria outro lugar para ir e que, após 10 anos de utilização mansa, pacífica e sem oposição, já teria tempo suficiente para usucapir o bem. Considerando as informações acima, responda JUSTIFICADA E FUNDAMENTADAMENTE:
 Qual a classificação da posse de Sandra, antes de Mariana pedir o imóvel de volta? (justa/injusta; boa - fé/má-fé; originária/derivada; direta/indireta) 
A posse do imóvel foi feita através de Usucapião. Justa- pois o imóvel foi entregue de forma livre e  não foi aplicada violência. Boa- fé pois esta estava sem onde morar e está a ajudou. Originária- pois a posse do imóvel foi feita através de usucapião e não houve transmissão de uma pessoa para a outra por contrato escrito ou oneroso. Direta - , pois o possuidor exerce os poderes do proprietário, sem nenhum obstáculo, tendo contato físico com a coisa 
Questão objetiva 
No que diz respeito à posse é correto afirmar: 
(b) x O possuidor direto pode exercitar a repulsa legítima à invasão de sua esfera possessória por parte do possuidor indireto, ainda que não mais vigente o título jurígeno autorizador do desdobramento da posse;

Continue navegando