Buscar

Aspectos sobre a morte e a morte cerebral

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201402409724)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No que diz respeito à determinação de morte cerebral, é correto afirmar que: I) A interrupção irreversível das funções circulatória e respiratória é o critério cardiopulmonar. II) A interrupção irreversível das funções cerebrais, incluindo o tronco cerebral é o critério cerebral. III) O critério cerebral não inclui a avaliação das funções do tronco cerebral. IV) Não é possível determinar a morte cerebral pela avaliação da interrupção irreversível de funções vitais, uma vez que estas funções podem ser revertidas.
		
	
	As afirmativas II e III estão corretas.
	
	Todas as afirmativas estão incorretas
	 
	As afirmativas I e II estão corretas.
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	As afirmativas III e IV estão corretas
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402336521)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Nas Sociedades Ocidentais atuais, a morte é vivida com sentimento de:
		
	
	pena e remorso
	 
	raiva e injustiça
	
	tristeza e remorso
	
	calma e tranqüilidade
	
	raiva e remorso
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402377034)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Através da História, a morte assume diferentes sentidos para os diferentes povos. O significado que cada povo atribui à morte, historicamente falando, reflete:
		
	 
	A importância do morto naquela sociedade
	
	A importância da dor do morrer para aquele povo
	
	O sentido que a vida tem para um determinado povo
	
	O valor que aquela cultura dá às pessoas
	
	A desvalorização da morte naquela sociedade
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402377037)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A morte determinada pela interrupção irreversível das funções circulatória, respiratória e cerebrais (incluindo tronco cerebral) é a morte:
		
	
	Aparente
	
	Relativa
	 
	Cerebral
	
	Clínica
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403250677)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com alguns autores existe uma divisão didática da morte: a morte aparente, a morte relativa e a morte absoluta. Em qual delas pode ocorrer o desligamento de aparelhos que mantém a pessoa viva?
		
	
	Em qualquer uma delas
	 
	Morte absoluta
	
	Morte aparente
	
	Em nenhuma delas
	
	Morte relativa
		
	1a Questão (Ref.: 201402377031)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No século XX, a morte é considerada invertida por que: I) tem caráter de vergonha, de fracasso. II) é negada, banida do discurso cotidiano, ocultada e temida. III) adota-se a mentira sistemática, o silêncio - marcada pela negação e interdição. IV) o homem está desaparelhado para enfrentar a morte como uma contingência, uma vez que vem sempre acompanhada da ideia de fracasso do corpo, do sistema de atenção médica, da sociedade, das relações com Deus e com os homens, etc;
		
	 
	Estão corretas as afirmativas I, II, III e IV
	
	Estão corretas as afirmativas I, III e IV
	
	Estão corretas as afirmativas II, III e IV
	
	Estão corretas as afirmativas I, II e III
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403069868)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Acerca das fases de putrefação, no estudo da Tanatologia, quando há a presença da mancha verde de Brouardel a partir das primeiras 24h após a morte, pode-se afirmar que se está diante da fase:
		
	
	de esqueletização
	
	de coliquação.
	 
	enfiseimatosa ou de gaseificação
	
	da maceração
	
	cromática ou de coloração.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403069897)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A morte não tem o mesmo significado para todos. As tensões provocadas pela morte nos seres humanos em geral, seja em relação a sua própria morte, a de seus familiares e/ou amigo, ou mesmo no exercício profissional, deixam em evidência sentimentos diferentes que vão desde a raiva, a tristeza, a barganha, a negação, entre outros, que precisam ser discutidos e analisados, de modo a propiciar um enfrentamento mais adequado do processo de morte e morrer. De acordo com o parágrafo lido, é correto afirma que:
		
	
	A morte não pode ser percebida de diferentes formas, conforme a história de vida
	
	A morte não é um evento vital capaz de suscitar, nos seres humanos, sentimentos dirigidos pela emoção e reações emocionais
	
	A sociedade, está de acordo com cada cultura e concepção da morte
	
	A morte mobiliza conteúdos internos, que na maioria das vezes são sentimentos agradáveis
	 
	A morte pode ser percebida de diferentes formas, conforme a história de vida na religião e na cultura
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402332182)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Dizem as escrituras sagradas: "Para tudo há o seu tempo. Há tempo para nascer e tempo para morrer". A morte e a vida não são contrárias. São irmãs. A "reverência pela vida" exige que sejamos sábios para permitir que a morte chegue quando a vida deseja ir. Cheguei a sugerir uma nova especialidade médica, simétrica à obstetrícia: a "morienterapia", o cuidado com os que estão morrendo. A missão da morienterapia seria cuidar da vida que se prepara para partir. Cuidar para que ela seja mansa, sem dores e cercada de amigos, longe de UTIs. (Rubem Alves, publicado no jornal Folha de S.Paulo, Caderno Sinapse, de 12/10/03). O autor se refere a que tipo de morte.
		
	
	Na sociedade capitalista - Ocidental.Com os progressos da terapêutica e cirurgia, sabe-se cada vez menos quando uma doença grave será mortal ou não
	 
	A Morte Domada: típica da época Medieval. A morte era esperada no leito, uma espécie de cerimônia pública organizada pelo próprio moribundo e sua família. Todos podiam entrar no quarto, parentes amigos, vizinhos e, inclusive as crianças. Os ritos de morte eram cumpridos com manifestações de tristeza e dor e o maior temor das pessoas era morrer repentinamente, anonimamente, sem as homenagens cabidas.
	
	A Morte Invertida No século XX, a morte se esconde, tem caráter de vergonha, de fracasso. No mundo tecnocêntrico:A morte é negada, banida do discurso cotidiano, ocultada e temida.Adota-se a mentira sistemática, o silêncio - marcada pela negação e interdição.
	
	A morte foi dividida em cerebral, biológica e celular - grande aparelhagem para medir e prolongar a vida - o momento da Morte vira um acordo feito entre a família e o médico.
	
	A morte é negada, banida do discurso cotidiano, ocultada e temida.Adota-se a mentira sistemática, o silêncio - marcada pela negação e interdição.O homem está desaparelhado para enfrentar a morte como uma contingência, uma vez que vem sempre acompanhada da ideia de fracasso do corpo, do sistema de atenção médica, da sociedade, das relações com Deus e com os homens, etc;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403267576)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Qual a diferença da morte no Ocidente e Oriente?
		
	
	No oriente a morte vem quase na surdina e no Ocidente ela é anunciada;
	
	No Ocidente a morte a morte é vista como libertação e no Oriente ela é negada sempre.
	
	Nenhuma das alternativas estão elencada corretamente a representação da morte no Ocidente e no Oriente.
	 
	No Oriente a morte surge como um estado de transição e no Ocidente como fracasso;
	
	No Oriente e no Ocidente a morte representa fracasso e vergonha;
		
	1a Questão (Ref.: 201403251563)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Consiste em atrasar o mais possível o momento da morte usando todos os meios, proporcionados ou não, ainda que não haja esperança alguma de cura, e ainda que isso signifique infligir aos moribundos sofrimentos adicionais e que, obviamente, não conseguirão afastar a inevitável morte, mas apenas atrasá-la umas horas ou uns dias em condições deploráveis para o enfermo. A distanásia também é chamada, intensificação terapêutica, ainda que seja mais correto denominá-la de, obstinaçãoterapêutica. Referindo-nos sempre ao doente terminal, perante a eminência de uma morte inevitável, médicos e doentes devem saber que é lícito conformarem-se com os meios normais que a medicina pode oferecer e que a recusa dos meios excepcionais ou desproporcionados não equivale ao suicídio ou à omissão irresponsável da ajuda devida a outrem. Essa recusa pode significar apenas a aceitação da condição humana, que se caracteriza também pela inevitabilidade da morte.
		
	
	Kalotanásia
	
	Eutanásia
	
	Mistanasia
	
	Ortotanásia
	 
	Distanásia
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403251556)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A reação psíquica determinada pela experiência da morte (perda), foi descrita por Elisabeth Kübler-Ross em seu livro "Sobre a morte e o morrer". Quais os estágios da morte citados por ela?
		
	 
	Negação; Raiva; Negociação; Depressão e Aceitação.
	
	Negação; Raiva; Tristeza; Depressão e Aceitação.
	 
	Negação; Dúvida; Negociação; Depressão e Aceitação.
	
	Negação; Raiva; Negociação; Depressão e Alegria.
	
	Negação; Raiva; Negociação; Alegria e Aceitação.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403267584)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	 Um paciente com icterícia, que não conseguia se alimentar e recebia alimentação "artificialmente". O paciente tinha dores e recebia morfina, foi prescrito cuidados paliativos, pois não tinha mais possibilidades terapêuticas. "Era um absurdo mantê-lo vivo naquelas condições", afirmou um cirurgião. Mas, a paciente era filha de um médico do hospital, por isso a equipe resolveu mantê-la tanto em ventilação mecânica com toda terapêutica considerada. Esta atitude da equipe configura:
		
	
	Eutanásia ativa
	
	Mistanásia
	 
	Distanásia
	
	Suicídio
	
	Eutanásia passiva
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402972629)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Suicídio é um problema complexo para o qual não existe uma única causa ou uma única razão. Ele resulta de uma complexa interação de fatores biológicos, genéticos, psicológicos, sociais, culturais e ambientais. Contudo a maioria dos suicídios pode ser prevenida. Suicídio é uma questão de Saúde Pública em todos os países. (OMS, 2000)Sabendo disso, marque a alternativa CORRETA sobre o suicídio :
		
	 
	O profissional deve ouvir, mostrar empatia, e ficar calmo; ser afetuoso e dar apoio; Levar a situação a sério e verifique o grau de risco; Perguntar sobre tentativas anteriores; Explorar as outras saídas, além do suicídio; (Adaptado: OMS, 2000)
	
	Quando as pessoas dizem : "Eu estou cansado da vida" ou "Não há mais razão para eu viver", os profissionais devem ignorar estas falas para não 'alimentar' o desejo de suicídio, ou, então melhor ainda é fazer com que ouçam sobre outras pessoas que estiveram em dificuldades piores. Essas atitudes ajudam a pessoa com risco de suicídio. (Adaptado: OMS, 2000)
	
	Homens cometem menos suicídio que mulheres, mas mais mulheres se suicidam por uso de drogas orais (intoxicação exógena) (Adaptado: OMS, 2000)
	
	Para os profissionais ajudarem estes pacientes, devem fazer comentários invasivos e pouco claros (isso ajuda a mudar de assunto) e demonstrar emoção e surpresa com as revelações do cliente.(Adaptado: OMS, 2000)
	
	A presença conjunta de alcoolismo e depressão em um indivíduo não aumenta enormemente o risco de suicídio, pois se assim fosse teríamos um número muito maior de suicídios. Se verificarmos entre os que conhecemos, quantos tem depressão e usam álcool e não se suicidaram? (Adaptado: OMS, 2000)
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403081730)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo Pessini (2001): A modalidade de abreviação da vida definida como: "Ocorre quando, deliberadamente, suspende-se o tratamento de uma doença incurável que só prolongaria o sofrimento dom paciente." essa é a definição de:
		
	
	Eutanásia Passiva;
	
	Distanásia;
	
	Mistanásia.
	 
	Ortotanásia;
	
	Eutanásia Ativa;
		
	1a Questão (Ref.: 201403258405)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA NO QUE DIZ RESPEITO À ORTOTANÁSIA
		
	
	É UMA PRÁTICA PROIBIDA NA MAIORIA DOS PAÍSES DO MUNDO.
	 
	SÃO OS CUIDADOS PALIATIVOS, MECANISMO EM QUE O TRATAMENTO APLICADO A UM PACIENTE SEM PROGNÓSTICO NÃO ABREVIA NEM POSTERGA A VIDA.
	 
	REFERE-SE A UM MÉTODO UTILIZADO PARA NÃO INVESTIR EM UM PACIENTE, INDEPENDENTE DO SEU DIAGNÓSTICO.
	
	É SINÔNIMO DE DISTANÁSIA.
	
	REFERE-SE A UMA MEDIDA PARA POSTERGAR A VIDA.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403031777)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Após fechar o protocolo de morte encefálica, a enfermeira fez a entrevista com a família para saber se queriam doar órgãos, mas a família negou dizendo que o paciente era contra a doação em vida. O médico prontamente após conversar com a família, desligou a monitorização multiparamétrica e a ventilação mecânica. Leia as alternativas : a. Um ato irresponsável, pois o coração do paciente ainda estava batendo, por isso é uma eutanásia ativa. b. Muitas vezes é difícil de vivenciar esta situação devido a uma cultura de desconhecimento quanto à legalidade do processo de morte encefálica no Brasil, mas está dentro da Lei desligar os aparelhos nestes casos. c. Eutanásia, pois o coração batendo, o paciente respirando, movimentos respiratórios presentes junto ao ventilador mecânico, sinais vitais mantidos, portanto mostra o interromper de uma vida. d. A manutenção de um paciente com protocolo de morte encefálica, com uso de drogas, ventilação mecânica e toda terapia para prolongar a vida representa a distanásia. De acordo com as proposições supracitadas marque a alternativa CORRETA:
		
	
	Estão corretas as proposições c e d;
	
	Estão incorretas apenas as proposições a, b,c,d;
	
	Nenhuma alternativa anterior;
	 
	Está correta apenas a proposição b;
	
	Estão corretas as proposições a,b
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402799078)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A RESOLUÇÃO do Conselho Federal de Medicina (CFM) Nº 1.826/2007 dispõe sobre a legalidade e o caráter ético da suspensão dos procedimentos de suportes terapêuticos quando da determinação de morte encefálica. Com relação a esta Resolução marque a alternativa verdadeira:
		
	
	Após o fechamento do Protocolo de Morte Encefálica cabe a família decidir o momento de suspender o suporte terapêutico.
	
	Após o fechamento do Protocolo de Morte Encefálica, o médico responsável pelo paciente pode esperar a família chegar ao hospital para retirada do suporte terapêutico, neste caso a hora e data registradas na Declaração de Óbito serão as mesmas do momento em que suspendeu o suporte terapêutico.
	
	Após o fechamento do Protocolo de Morte Encefálica, se o médico retirar o suporte terapêutico antes do coração parar (Parada cardiorrespiratória) será considerado eutanásia.
	
	A manutenção do paciente com suspeita de morte encefálica, com uso de drogas, monitorização, ventilação mecânica é considerada distanásia. Afinal das contas o paciente está morto.
	 
	Após o fechamento do Protocolo de Morte Encefálica, o médico responsável pelo paciente pode esperar a família chegar ao hospital para retirada do suporte terapêutico, neste caso a hora e data registradas na Declaração de Óbito serão as mesmas da determinação de morte encefálica.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402336587)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ao assistir um paciente em fase terminal, o enfermeiro deve prioritariamente:
		
	 
	Manter os cuidados plenos, e um relacionamento intrapessoal, atenção voltada para as necessidades integrais do doente.
	
	Estar preparado para preparar o corpo do paciente para um velório digno.
	
	Manter uma postura profissional, sem envolvimento que possa afetar sua saúde mental.
	
	Manter os cuidados tecnicamente corretos, evitarum envolvimento mais pessoal com o cliente.
	
	Não se afetar com a morte porque é uma conseqüência natural da vida
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403106602)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Paciente S.R., 65 anos, portador de uma doença incurável, em tratamento há 02 anos. O mesmo deseja interromper a sua vida. Essa situação expressa a:
		
	
	ORTOTANÁSIA SEGUIDA DE DISTANÁSIA
	
	DISTANÁSIA
	
	ORTOTANÁSIA
	 
	EUTANÁSIA
	
	MISTANÁSIA

Continue navegando