Atividade Fael

Atividade Fael


DisciplinaPolíticas Públicas e Legislação Educacional315 materiais547 seguidores
Pré-visualização3 páginas
A Política Educacional está inserida dentro das Políticas Públicas sociais do país. Sendo que sua implementação se faz presente através da Legislação Educacional, uma vez que, a Política Pública é de responsabilidade do Estado, pois está baseada em organismos políticos e entidades da sociedade civil, estabelece-se um processo de tomada de decisões que derivam nas normatizações do país, ou seja, na nossa Legislação, processo esse que envolve todos os grupos de necessidades da sociedade civil, que são as Políticas Sociais, estas determinam o padrão de proteção social implementado pelo Estado, voltadas em princípio, à redistribuição dos benefícios sociais (INEP, 2006, p. 165), dentre eles o direito à educação. Para que este direito seja garantido com qualidade e de forma universal, é implementada a Política Educacional. Compreende-se, que de fato o exercício de construir uma Política não se trata de um trabalho fácil de ser realizado, pois circunda uma nação, seus anseios, objetivos e valores, e estes elementos não podem ser esquecidos por aqueles que assim fazem nascer o molde da educação de um povo.
Trecho adaptado do site:
http://www.infoescola.com/educacao/politica-educacional/
Para que a Política Educacional definida nesse trecho seja implementada, é necessário que se leve em consideração:
Escolha uma:
a. O estudo e a compreensão de Estado enquanto instituição política burocrática, dotada de poder para definir e gerir as políticas sociais e os direitos garantidos constitucionalmente aos cidadãos. 
A temática da educação enquanto política pública que deve ser democratizada e, portanto, acessível a todos os brasileiros, para tanto, se faz necessário levar em consideração a relevância dos estudos e a compreensão do Estado enquanto instituição política burocrática, dotada de poder para definir e gerir as políticas sociais e os direitos garantidos constitucionalmente aos cidadãos.
b. Todos os direitos políticos que assegurem ao povo o acesso a qualquer órgão público, respeitando os direitos presentes na Constituição. 
c. Apenas o que a Legislação prevê como de interesse do Estado, deixando de lado qualquer direito que garanta ao cidadão o seu acesso à educação. 
d. Apenas que nem todos os brasileiros têm direito de educação. 
e. As implementações das políticas públicas voltadas ao egresso dos cidadãos à escola pública. 
Feedback
A resposta correta é: O estudo e a compreensão de Estado enquanto instituição política burocrática, dotada de poder para definir e gerir as políticas sociais e os direitos garantidos constitucionalmente aos cidadãos..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
São considerados autores clássicos da Ciência Política cujo trabalho intelectual nos auxilia na compreensão do papel do Estado:
Escolha uma:
a. Durkheim, Weber e Marx. 
b. Marx, Engels e Lenin. 
c. Weber, Bobbio e Poulantzas. 
Os autores clássicos que se dedicaram a esse tema foram: Weber (1979), Bobbio (1986) e Poulantzas (1979).
d. Saviani, Frigotto e Duarte. 
e. Hitler, Marx e Weber. 
Feedback
A resposta correta é: Weber, Bobbio e Poulantzas..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com Florenzano (2007), entre os séculos XIV a XVI foi dominante na Europa o tipo de Estado Corporativo o qual tem como característica:
Escolha uma:
a. Reis governam a partir da consulta ao povo. 
b. Um estado totalmente democrático. 
c. O Estado é governado por uma aliança entre clero e nobreza. 
d. Reis governam sob a orientação de entidades divinas e as decisões são deliberadas em cultos religiosos. 
e. O Estado é governado por reis com o apoio de órgãos representativos das diversas camadas sociais do reino. 
Segundo Florenzano, entre os séculos XIV e XVI, na Europa, o Estado Coorporativo foi dominante, ou seja, era governado por reis com apoio de órgãos representativos das diversas camadas sociais do reino.
Feedback
A resposta correta é: O Estado é governado por reis com o apoio de órgãos representativos das diversas camadas sociais do reino..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O surgimento do Estado como uma instituição que centraliza vários tipos de poder e que define políticas e diretrizes:
Escolha uma:
a. Ocorreu na Argentina, após a grande imigração que houve no final do século XVII. 
b. Suas origens coincidem com o nascimento da economia comercial, a partir do século XI, na Europa Ocidental. 
As origens do Estado remontam na Europa Ocidental, vinculada à nascente econômica comercial do século XI, ainda articuladas com o feudalismo.
c. Aconteceu no Brasil após a Independência e o retorno de João VI a Portugal. 
d. Aconteceu em Paris, após a Revolução Francesa quando os burgueses guilhotinaram a rainha. 
e. Teve início na Europa Ocidental, século V, quando os soberanos de alguns reinados reuniram-se e chegaram à conclusão de que este seria o instrumento ideal para manter o poder e controlar a plebe. 
Feedback
A resposta correta é: Suas origens coincidem com o nascimento da economia comercial, a partir do século XI, na Europa Ocidental..
Questão 5
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
As origens dos Estados remontam a localização da Europa Ocidental, a partir do século XI, sendo que os primeiros estados, no Egito, na Mesopotâmia, na China, na Índia, na América Central, nos Andes, etc., surgiram como uma delegação do poder social, numa estrutura política capaz de assegurar o direito de propriedade frente a inimigos internos (ladrões) ou externos (invasores). Esses estados tiveram origem ainda como organização destinada a tornar possível a realização dos trabalhos coletivos (construção de canais, barragens, aquedutos, etc.) necessários para a comunidade. Estes primeiros estados se caracterizaram também por exercer um poder absoluto e teocrático, no qual os monarcas se identificavam com uma divindade. O poder se justificava por sua natureza divina e era a crença religiosa dos súditos que o sustentava. Esta origem foi articulada com o feudalismo, contexto brilhantemente marcado por Maquiavel na obra O Príncipe. A seguir, estão relacionadas informações acerca da obra intitulada O Príncipe. Identifique as que são falsas e as que são verdadeiras:
Parte das informações contidas nessa questão foi retirada do site: http://estudantedefilosofia.com.br/conceitos/origemdoestado.php 
( ) Há uma descrição na obra referente à percepção acerca das estratégias de conquista e manutenção do poder e do perfil de um \u201cpríncipe\u201d, ou governante que deveria ter para ser um político de virtude. 
( ) As formas de Estado vislumbrados por Maquiavel naquele contexto eram de principados ou repúblicas. 
( ) Nessa obra o autor dizia ter a resposta para garantir ao príncipe que estivesse no poder a manutenção do status, e para aquele que desejasse o trono, o autor dizia conhecer as estratégias para obtê-lo. 
( ) A Virtú (virtude) seria a capacidade do príncipe de controle das ocasiões e acontecimentos, ou seja, da fortuna. 
( ) As formas de governo vislumbradas por Maquiavel era monocráticas, ou seja, imperialistas. 
A sequência correta é:
Escolha uma:
a. F, V, F, V, F. 
b. V, V, F, F, F. 
c. F, F, F, V, V. 
d. V, V, V, V, F. 
e. F, V, F, V, F. 
Na obra referente à percepção acerca das estratégias de conquista e manutenção do poder e do perfil de um \u201cpríncipe\u201d, ou governante que deveria ter para ser um político de virtude, as formas de governos vislumbrados por Maquiavel naquele contexto eram de principados ou repúblicas. Nessa obra, o autor dizia ter a resposta para garantir ao príncipe que estivesse no poder a manutenção do status, e para aquele que desejasse o trono, o autor dizia conhecer as estratégias para obtê-lo. A Virtú (virtude) seria a capacidade do príncipe de controle das ocasiões e acontecimentos, ou seja, da fortuna.
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, V, F..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Os participantes da Conferência Mundial sobre Educação para Todos, reunidos em Jomtiem, Tailândia, de 5 a 9 de março