Buscar

Atividade Fael

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A Política Educacional está inserida dentro das Políticas Públicas sociais do país. Sendo que sua implementação se faz presente através da Legislação Educacional, uma vez que, a Política Pública é de responsabilidade do Estado, pois está baseada em organismos políticos e entidades da sociedade civil, estabelece-se um processo de tomada de decisões que derivam nas normatizações do país, ou seja, na nossa Legislação, processo esse que envolve todos os grupos de necessidades da sociedade civil, que são as Políticas Sociais, estas determinam o padrão de proteção social implementado pelo Estado, voltadas em princípio, à redistribuição dos benefícios sociais (INEP, 2006, p. 165), dentre eles o direito à educação. Para que este direito seja garantido com qualidade e de forma universal, é implementada a Política Educacional. Compreende-se, que de fato o exercício de construir uma Política não se trata de um trabalho fácil de ser realizado, pois circunda uma nação, seus anseios, objetivos e valores, e estes elementos não podem ser esquecidos por aqueles que assim fazem nascer o molde da educação de um povo.
Trecho adaptado do site:
http://www.infoescola.com/educacao/politica-educacional/
Para que a Política Educacional definida nesse trecho seja implementada, é necessário que se leve em consideração:
Escolha uma:
a. O estudo e a compreensão de Estado enquanto instituição política burocrática, dotada de poder para definir e gerir as políticas sociais e os direitos garantidos constitucionalmente aos cidadãos. 
A temática da educação enquanto política pública que deve ser democratizada e, portanto, acessível a todos os brasileiros, para tanto, se faz necessário levar em consideração a relevância dos estudos e a compreensão do Estado enquanto instituição política burocrática, dotada de poder para definir e gerir as políticas sociais e os direitos garantidos constitucionalmente aos cidadãos.
b. Todos os direitos políticos que assegurem ao povo o acesso a qualquer órgão público, respeitando os direitos presentes na Constituição. 
c. Apenas o que a Legislação prevê como de interesse do Estado, deixando de lado qualquer direito que garanta ao cidadão o seu acesso à educação. 
d. Apenas que nem todos os brasileiros têm direito de educação. 
e. As implementações das políticas públicas voltadas ao egresso dos cidadãos à escola pública. 
Feedback
A resposta correta é: O estudo e a compreensão de Estado enquanto instituição política burocrática, dotada de poder para definir e gerir as políticas sociais e os direitos garantidos constitucionalmente aos cidadãos..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
São considerados autores clássicos da Ciência Política cujo trabalho intelectual nos auxilia na compreensão do papel do Estado:
Escolha uma:
a. Durkheim, Weber e Marx. 
b. Marx, Engels e Lenin. 
c. Weber, Bobbio e Poulantzas. 
Os autores clássicos que se dedicaram a esse tema foram: Weber (1979), Bobbio (1986) e Poulantzas (1979).
d. Saviani, Frigotto e Duarte. 
e. Hitler, Marx e Weber. 
Feedback
A resposta correta é: Weber, Bobbio e Poulantzas..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com Florenzano (2007), entre os séculos XIV a XVI foi dominante na Europa o tipo de Estado Corporativo o qual tem como característica:
Escolha uma:
a. Reis governam a partir da consulta ao povo. 
b. Um estado totalmente democrático. 
c. O Estado é governado por uma aliança entre clero e nobreza. 
d. Reis governam sob a orientação de entidades divinas e as decisões são deliberadas em cultos religiosos. 
e. O Estado é governado por reis com o apoio de órgãos representativos das diversas camadas sociais do reino. 
Segundo Florenzano, entre os séculos XIV e XVI, na Europa, o Estado Coorporativo foi dominante, ou seja, era governado por reis com apoio de órgãos representativos das diversas camadas sociais do reino.
Feedback
A resposta correta é: O Estado é governado por reis com o apoio de órgãos representativos das diversas camadas sociais do reino..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O surgimento do Estado como uma instituição que centraliza vários tipos de poder e que define políticas e diretrizes:
Escolha uma:
a. Ocorreu na Argentina, após a grande imigração que houve no final do século XVII. 
b. Suas origens coincidem com o nascimento da economia comercial, a partir do século XI, na Europa Ocidental. 
As origens do Estado remontam na Europa Ocidental, vinculada à nascente econômica comercial do século XI, ainda articuladas com o feudalismo.
c. Aconteceu no Brasil após a Independência e o retorno de João VI a Portugal. 
d. Aconteceu em Paris, após a Revolução Francesa quando os burgueses guilhotinaram a rainha. 
e. Teve início na Europa Ocidental, século V, quando os soberanos de alguns reinados reuniram-se e chegaram à conclusão de que este seria o instrumento ideal para manter o poder e controlar a plebe. 
Feedback
A resposta correta é: Suas origens coincidem com o nascimento da economia comercial, a partir do século XI, na Europa Ocidental..
Questão 5
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
As origens dos Estados remontam a localização da Europa Ocidental, a partir do século XI, sendo que os primeiros estados, no Egito, na Mesopotâmia, na China, na Índia, na América Central, nos Andes, etc., surgiram como uma delegação do poder social, numa estrutura política capaz de assegurar o direito de propriedade frente a inimigos internos (ladrões) ou externos (invasores). Esses estados tiveram origem ainda como organização destinada a tornar possível a realização dos trabalhos coletivos (construção de canais, barragens, aquedutos, etc.) necessários para a comunidade. Estes primeiros estados se caracterizaram também por exercer um poder absoluto e teocrático, no qual os monarcas se identificavam com uma divindade. O poder se justificava por sua natureza divina e era a crença religiosa dos súditos que o sustentava. Esta origem foi articulada com o feudalismo, contexto brilhantemente marcado por Maquiavel na obra O Príncipe. A seguir, estão relacionadas informações acerca da obra intitulada O Príncipe. Identifique as que são falsas e as que são verdadeiras:
Parte das informações contidas nessa questão foi retirada do site: http://estudantedefilosofia.com.br/conceitos/origemdoestado.php 
( ) Há uma descrição na obra referente à percepção acerca das estratégias de conquista e manutenção do poder e do perfil de um “príncipe”, ou governante que deveria ter para ser um político de virtude. 
( ) As formas de Estado vislumbrados por Maquiavel naquele contexto eram de principados ou repúblicas. 
( ) Nessa obra o autor dizia ter a resposta para garantir ao príncipe que estivesse no poder a manutenção do status, e para aquele que desejasse o trono, o autor dizia conhecer as estratégias para obtê-lo. 
( ) A Virtú (virtude) seria a capacidade do príncipe de controle das ocasiões e acontecimentos, ou seja, da fortuna. 
( ) As formas de governo vislumbradas por Maquiavel era monocráticas, ou seja, imperialistas. 
A sequência correta é:
Escolha uma:
a. F, V, F, V, F. 
b. V, V, F, F, F. 
c. F, F, F, V, V. 
d. V, V, V, V, F. 
e. F, V, F, V, F. 
Na obra referente à percepção acerca das estratégias de conquista e manutenção do poder e do perfil de um “príncipe”, ou governante que deveria ter para ser um político de virtude, as formas de governos vislumbrados por Maquiavel naquele contexto eram de principados ou repúblicas. Nessa obra, o autor dizia ter a resposta para garantir ao príncipe que estivesse no poder a manutenção do status, e para aquele que desejasse o trono, o autor dizia conhecer as estratégias para obtê-lo. A Virtú (virtude) seria a capacidade do príncipe de controle das ocasiões e acontecimentos, ou seja, da fortuna.
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, V, F..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Os participantes da Conferência Mundial sobre Educação para Todos, reunidos em Jomtiem, Tailândia, de 5 a 9 de março
de 1990, relembraram entre os outros pontos importantes de que: a educação é um direito fundamental de todos, mulheres e homens, de todas as idades, no mundo inteiro; a educação pode contribuir para conquistar um mundo mais seguro, mais sadio, mais próspero e ambientalmente mais puro, e que, ao mesmo tempo, pode favorecer o progresso social, econômico e cultural, a tolerância e a cooperação internacional; sabem que a educação, embora não seja condição suficiente, é de importância fundamental para o progresso pessoal e social; reconhecem que o conhecimento tradicional e o patrimônio cultural têm utilidade e valor próprios, assim como a capacidade de definir e promover o desenvolvimento; além de admitirem que, em termos gerais, a educação que hoje é ministrada apresenta graves deficiências, fazendo-se necessário torná-la mais relevante e melhorar sua qualidade e que ela deve estar universalmente disponível.
Trecho adaptado do site: http://www.dhnet.org.br/direitos/sip/onu/educar/todos.htm.
Em relação ao que a referida conferência estabeleceu para o desenvolvimento de políticas relativas à educação, assinale V para as assertivas verdadeiras e F para as que forem falsas: 
( ) Desenvolvimento de políticas para a expansão da educação básica nos países em desenvolvimento. 
( ) Reconhecer a centralidade na educação, identificando-a como matéria-prima do sistema produtivo para desenvolvimento econômico. 
( ) Não ocorreu preocupação alguma relativa aos países que formam o grupo dos E9 grupo das nações em desenvolvimento com maior população do mundo. 
( ) Erradicar o analfabetismo, universalizar a educação básica. 
( ) Não houve preocupação alguma em melhorar a qualidade do ensino e atender às Necessidades Educacionais Básicas de Aprendizagem (NEBA). 
A sequência correta é:
Escolha uma:
a. V, V, F, V, F. 
Segundo Abreu (2008, p.35), o momento da discussão nacional está relacionado a aspectos mais amplos, em especial à Conferência de Educação para Todos, promovida pela UNESCO e Banco Mundial, ocorrido em 1990 em Jomtiem, na Tailândia, a qual fez referência às bases para o desenvolvimento de politicas de expansão da educação básica nos países em desenvolvimento; fazendo reconhecimento na centralidade da educação, identificando-a como matéria-prima do sistema produtivo para desenvolvimento econômico. Notadamente, obtiveram consenso desse reconhecimento a partir de então. Além disso, assumiram compromissos comuns, principalmente os países do grupo E9: grupo de nações em desenvolvimento com maior população do mundo, ou seja, o de erradicar o analfabetismo, universalizar a educação básica, melhorar a qualidade de ensino e atender às Necessidades Educacionais Básicas de Aprendizagem (NEBA).
b. V, V, F, F, V. 
c. F, F, F. V. V. 
d. V, V, V, F, F. 
e. V, V, V, F, F. 
Feedback
A resposta correta é: V, V, F, V, F..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96) é a legislação que regulamenta o sistema educacional (público ou privado) do Brasil (da educação básica ao ensino superior). Na história do Brasil, essa é a segunda vez que a educação conta com uma Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que regulamenta todos os seus níveis. A primeira LDB foi promulgada em 1961 (LDB 4024/61). A LDB 9394/96 reafirma o direito à educação, garantido pela Constituição Federal. Estabelece os princípios da educação e os deveres do Estado em relação à educação escolar pública, definindo as responsabilidades, em regime de colaboração, entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios. Texto adaptado por meio do site:
http://www.infoescola.com/educacao/lei-de-diretrizes-e-bases-da-educacao.
Mesmo que no curso da história existam contradições das garantias aos direitos à educação, como foi visto no transcorrer do texto apresentado acima, a LDB 9394/96 vem desmitificar essas contradições, quando regulamenta que:
Escolha uma:
a. Compreende as metas e prioridades da administração pública, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente; estabelece a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento. 
b. Compreende as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, orientando a elaboração da lei orçamentária anual, dispondo ainda sobre as alterações na legislação tributária e estabelecendo a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento. 
c. O ensino de jovens e adultos não deve ser fornecido pelo Estado. 
d. Amplia o conceito de educação básica; a gestão democrática do ensino público; o direito à escolaridade àqueles que não tiveram acesso em idade própria; a vinculação de percentual mínimo a ser investido em educação; a ampliação da gratuidade e obrigatoriedade dos anos de escolaridade; e a garantia de busca por um padrão mínimo da qualidade (CF, LDB, Lei 9.424/1996, Plano Nacional de Educação). 
Conforme análise nas duas últimas décadas tem-se denunciado os efeitos negativos quanto à garantia do direito à educação. Por outro lado, há de se considerar as contradições inerentes ao curso da história que, na correlação de forças e negociação de interesses conflitantes, podemos considerar alguns avanços rumo à garantia desse direito, regulamentados pela Constituição Federal de 1988, e pela LDB 9394/96, tais como: ampliação do conceito de educação básica; a gestão democrática do ensino público; o direito à escolaridade àqueles que não tiveram acesso em idade própria; a vinculação de percentual mínimo a ser investido em educação; a ampliação da gratuidade e obrigatoriedade dos anos de escolaridade; e a garantia de busca por um padrão mínimo da qualidade (CF, LDB, Lei 9.424/1996, Plano Nacional de Educação).
e. Diminui o conceito de educação básica; a gestão do ensino público ficará a cargo das instituições privadas; o direito à escolaridade àqueles que não tiveram acesso em idade própria e a vinculação de percentual mínimo a ser investido em educação. 
Feedback
A resposta correta é: Amplia o conceito de educação básica; a gestão democrática do ensino público; o direito à escolaridade àqueles que não tiveram acesso em idade própria; a vinculação de percentual mínimo a ser investido em educação; a ampliação da gratuidade e obrigatoriedade dos anos de escolaridade; e a garantia de busca por um padrão mínimo da qualidade (CF, LDB, Lei 9.424/1996, Plano Nacional de Educação)..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A educação brasileira experimentou uma democratização tardia. Ela foi criada e cevada para servir à elite, chegou ao fim do século XX empunhando bandeiras que há muito haviam sido superadas em países de tradição democrática. As influências liberais adaptaram-se aos interesses de grupos, dando origem a uma forma especial de liberalismo, calcado mais nesses agregados sociais do que no povo. A cultura política autoritária predominou, intercalada por espasmos de democracia. (MENDONÇA, 2001, p.84). Este autor destaca o caráter patrimonialista do Estado Brasileiro e o toma como eixo explicativo para as resistências a que tipo de processo?
Escolha uma:
a. Ao processo de gestão democrática do ensino público. 
Mendonça destaca o caráter patrimonialista do Estado Brasileiro e o toma como eixo explicativo para as resistências ao processo de gestão democrática do ensino público assegurado constitucionalmente, embora vários autores renomados tenham comprovado, por meio de suas pesquisas, o quanto as peculiaridades de constituição do Estado Brasileiro definiram e definem o delineamento da política e gestão da educação.
b. Ao processo de reforma do Estado, sem maiores alusões à área da educação. 
c. Ao processo que assegura o capital especulativo na educação. 
d. Ao processo de democratização do ensino superior. 
e. Ao processo de educação sem direitos Constitucionais legais. 
Feedback
A resposta correta é: Ao processo de gestão democrática do ensino público..
Questão 9
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
O Direito à educação é parte de um conjunto de direitos chamados de direitos sociais, que têm como inspiração o valor da igualdade entre as pessoas. No Brasil, este direito apenas foi reconhecido na Constituição Federal de 1988, antes disso o Estado não tinha a obrigação formal de garantir a educação de qualidade a todos os brasileiros, o ensino público era tratado como uma assistência, um amparo dado àqueles que não podiam pagar. Durante a Constituinte de 1988, as responsabilidades do Estado foram repensadas e promover a educação fundamental passou a ser seu dever. Artigo 205 “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
Trecho retirado do site: http://www.guiadedireitos.org/index.php?option=com_content&view=article&id=9&Itemid=9
Embora tenha sido na Constituição de 1988 que foi reconhecida a obrigatoriedade do estado em manter a educação de qualidade, Oliveira (1995) afirma que foi no texto de outra Constituição, que pela primeira vez se reconheceu a educação como “direito de todos e dever do Estado.” Identifique a seguir que texto apresentou essa obrigação pela primeira vez:
Escolha uma:
a. Foi no texto da Constituição de 1891, no seu Artigo 152. 
b. Foi no texto trazido pela emenda Constitucional de 1969, no seu Artigo 176. 
c. Foi no texto da Constituição de 1934, no seu Artigo 178. 
d. Foi no texto da Constituição Imperial de 1824. 
A Constituição de 1967, ainda durante o regime militar recebeu a Emenda Constitucional nº 1de dezembro de 1969, chamada por muitos de Constituição de 1969. Tal texto, no seu artigo 176, afirma: “A educação, inspirada no princípio da unidade nacional e nos ideais de liberdade e solidariedade humana, é direito de todos e dever do Estado, e será dada no lar e na escola.” Assim como afirma Oliveira (1995), é importante ressaltar que foi no texto de 1969, Artigo 176, que pela primeira vez se reconhece a educação como “direito de todos e dever do Estado”.
e. Foi no texto trazido pela Constituição de 1937, no seu Artigo 176. 
Feedback
A resposta correta é: Foi no texto trazido pela emenda Constitucional de 1969, no seu Artigo 176..
Questão 10
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB) é a legislação que regulamenta o sistema educacional (público ou privado) do Brasil (da educação básica ao ensino superior), podendo ser considerada a Carta Magna para a educação. Na história do Brasil, a educação conta com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação que regulamenta todos os seus níveis, desde o ano de 1961. A LDB vem reafirmar o direito à educação, garantido pela Constituição Federal, estabelecendo os princípios da educação e os deveres do Estado em relação à educação escolar pública, definindo as responsabilidades, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios. Segundo a LDB atual, a educação brasileira é dividida em dois níveis: a educação básica e o ensino superior.
Trecho adaptado do site:
http://www.infoescola.com/educacao/lei-de-diretrizes-e-bases-da-educacao/.
A seguir, estão relacionadas as LDBs já instituídas no Brasil. Assinale a alternativa que apresenta as verdadeiras LDBs e seus respectivos anos de promulgação:
Escolha uma:
a. LDB 4.027/64, LDB 5.540/68, LDB 5694/74, LDB 9.694/96. 
b. LDB 4.024/64, LDB 5.204/68, LDB 5.692/92, LDB 9.493/94. 
c. Nenhuma das alternativas anteriores. 
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB nº 9394/96 pode ser considerada a Carta Magna para a educação. Portanto, ela normatiza e orienta a educação nacional. Já a primeira LDB, a Lei nº 4024 foi aprovada em 1961. Logo a seguir, a ruptura política instaurada pelo golpe militar de 1964 exigiu novas adequações às legislações educacionais vigentes. Com isso, foram propostas reformas que resultaram nas Leis n 5.540/68 e n 5.692/71.
d. LDB 4.024/61, LDB 5.540/68, LDB 5.692/71, LDB 9.394/96. 
e. LDB 4.261/61, LDB 5.540/66, LDB 5.692/71, LDB 9.694/96. 
Feedback
A resposta correta é: LDB 4.024/61, LDB 5.540/68, LDB 5.692/71, LDB 9.394/96..

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando