Buscar

Ética e Relação Humanas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ética e Relação Humanas
Professora : NEIDE SOBRAL PAVANELLO
AdilsonFernandode Sousa
RA:8208961322
Sara Dantas dos Santos
RA: 8097912442
SilvanaPercicaroli
RA: 8074805308
A.S.S.C- Consultoria de Recursos Humanos
Localização: Praça da República, 300- Centro- SP
Empresa Contratante: Interact Marketing
Localização: Av. dos autonomista ,204-Osasco-SP
Quem somos?
A Interact Marketing é uma micro empresa que tem como missão , “Atender bem os clientes gerando negócios com fidelização”, esta passando por problemas referente a forma que é vista pelo cliente interno e externo, por ter problemas com a comunicação dentro da empresa. Contratou nossa empresa para elaborar o Código de Ética e Conduta. A fim de fazer a diferença no mercado.
3
No mercado atual , as organizações deparam-se com o fato de que a “ética corporativa” faz a diferença.
Introdução
Atualmente, observamos que parte das novas empresas ,já encontram consciente de que a ética é percussora diretamente na imagem que os colaboradores e até mesmo os clientes têm sobre a empresa.
E como o cliente interno e o externo influenciam no tempo de vida de uma organização, a nova prática de adoção dos “Código de Ética” e “Conduta” é cada vez mais frequente. 
Introdução
Preceitos utilizados para criação do Código de Ética e Conduta, que será proposto para empresa Interact.
Criação de um Comitê –Este comitê deverá ser formado por representantes da presidência, da área jurídica e pelos gestores de cada departamento. O ideal é que o número de membros seja ímpar, para que em caso de votação, não exista a possibilidade de haver empates. A renovação dos membros do comitê deve ser feita periodicamente, ou seja, a cada um ou dois anos.
Atribuições do Comitê- Além de acompanhar a elaboração do Código de Ética e exigir seu cumprimento com os colaboradores, o comitê deve ser consultado caso algum dos itens do código seja descumprindo. Caberá ao mesmo que as devidas providências sejam tomadas, dependendo da situação em questão.
Comunicação dos Funcionários- Mesmo que o Código de Ética ainda não esteja finalizado, é importante que todos os funcionários sejam informados. A comunicação pode ser feita em uma reunião geral, contando que a empresa não tenha mais de 400 ou 500 funcionários.
 Elaboração do Pré- código- Para que o Código de Ética atenda à realidade da micro/pequena empresa, é permitido optar pela elaboração de um pré- código, onde estarão as ideias e objetivos relevantes sugeridos pelos membros do comitê para o andamento das atividades da empresa.
Avaliação do Pré-código- Depois de concluído, o documento pode ser enviados aos níveis gerencias para discussão, apresentação de sugestões e avaliação dos funcionários, uma vez que eles fazem parte da cultura organizacional
 Retorno do Pré-código- Nesta fase, o comitê deve considerar as sugestões apresentadas no pré-código e aprovar ou reprovar os itens submetidos. É importante lembra a linguagem do Código deve ser clara e objetiva, para todos os funcionários compreendam e cumpram.
Itens Elaborados- Basicamente, o Código Ética deve levar em consideração e missão e os valores da empresa. Ou seja, deve conter a visão da empresa em relação à conduta interna dos funcionários, bem como as relações com os clientes, os fornecedores e os concorrentes. Podem haver também itens que remetam ao código de conduta dos funcionários quando ao ambiente externo, ou seja, danos ambientais, conscientização de organização e limpeza.
Divulgação do Código de Ética- Depois de concluído, o Código e Ética deverá ser apresentado aos funcionários e até mesmo a alguns convidados. Para isso, a empresa deve disponibilizar o documento através do refeitório, áreas de lazer, fábrica e escritórios da empresa, além de disponibilizá-lo no servidor da empresa.
O ideal é a convocação de todos os funcionários no auditório da empresa para apresentação e até para solucionar possíveis dúvidas.
Atuação dos Gestores- Para que o Código de Ética não “caia no esquecimento”, durante as reuniões das equipes, os gestores podem atuar como agentes multiplicadores do conteúdo do Código.
Apresentação aos Novos Funcionários- É importante também que todos os novos contratados passem pela “Integração” na empresa, ou seja, o novo funcionário deverá ser apresentado ao Código de Ética e Conduta, sistema de votação na empresa, participantes do comitê, regras de convivência, etc.
A honestidade, dignidade, o respeito, a lealdade, o zelo, a eficácia, a transparência, a legislação e a consciência dos princípios éticos são os valores maiores que orientam a relação da organização com os clientes e propects de seu interesse, bem como nossa comunidade.
A nossa atuação busca atingir níveis crescentes e contínuos dos serviços que oferecemos quanto a qualidade e avanço tecnológico visando a melhoria da competividade e rentabilidade de nossos clientes, parceiros e fornecedores, sem descuidar da reponsabilidade social que traduzida pela valorização de nossos colaboradores enquanto seres profissionais, pela priorização ás questões de sua capacitação, qualificação, empregabilidade e sobrevida no mercado.
Código de Ética e Conduta
III. As informações veiculadas interna ou externamente pela organização devem ser verdadeiras, visando a uma relação de respeito e transparência com seus pares.
Consideramos a vida particular dos funcionários é um assunto pessoal desde que as atividades deles não prejudiquem sua imagem ou interesses e busca disponibilizar condições e ajuda, através de seguro saúde e assistência médica.
As decisões de gestão da empresa primam pela competência e a honestidade, sempre num consenso geral, levando em consideração o objetivo principal da empresa. 
Código de Ética e Conduta
Promovemos práticas de gestão que fortalecem a motivação, satisfação e comprometimento de nossos colaboradores, bem como nossos parceiros e fornecedores.
 A organização enxerga que, quando corre, o erro deve ser utilizado como fonte de aprendizado, oportunizando a eliminação das causas e evitando sua repetição, sendo nesta ocasião, transparente, indicado a causa- origem- e a solução 
Código de Ética e Conduta
Todos os nossos colaboradores devem buscar o melhor resultado de operação dos produtos e serviços comercializados, mantendo sempre uma atitude e transparente, de respeito e colaboração com os colegas de trabalho, fornecedores e representantes dos clientes.
Não é permitido usar o cargo, função atividade, facilidades, posição e influência com o fim de obter qualquer favorecimento para si ou para outrem. 
É de obrigação do colaborador não criar dificuldades artificiais , no exercício de seu cargo, função ou atribuição, com objetivo de supervalorizar sua atuação profissional. 
Código de Ética e Conduta
XI. É também de obrigação do colaborador exercer suas atribuições com efetividade, eliminando situações que levem a erros ou atrasos na prestação do serviço, buscando sempre se qualificar para a dos clientes.
É proibido alterar nem deturpar o teor de qualquer documento, informação ou dados.
 É de obrigação de todos os membros da empresa promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, condições físicas, nível de escolaridade e quaisquer outras formas de discriminação.
Código de Ética e Conduta
16
 MATOS, de Gomes Francisco; Ética na gestão empresarial; 2008 editora Saraiva(PLT 284).
https://docs.google.com/file/d/0B7Ut1sEOUW3UN2M0MzE0NmEtY2EwZC00MWI2LThlY2EtZWY4MzUxMWRkN2Y4/edit?hl=en&authkey=CILf58II
https://docs.google.com/file/d/0B7Ut1sEOUW3UZjVkYmY1YjUtYjY5Ni00MDg4LWE0NjktZDZhNDgxNTRjMWZj/edit?hl=pt_BR&authkey=CP2BoZsC
  http://www.institutomvc.com.br/costacurta/artem04_liderancanegociacao.htm 
http://www.eticaempresarial.com.br/
Bibliografia

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando