Buscar

Avaliação On Line 1 (AOL 1) - Desafio Colaborativo – ORGANIZAÇÃO E LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Desafio Colaborativo – ORGANIZAÇÃO E LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO
Parte superior do formulário
Caro (a) aluno (a), tudo bem?
Chegou a hora de você participar do fórum avaliativo da disciplina. A partir das leituras realizadas e vídeos assistidos ao longo dos estudos, interaja com seus colegas para debater e construir pontos de vista. Dê sua opinião, troque experiências, esclareça dúvidas e amplie seus conhecimentos. As possibilidades são diversas, é só começar!
A temática abordada nesta atividade será “Políticas Educacionais na Sociedade Brasileira¨
As mudanças educacionais ao longo da história do Brasil definiram a atual estrutura do sistema educacional brasileiro. Durante muitos anos, o sistema educacional vigente apresentou um caráter excludente, deixando à margem uma grande parte da população, privilegiando e garantindo o acesso à educação apenas à elite brasileira, porém na atualidade, a educação se apresenta com um caráter democratizante e libertador.
Com base nesse cenário, pontue as principais mudanças no contexto educacional, a partir da regulamentação da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9394/96.
Aguardamos seu comentário!
Bons estudos!
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, mencionada pela primeira vez na história da educação do País, pela Constituição de 1934, tem por objetivo possibilitar aos sistemas de ensino a aplicação dos princípios educacionais constantes da Constituição Federal. A LDB é, portanto, uma lei que rege os Sistemas de Ensino e sempre que uma nova Constituição é promulgada e redefine as bases da educação nacional, faz-se necessário a elaboração de uma nova LDB.
Com a promulgação da Constituição de 1988, tornaram-se obsoletas as leis de diretrizes e bases anteriores (1961; 1968; 1971), pois as demandas de formação e escolaridade da população são diferentes. A partir desse fato, no mesmo ano de 1988, houve amplo e longo processo de debate em torno das prioridades educacionais a constarem em Lei, que acabou resultando na LDB 9394/96, promulgada pelo presidente da República em dezembro de 1996.
A LDB de 1996, ainda que tenha suscitado muita polêmica, pela primeira vez na história da educação do Brasil, é uma lei de fundo democrático, revelando as contradições e interesses de diversas parcelas da sociedade civil. Baseada no princípio do direito universal à educação para todos, a LDB de 1996 trouxe avanços com relação à lei anterior, alguns dos quais estão elencados abaixo:
Assunção do conceito de educação básica que integra educação infantil, educação fundamental e ensino médio, propiciando a organização de um sistema de educação nacional abrangente e universalizado, isto é, capaz de garantir a plena escolaridade para toda a população do país;
Aumento do número mínimo de dias letivos, implicando maior tempo de permanência na escola, fato que permite a melhoria do atendimento pedagógico de qualidade;
Flexibilização da forma de organização do tempo, reclassificação dos alunos, definição do calendário, critérios de promoção e ordenação curricular.
Inclusão da educação infantil, em creches e pré-escolas, como primeira etapa da educação básica, consequência do direito da criança pequena à educação e não apenas direito da mulher trabalhadora;
Valorização do Ensino profissional e técnico, enfatizando a necessidade de uma maior articulação entre estudos teóricos e práticos;
Revalorização da formação do Magistério.
Recentemente o Governo Federal anunciou a Reforma da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que vêm causando muitas dúvidas, sobretudo entre os professores. 
Listamos as mudanças na LDB:
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS NAS MUDANÇAS NA LDB
Antes o currículo dos ensinos médio e fundamental deveria abranger obrigatoriamente as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e da Realidade Política e Cultural, sobretudo a do Brasil.
Com as mudanças na LDB, as disciplinas mencionadas ficam sujeito ao que versam os artigos 31, 32 e 36 da Lei de Diretrizes e Bases, sendo que esse último sofre alterações. Com as mudanças, o art. 36 da LDB dita o seguinte:
Art. 36. O currículo do ensino médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos específicos, a serem definidos pelos sistemas de ensino, com ênfase nas seguintes áreas de conhecimento ou de atuação profissional:
I – linguagens;
II – matemática;
III – ciências da natureza;
IV – ciências humanas; e
V – formação técnica e profissional.
DISCIPLINAS
As disciplinas que compõem a grade curricular do ensino médio sofreu mudanças, tais como as disciplinas de Língua Estrangeira.
A partir do sexto ano do ensino fundamental, as aulas de inglês passam a ser obrigatórias e o ensino de outros idiomas como o espanhol passa a ser optativo. Antes a determinação é que uma língua estrangeira, escolhida pela comunidade escolar, deveria ser ensinada a partir do quinto ano.
PROFESSOR SEM FORMAÇÃO ESPECÍFICA
Os docentes podem ser selecionados com base no saber notório sobre o conteúdo, sem ter formação específica. 
VESTIBULAR NA MUDANÇA NA LDB
As universidades até agora eram livres para decidir o conteúdo cobrado nas provas de vestibulares para a seleção de candidatos, com base no currículo do ensino médio nacional. A partir das mudanças na LDB, o valor da taxa cobrada pelos vestibulares será determinado pela Base Nacional Comum.
Essas medidas entraram em vigor no ano de 2018. Além da carga horária das disciplinas, que passa de 800 para 1.200 horas aula, outras transformações importantes estão sendo implementadas. 
As mudanças na LDB visam melhorar o desempenho dos estudantes brasileiros e modernizar o sistema público de ensino. Além de aumentar a carga horária dos estudantes, essas alterações nas Leis de Diretrizes e Bases da educação promovem mudanças no que diz respeito às disciplinas obrigatórias e ao conteúdo das provas de seleção.
BIBLIOGRAFIA
http://www2.uol.com.br/aprendiz/designsocial/agora/ldb.html
http://blog.portabilis.com.br/quais-foram-as-ultimas-mudancas-na-ldb-lei-9-3942016-saiba-tudo-aqui/

Continue navegando