Buscar

TRABALHO DE PSICOLOGIA

Prévia do material em texto

CURSO: PEDAGOGIA SEMESTRE: 3º
	DISCIPLINA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
	PROFESSORA: CLÁUDIA VAZ
ALUNA: IARACI COSTA DA CRUZ SANTOS POLÓ: IGUATEMI 
Questão 1 – Quais as contribuições de Bronfenbrenner e Vigotski para os estudos sobre desenvolvimento e aprendizagem? (valor: 2,0)
Para Bronfenbrenner é necessário que os pesquisadores estejam atentos à diversidade que caracteriza o homem, os processos psicológicos, a sua participação dinâmica nos ambientes, as suas características pessoas e a sua construção histórico-sócio-cultural.
Bronfenbrenner define o desenvolvimento humano como “o conjunto de processos através dos quais as particularidades da pessoa e do ambiente interagem para produzir constância e mudança nas características da pessoa no curso de sua vida.” (Bronfenbrenner, 1989, p. 191)
Para Vygotsky a aprendizagem na criança podia ocorrer através do jogo, da brincadeira, da instrução formal ou do trabalho entre um aprendiz e um aprendiz mais experiente. Via o desenvolvimento cognitivo como dependendo mais das interações com as pessoas e com os instrumentos do mundo da criança. Esses instrumentos são reais: canetas, papel, computadores; ou símbolos: linguagem, sistemas matemático, signos.
Questão 2- A partir da história da infância, Identifique as três principais representações das crianças ao longo da História (valor: 1,0)
A imagem da “criança má” – Na antiguidade a criança representava o pecado original, que nascia com o demônio no corpo. Daí a necessidade de vigiá-la e aplicar medidas punitivas e corretas e eram submentidas à cultura da violência e do silêncio.
A criança é um “ser imanente” que faz uso da razão e a sua experiência potencializa um projeto de futuro, de acordo com as situações a que será submetida. A criança, então, passou a ser vista como um ser singular com características diferentes do adulto, mas que precisava ser percebido como o adulto do amanhã, um sujeito que se tornaria um ser de razão e para isso, precisava amadurecer de modo mais rápido.
As crianças das “más influências” foram criadas espaços hierarquizados, em que eram aplicados castigos e uma rígida disciplina tendo como meta principal a formação moral.
Questão 3 – Construa um texto de 10 a 14 linhas sobre a sua concepção da adolescência, destacando os aspectos biológicos e socioculturais. Fundamente a sua resposta. (Valor 2,0)
O adolescente nesta etapa vive no seu mundo interior. Para conhecer a própria personalidade, as suas ideias e ideais, compara-se com o mundo dos outros. Esta interiorização abarca também as esferas intelectuais, filosóficas e estéticas, enchendo a sua vida com estas teorias. A puberdade marca biologicamente a adolescência trazendo as transformações no corpo, mais cedo nas meninas.
As crises emocionais e a formatação da identidade, nas quais perdem o corpo infantil para as mudanças, os assustam, neste momento surgem vários questionamentos. Freud diz que a adolescência é o final das fases da sexualidade infantil, neste momento, os aprendizados do bem, bom e belo, ou seja, moral, regras e estética, ocorridos na infância, no período de latência, entre 7 aos 12 anos, vêm à tona juntamente com a explosão da sexualidade, e os desejos sexuais e os desejos de atender a expectativa do outro, o que torna para o adolescente um conflito em ceder aos desejos ou seguir as regras aprendidas. Um adolescente bem resolvido constitui um lastro para a vivência saudável dos próximos anos.
Questão 4- A partir do texto de Rubem Alves, responda:
Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.
Quais as expectativas das famílias em relação a escola? Quais os principais problemas enfrentados? (valor: 1,0)
Os pais contam muito com os professores para a educação de seus filhos, por isso responsabilizam os professores educar e instruir. Dessa forma, os professores são analisados pelos pais, algumas vezes de forma positiva, outras de forma negativa, se o seu filho tem sucesso escolar remetem o sucesso ao filho, vendo o professor com bons olhos, pois não vêem motivos para critica, mas as crianças com insucesso escolar, o pais vêem os professores com indiferença e remetem a eles a culpa do insucesso de seus filhos.
Quais as intervenções dos professores diante das dificuldades de aprendizagem? (valor: 1,0)
O papel do professor no processo de aprendizagem é indiscutivelmente decisivo. Quando se percebe que as dificuldades de aprendizagem são oriundas ou ampliadas por um método de ensino que não está adaptado à criança, propõe-se uma mudança metodológica para facilitar o processo da aprendizagem.

Continue navegando