Buscar

Avaliando Aprend processo penal II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliando Aprend.: CCJ0041_SM_201502006634 V.1 
	Aluno(a): MAYCON DE JESUS SILVA SANTOS
	Matrícula: 201502006634
	Desemp.: 0,5 de 0,5
	03/05/2018 10:24:10 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201503178093)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Ano: 2017. Banca: IBADE. Órgão: PC-AC. Prova: Delegado de Polícia Civil). No curso de uma interceptação telefônica que apurava a prática dos crimes de associação para o tráfico, bem como o crime de tráfico de drogas, foi descoberto que os mesmo criminosos também eram responsáveis por diversos outros crimes na região, como homicídios e roubos. Este encontro fortuito de elementos probatórios em relação a outros fatos delituosos é denominado pela doutrina e jurisprudência como Teoria da(o):
		
	
	exceção da descoberta inevitável.
	
	nexo causal atenuado.
	 
	serendipidade.
	
	nenhuma das respostas está correta.
	
	fonte independente.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201503194862)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O direito ao silêncio do acusado e o valor da confissão harmonizam-se, segundo a sistemática atual do Código de Processo Penal, com fundamento nas seguintes regras:
		
	
	o princípio constitucional da presunção de inocência impede que o juiz faça qualquer consideração na sentença a interrogatório e/ou confissão extrajudicial, não podendo nem mesmo tal circunstância interferir na sua livre apreciação das provas.
	 
	o valor da confissão se aferirá pelos critérios adotados para os outros elementos de prova, e para a sua apreciação o juiz deverá confrontá-la com as demais provas do processo, verificando se entre ela e estas existe compatibilidade ou concordância, sendo que o silêncio do acusado não importará confissão, mas poderá constituir elemento para a formação do convencimento do juiz.
	
	embora a confissão deve ser compatibilizada com as demais provas, aquela tendo um peso maior sobre as demais, influenciando o convencimento do juiz.
	
	o valor da confissão deverá ser compatibilizado exclusivamente com a prova colhida sob o crivo do contraditório, não sendo vedada qualquer alusão a eventual silêncio do réu na sentença condenatória.
	
	o silêncio, que não importará em confissão, não poderá ser interpretado em prejuízo da defesa, sendo ao juiz vedada qualquer alusão ao silêncio do acusado na sentença que venha a proferir.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502161372)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em caso de sentença absolutória, se o fundamento for
		
	
	inimputabilidade do acusado, será aplicada medida de segurança consistente, sempre, em internação.
	
	inexistência do crime, poderá ser promovida a ação civil para reparação do dano, mas não poderá ser promovida mais nova ação penal pelo mesmo fato.
	 
	estado de necessidade, poderá ser promovida ação civil de reparação do dano por terceiro que não criou a situação de perigo.
	
	atipicidade, não poderá ser promovida ação civil para reparação do dano.
	
	insuficiência de provas, poderá ser promovida nova ação penal se surgirem novas provas.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201502090082)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	-(CESPE/PC/DF/Papiloscopista). Em cada uma das opções abaixo, relativas à prova no processo penal, é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada. Assinale a opção cuja assertiva esteja correta.
		
	 
	Uma mulher virgem foi vítima de um estupro e, após 15 dias do evento delituoso, foi submetida a exame de corpo de delito, ficando prejudicado o quesito acerca da conjunção carnal, ante a ausência de vestígios recentes de cópula vagínica. Nessa situação, desaparecidos os vestígios do crime, será perfeitamente possível o exame de corpo de delito de forma indireta, por meio de prova testemunhal.
	
	Um indivíduo praticou crime de lesão corporal grave, ficando a vítima incapacitada para as ocupações habituais por 50 dias. No dia do evento delituoso, procedeu-se ao exame de lesões corporais, em cujo laudo os peritos afirmaram que, das lesões sofridas, resultou incapacidade para as ocupações habituais por mais de 30 dias. Nessa situação, a afirmação dos peritos dispensará o exame complementar.
	
	Logo após a prática de um homicídio, um indivíduo foi preso em flagrante. Passados cinco dias do recebimento do IP pelo MP, a autoridade policial ainda não tinha enviado o laudo cadavérico da vítima. Messa situação, em se tratando de delito que deixa vestígios, a falta de exame de corpo de delito impedirá a propositura da ação penal por parte do órgão do MP.
	
	Para subtrair um aparelho de som, um indivíduo arrombou a janela do quarto e quebrou a fechadura da porta da sala da residência de seu vizinho. Nessa situação, apesar do rompimento de obstáculo deixar vestígios, no caso do furto qualificado a perícia para sua constatação será prescindível.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502090115)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Magistratura/PR-2008) Quanto aos atos jurisdicionais penais, assinale a alternativa correta:
		
	 
	As decisões interlocutórias simples servem para solucionar questão controvertida e que diz respeito ao modus procedendi, sem contudo trancar a relação processual; as interlocutórias mistas, por sua vez, apresentam um plus em relação àquelas: elas trancam a relação processual sem julgar o meritum causae.
	
	As decisões interlocutórias mistas não se equiparam as decisões interlocutórias simples, pois as primeiras servem para solucionar questões controvertidas e que digam respeito ao modus procedendi, sem contudo trancar a relação processual. Enquanto que as decisões interlocutórias simples trancam a relação processual sem julgar o meritum causae;
	
	A decisão que não recebe a denúncia é terminativa de mérito, por isso não pode ser considerada decisão interlocutória mista;
	
	As decisões interlocutórias simples são aquelas que encerram a relação processual sem julgamento do mérito ou, então, põem termo a uma etapa do procedimento. São exemplos desse tipo de decisão a que recebe a denúncia ou queixa ou rejeita pedido de prisão preventiva;

Outros materiais