Buscar

FUND. HIST. TEOR. METOD. DO SERVIÇO SOCIAL II QUESTÕES DISCURSIVAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FUND. HIST. TEOR. METOD. DO SERVIÇO SOCIAL II
QUESTÕES DISCURSIVAS
Por que José Paulo Netto afirmou que o Documento de Araxá se revelou como afirmação da perspectiva modernizadora? 
Gabarito: Porque se caracterizou como uma prática institucionalizada que se caracterizou pela ação junto aos indivíduos com desajustamentos familiares e sociais, e segundo tal concepção, estes desajustamentos decorrem de estruturas sociais inadequadas. (CBCISS, 1986:24). 
Explique o que foi o Movimento de Reconceituação do Serviço Social na América Latina: 
Gabarito: A Reconceituação do Serviço Social na América Latina se caracterizou como um processo de revisão crítica do Serviço Social em todo s os seus níveis e em todos os seus aspectos. Os questionamentos envolvidos foram: OBJETO, OBJET IVO, IDEOLOG IA e MÉTODO. 
A partir do conteúdo abordado nesta aula, indique aspectos que caracterizem a modernização conservadora: 
Gabarito: Benesses ao capital. Concentração em todos os níveis. Ausência de controle democrático ou parlamentar Internalização. Territorialização do imperialismo. 
Concentração da propriedade e da renda, formando uma oligarquia financeira. Industrialização de retaguarda baseada em demandas elitizadas no mercado interno e direcionada para o exterior. Estrutura de classe complexa fortemente polarizada
Erodida a base do Serviço Social tradicional a reflexão profissional se desenvolveu em três direções principais, constitutivas precisamente do processo de renovação¿ (Netto, 1991:154). Quais foram estas três direções? 
Gabarito: Perspectiva modernizadora, Reatualização do conservadorismo e Intenção de ruptura.
Por que Netto criticou a influência do Positivismo no Documento de Araxá ? 
Gabarito: Por ter como pano de fundo o positivismo na forma de estrutural-funcionalismo, trata-se deum principio de globalidade que sustenta o individuo que deve se analisado na sociedade para uma analise baseada na cristalização, desenvolvendo assim um comportamento adaptativo. 
Explique a base de fundação ideológica da perspectiva modernizadora:
Gabarito: Moderno irracionalismo justificando postura típica do reformismo conservador (reformas no interior da ordem estabelecida). Significa dizer que a realidade não é tão acessível racionalmente como haviam pensado outros filósofos, pois desconsidera a indagação a respeito de uma “realidade em si” separada da relação com o sujeito que a conhece.
Qual a crítica de que José P. Netto faz referente ao Seminário do Alto da Boa Vista?
Gabarito: Na opnião de José P. Netto o documento serviu para legitimar as práticas e não para fazer críticas ao sistema, foi apenas uma forma de inserit teoria e método a profissão.
Aponte a estrutura da fundamentação teórica metodológica da vertente reatualização do conservadorismo.
Gabarito: Positivismo.
Segundo José Paulo Netto denominou a “Perspectiva Modernizadora” implicou num ruptura com o conservadorismo? 
Gabarito: Não. Compreendeu u m trato acrítico das de mandas emergentes no ordenamento institucional operado pelo estado militar. 
Trabalhava-se na perspectiva de refuncionalizar a prática atendendo a tais demandas de forma positiva e apresentou como base de fundação ideológica uma postura a política, interveniente, integradora e dinamizadora n o processo de desenvolvimento. 
Descreva os principais aspectos abordados sobre a produção do conhecimento n o Documento do Auto da Boa Vista:
Gabarito: Os trabalhos apresentados pelos assistentes resultaram de um debate em torno das seguintes temáticas: Pensamento científico e Serviço Social; Serviço Social e Cientificidade; Serviço Social Cibernético; Consciência critica no Serviço Social e uma proposta de produção de conhecimento. 
Quando ocorreu e quais os principais temas abordados no Seminário Teórico de Araxá?
Gabarito: seminário ocorrido em março de 1967 e que expressava o pensamento dos renovadores da profissão. Tinham como temas abordados o Serviço Social na formulação e gestão das políticas Sociais e não somente meros executores e o olhar sobre o transformismo.
 
Como destaca Aguiar (1986, p.24) “A Reconceituação do Serviço Social na América Latina se caracterizou como um processo de revisão crítica do Serviço Social em todos os seus níveis em todos os seus aspectos.” Quais questionamentos foram encaminhados?
Gabarito: Método, Ideologia, Objeto e Objetivo.
A partir do conteúdo abordado nesta aula, indique aspectos que caracterizem a modernização conservadora:
Gabarito:
 Benesses ao capital. Concentração em todos os níveis. Ausência de controle democrático ou parlamentar
Internalização. Territorialização do imperialismo. Concentração da propriedade e da renda, formando uma oligarquia financeira. Industrialização de retaguarda baseada em demandas elitizadas no mercado interno e direcionada para o exterior. Estrutura de classe complexa fortemente polarizada 
Qual a concepção de intervenção profissional é apresentada no Documento de Araxá?
Gabarito: Prática institucionalizada caracterizada pela ação junto a indivíduos com desajustamento familiares e sociais.
De que forma as demandas colocadas pelo mercado de trabalho foram encaminhadas pelo Serviço Social durante a Ditadura Militar?
Gabarito: As demandas emergentes no ordenamento institucional operado pelo estado militar foram trabalhadas de forma acrítica. Trabalhava-se na perspectiva de refuncionalizar a prática atendendo a tais demandas de forma positiva e apresentou como base de fundação ideológica uma postura a - política, interveniente, integradora e dinamizadora no processo de desenvolvimento.
A partir de quais aspectos o Documento de Teresópolis se deferência do Documento de Araxá?
Resposta: No documento de Araxá, foi colocado apenas em 'leitura' as questões teóricas do Assistente Social, e no seminário de Teresópolis foi feita uma leitura mais metodológica acerca de questões, como as demandas póstumas de revisão da grade universitária, e um olhar de transformação sobre a prática profissional. 
Gabarito: A mudança do Documento de Teresópolis em relação ao de Araxá é a ênfase que é dada a discussão em torno da aplicação da metodologia do Serviço Social. "No documento de Teresópolis, o dado relevante é que a perspectiva modernizadora se afirma não apenas como concepção profissional geral, mas, sobretudo como pauta interventiva. Há mais continuidade entre os dois documentos: no de Teresópolis, o "moderno" se revela como consequente instrumentação da programática desenvolvimentista" (Netto, 1991:178).

Outros materiais