Buscar

Atividade Avaliativa 2 Liderança e Coaching

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna: Julyanna Gonçalves de Souza Santos Matrícula: 20131103592
Liderança: A administração do Sentido (http://www.scielo.br/pdf/rae/v34n3/a09v34n3.pdf)
 O artigo faz uma análise a partir da marcação histórica do desenvolvimento da liderança através de pesquisas dedicadas a desenvolver este assunto, até que chegasse a ser como conhecemos hoje. Através da análise histórica do desenvolvimento da liderança, feita pelo autor, é possível conhecer o que já foi pesquisado e como começou. Segundo o autor do artigo, acredita-se que o termo tenha aparecido por volta de 1300 d.C., e por conta disso, este conceito seja tema de pesquisas desde então. 	O autor mostra, cronologicamente, através de pesquisadores que abordaram o tema, como o papel e a importância do líder foram se aprimorando e se adequando a realidade de cada época. Ele também faz um entrelaçamento entre liderança e motivação, destacando que no passado, o líder era visto como aquele que possuía mais conhecimento técnico e administrativo, sem se importar com a interação pessoal e que hoje, o líder foi adaptado a alguém que além de possuir tais conhecimentos, possui um fator determinante: ser motivado e motivar seus colaboradores. Ele enfatiza que um bom líder é aquele que além de conhecer bem a cultura organizacional da empresa, possui habilidades interpessoais para conseguir chegar até seus colaboradores e ambos atingirem a satisfação profissional. Ele estabelece a diferença entre gerente e líder e mostra que nem todo gerente está apto a ser um bom líder.
The Coaching Scorecard: A holistic approach to evaluating the benefits of business coaching
(http://www.authentic-change.com/wp-content/uploads/2017/03/coaching-scorecard.pdf)
 O autor do artigo faz uma breve revisão de literaturas que abordam o tema de coaching nas organizações, além de fazer um estudo de caso com empresas de diferentes ramos de atuação, utilizando duas metodologias diferentes, uma para os resumos das literaturas estudadas e outra para elaboração do estudo de caso, afim de identificar a importância do coaching nas organizações e para concluir se a relação estabelecida entre o coaching e a empresa é realmente eficaz.
Quais as características que diferenciam um líder de um coach?
 Procurei para o primeiro artigo, uma definição de líder e liderança; para o segundo artigo, achei melhor encontrar algo que exemplificasse o papel do coach, além de mostrar dados que comprovassem sua eficácia. De acordo com o que li no primeiro artigo, um líder é aquele que vai gerir as pessoas em busca dos resultados. O líder será muito mais que um administrador, será alguém capaz de guiar a equipe em busca do resultado que é objetivado, motivando-os a isso. Já um coach, é aquele que vai muito mais longe que um líder: ele ensina; ele transforma organização através de seus colaboradores. Se o líder atua na motivação, o coach atuará no que desmotiva a equipe, fazendo com que isso se transforme, ensinando-os e guiando-os a superar-se em busca de satisfação profissional e, consequentemente, melhorando o desempenho da organização.

Continue navegando