Buscar

Memorial reflexivo educação infantil

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
UNINTER
carmen auxiliadora EVANGELISTA ru: 1309327
turma: pedagogia manhã
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EDUCAÇÃO INFANTIL
CURITIBA 
2017
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
UNINTER
CARMEN AUXILIADORA EVANGELISTA RU: 1309327
tURMA: PEDAGOGIA MANHÃ
memorial reflexivo de estágio
Memorial Reflexivo de Estágio Supervisionado Educação Infantil: Apresentado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Internacional UNINTER.
CURITIBA
2017
SUMÁRIO 
A. Contextualização do local de estágio........................................................3 
B. Atividades desenvolvidas durante o período de observação....................5
C. A realização da docência: 
 Os desafios de aprender a ser professor (a)..............................................7
D. Conclusões: Dificuldades e superações.....................................................9 E.Referências.................................................................................................10
 
Contextualização do local de estágio 
Este memorial reflexivo apresenta o processo de realização do estagio supervisionado educação infantil, realizado no Centro de educação infantil Espaço Feliz. O endereço é Avenida Presidente Kennedy 2089, no bairro Guaíra em Curitiba- Paraná, e o telefone é (41) 30853567 e o e-mail contatoespacofeliz.com.br.
Na escola é aplicado o método natural de Gilda Rizzo, que oferece as crianças um aprendizado por meio da convivência e socialização. A escola atende crianças de zero a dois anos e meio, sendo chamada de sede baby. O espaço oferecido é bem amplo, e suas instalações atende a necessidade das crianças e funcionários, sendo dois berçários, dois maternais e dois níveis possibilitando assim um maior conforto e atendimento de qualidade.
Todas as salas tem capacidade para acomodar quinze crianças, e tem duas professoras para cada turma, sendo uma regente e uma auxiliar. Meu período de estágio foi de 22/09/2017 á 01/11/2017, e minha experiência foi ficar cada dia com uma turma diferente, possibilitando assim uma maior observação e aprendizado.
A estrutura física é toda em alvenaria, e todas as tomadas têm protetores garantindo segurança para as crianças. Os móveis são adequados á faixa etária atendida e todas as salas têm ganchos na parede onde as bolsas ficam penduradas.
O chão de todas as salas é de madeira e todos tem tatame, nos berçários e maternais tem espelhos que garante um maior conhecimento delas mesmas durante as brincadeiras e atividades.
A instituição dispõe de três banheiros, sendo dois para o uso das crianças e um para os funcionários. Tem a cozinha com uma cozinheira e uma auxiliar que prepara todas as refeições servidas ao longo do dia, e no refeitório todas precisam usar touca.
Outro espaço muito importante é o fraudário que é bem espaçoso e tem todos os materiais necessários para a higiene das crianças, e é ali que são feitas as trocas de frauda. Tem também o lactário onde são preparadas as mamadeiras para os berçários e só pessoas autorizadas podem entrar.
Ao ar livre tem um parquinho com balanças, gira- gira, escorregador e uma casinha de plástico onde as crianças entram para brincar com areia, e elas adoram.
Do outro lado do parquinho aberto tem dois espaços cobertos, um chamado de campinho todo forrado com tatame ,portão de segurança e um grande espelho na lateral, e ali as crianças realizam aulas especiais como psicomotricidade relacional.
O outro espaço também coberto e muito seguro tem cama elástica e piscina de bolinhas onde as crianças ficam mais a vontade, ali é realizado uma aula mais livre e todas as turmas podem desfrutar desses espaços, porem, em horários diferentes, por questão de segurança.
A escola atende três períodos, no da manha de segunda a sexta feira das 07:00 hs as 12:00 hs, de tarde das 13:00 as 17:00 hs e em período integral das 07:00 as 19:00 hs.
Os alunos tem aulas de arte, por que estimula a criatividade que é natural da criança, mas nessas aulas os professores proporcionam o contato com diferentes materiais e texturas. Também tem educação física que inclui a psicomotricidade relacional, por que o CEI Espaço feliz acredita que trabalhar o corpo e a mente é importante na primeira infância para que aconteça um desenvolvimento integral das crianças.
É ofertado também aulas de musica desde os berçários, por que a musica está presente sobre tudo na primeira infância, seja nas cantigas durante o desenvolvimento das atividades, ou para acalentar ou embalar os bebês.
A psicomotricidade relacional também é ofertada pela escola, e trabalha o espaço, liberdade de se expressar, desenvolvimento motor, o cognitivo e o afetivo. 
Atividades desenvolvidas durante o período de observação participativa
A direção da escola me orientou a ficar cada dia do estagio com uma turma, o que me possibilitou uma observação mais ampla, e o desenvolvimento de diversas atividades.
Uma das coisas que percebi é que em todas as turmas é aplicado uma rotina, que é fundamental para o desenvolvimento da criança. É por meio da rotina que a criança antecipa o que vai acontecer trazendo segurança para a realização das atividades diárias.
Dentre as dificuldades observadas percebi que a hora do soninho é uma das tarefas mais difíceis para as professoras e cada uma tem uma forma diferente de lhe dar com a situação quando uma criança se recusa a dormir. Porém precisamos enquanto docente pensar que a criança está longe de sua casa e distante do seu ambiente familiar e nesse momento entra o professor que com muita paciência precisa ajuda-lo a aderir essa rotina, mais apesar de ser muito importante essa organização a rotina não precisa ser necessariamente tão rígida. 
A maior parte no meu estágio foi realizado pela manhã, então eu ajudava a receber as crianças na sala de aula e algumas choram bastante ao serem deixadas pelos pais, por isso juntamente com a regente e à auxiliar ajudava acalmar as crianças e coloca-las no tatame sentadas a fim de interagir com as outras.
No momento das refeições, ajudava a alimentar as crianças, porém, nesse momento muitas delas se recusam a comer. Então como professoras precisamos ter paciência para perceber que as ações de educar e cuidar são inseparáveis no que diz respeito a função pedagógica da educação infantil.
Ao participar das aulas de musicalização pude ver o quanto as crianças são estimuladas a identificar os sons, a percepção rítmica e desde o berçário a música participa ativamente no desenvolvimento da linguagem oral (lalação).
Em todas as aulas a musica é apresentada ao aluno respeitando o tempo, a linguagem e a capacidade cognitiva de cada um. E o professor depois das atividades permite que as crianças toquem e explorem o instrumento, e elas gostam muito dessa parte.
Uma experiência maravilhosa foi a aula de educação física, levamos as crianças para o campinho e ali a professora faz atividades com bambolês, bolas, obstáculos e as crianças interagem com elas mesmas e com os outros. E isso favorece um maior conhecimento do próprio corpo como, lateralidade, coordenação motora, equilíbrio, noção de espaço, de tempo e esquema corporal.
Participei na sala de aula da contação de histórias, que é um momento que desde o berçário as crianças adoram, elas ficam atentas, e as maiores participam bastante comentando sobre o personagem citado. O parquinho também é um espaço que as crianças adoram ir brincar, elas amam mexer com a areia, e essa é uma atividade lúdica que todos os dias as professoras separam um tempo para leva-las.
Durante as brincadeiras livres as professoras, e eu também ajudava na mediação de conflitos que surgiam entre as crianças, proporcionando a elas um momento também de aprendizagem.
Com relação ao trabalho pedagógico da instituição, a escola trabalha com o método natural de Gilda Rizzo, que consiste em estimular de formanatural e espontânea para que as crianças aprendam.
Nessa perspectiva os pequenos se desenvolvem através de brincadeiras experimentação, e são reconhecidas e valorizadas.
Pensando dessa forma o mais importante é centrar-se no potencial e não nas dificuldades, pois a instituição acredita que cada criança é única. E o conteúdo pedagógico é desenvolvido a partir de brincadeiras, pois o objetivo é que esta aprenda brincando.
Ao observar a atitude dos profissionais que trabalham na instituição, pude ver que grande maioria procura seguir a mesma visão da direção. Mas não pude deixar de notar que alguns diante de uma situação difícil agiram de forma ríspida com as crianças, isso acontece com mais frequência na hora das refeições e do soninho, que é quando algumas crianças se recusam a cumprir a rotina. 
Sobre as atividades, cada mês é trabalhado um tema e ao invés de trabalhar com objetos já prontos, as professoras optam por fazer os materiais que serão usados em sala.
Realização da Docência: os desafios de aprender a ser professor (a)
Para realização da minha docência a pedagoga da escola me orientou a planejar uma aula de acordo com o que estava sendo trabalhado, que foram as formas geométricas.
Então comecei a pesquisar formas de trabalhar as figuras geométricas com crianças de dois anos e meio.
Então baseado no método natural de Gilda Rizzo , em que a criança aprende por meio da interação eu decidi que iria contar uma história que apresentava algumas formas geométricas, com o objetivo das crianças associar as formas apresentadas com suas vivencias. Então desenhei quadrados, círculos, triângulos e retângulos numa placa de papelão e recortei em EVA as mesmas formas a fim de que no final da leitura elas identificassem e grudasse no papelão as formas iguais.
Elas participaram bem efetivamente da atividade, interagiram e no geral os objetivos foram alcançados de forma satisfatória. A maior dificuldade foi a nervosismo de estar em sala naquele momento como professora que iria aplicar o plano de aula.
No demais a professora regente preparou as crianças para que quando eu chegasse pudesse aplicar a aula, as crianças se comportaram e me receberam muito bem, e foi uma experiência incrível que guardarei comigo sempre.
Atividade Aplicada
Plano de aula
Escola: CEI Espaço Feliz
Componente curricular: Geometria, literatura infantil e arte.
Turma: Nível dois
Conteúdo: Literatura infantil, formas geométricas desenhadas no papelão e recortes em EVA das figuras geométricas.
Objetivo: Trabalhar a percepção das crianças em relação ás formas geométricas e coordenação motora grossa e fina.
Desenvolver o gosto pela leitura.
Estimular a interação e socialização.
Materiais utilizados/recursos: EVA, placa de papelão, cola quente, velcro e livro de literatura infantil.
Síntese do assunto: Aula baseada no método natural de Gilda Rizzo, por que toda criança aprende por meio de interação, aprendendo a fazer brinquedos de sucata, se desenvolvendo através de contar histórias e com rodas de conversas.
Na pagina 25 das diretrizes curriculares nacionais, afirma que a educação infantil tem que garantir experiências que possibilitem as crianças contatos de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais, orais e escritos. 
Na pagina 32 a respeito do conhecimento matemático: Precisa-se ter experiência de exploração e ampliação de conceitos e relações matemáticas.
Encaminhamento metodológico: Com as crianças já sentadas sobre o tatame fazer a leitura do livro Formas o gatinho faz um pedido, e na medida em que a história vai falando de algumas formas, vai-se apresentando as figuras correspondentes que estão em EVA, sempre relacionando com os desenhos citados no livro.
Em seguida apresentar para as crianças a placa de papelão com as figuras geométricas desenhadas, então distribuir os recortes em EVA e orienta-las a colar no papelão figuras correspondentes.
Referências: www.espacoeducar.net/2011/06/o-que-e-metodo-de-alfabetizacao-natural.html
https://br.pinterest.com/
Conclusões: dificuldades e superação
Com relação ao estagio posso dizer que foi uma experiência muito boa para mim. Por que aprendi não só com as coisas que deram certo, mas também com as dificuldades como por exemplo ficar com os berçários.
Pude observar o quanto o cuidar caminha junto com a prática docente, até uma simples troca de frauda para a criança e para o professor se torna um momento de aprendizado.
Acredito que com tudo que observei e com as atividades que pude participar, certamente me fizeram perceber que sem dúvida nenhuma ser professor exige dedicação e aperfeiçoamento continuo.
O trabalho com a educação infantil precisa ter afeto, mas não apenas aquele que vem de palavras carinhosas, mas esse afeto deve partir da nossa formação, de nossas pesquisas, e dos cursos de capacitação, a fim de se sejam interiorizados os conceitos e articulados ás vivencias e experiências com os pequenos.
BIBLIOGRAFIA:
RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. Educação Infantil: praticas pedagógicas de ensino e aprendizagem. Curitiba: InterSaberes 2012 – (Série Metodologias).
MARINHO, Regina Bugeste. [et al.]. Pedagogia do movimento: universo lúdico e psicomotricidade. . Curitiba: InterSaberes 2012.
Site de pesquisa
Disponível em: http://www.escolainfantil.net.br/ . Acesso em 02 de dezembro 2017 às 18:45 horas.

Continue navegando