Buscar

Psicologia Jurídica Campos de Atuação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA – UNIPÊ
PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO
CURSO DE PSICOLOGIA
PSICOLOGIA JURÍDICA
JOÃO PESSOA
2018
 
PSICOLOGIA JURÍDICA
Trabalho apresentado a turma de Psicologia do período 2018.1 em cumprimento às exigências da disciplina de Tópicos Especiais em Psicologia II, ministrada pela professora Mônica Domingos Bandeira, como requisito de avaliação. 
	
JOÃO PESSOA
2018
1 INTRODUÇÃO
 De forma geral, a Psicologia é uma ciência que estuda o comportamento humano e os processos mentais (razão, sentimentos, pensamentos, atitudes). O corpo e a mente são estudados pela psicologia de forma integrada e não separadamente. Por ver o homem como um ser bio-psico-social, a psicologia trabalha com uma atuação integrada juntamente com outras áreas da saúde, como por exemplo, medicina, pedagogia, sociologia e antropologia. Além de existirem várias escolas de pensamentos (sistemas) na área de psicologia. Cada uma delas possui seus próprios métodos e processos de atuação. As principais são: Behaviorismo, Funcionalismo, Estruturalismo, Gestalt, Psicanálise, Humanismo, Psicologia Analítica e Psicologia Transpessoal.
 O curso de Psicologia forma profissionais aptos a trabalhar multiprofissionalmente com objetivo da promoção da saúde, com uma perspectiva psicossocial, manejando os processos individuais e grupais, considerando a diversidade sociocultural dos seus membros, pautando suas estratégias na perspectiva do compromisso social.
 O aluno passará a compreender a constituição do humano, as relações sociais, o psiquismo, a linguagem, a aprendizagem. O estudo deste processo como condição para a compreensão da gênese e da evolução das alterações psicológicas. Saberá selecionar condutas pautadas na realidade bio-psico-social, epidemiológica, política, cultural e ambiental, considerando evidências científicas. Intervir nos processos do campo psicológico, considerando os determinantes biológicos, sociais, culturais, econômicos, ambientais e políticos dos sujeitos sob seu cuidado. Além de diagnosticar, prevenir e tratar doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade nas diversas áreas de atuação como, centros de educação infantil, clínicas, hospitais, empresas, comunidade entre outros.
 Sendo assim, o psicólogo (profissional da área de psicologia) busca compreender o comportamento e o pensamento das pessoas que possuem algum tipo de problema ou distúrbio psicológico. Para tanto, este profissional utiliza métodos e processos comparativos e analíticos. O objetivo final é a saúde mental do indivíduo para que este possa ter uma boa qualidade de vida. A resolução dos problemas psicológicos significa uma situação melhor de relacionamento com a sociedade, família e consigo mesmo (com seus pensamentos, desejos e sentimentos).
2 ÁREAS DE ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA
 Existem várias especializações na área de Psicologia: Psicologia do trabalho, Psicologia Clínica, Psicologia Comparada, Psicopatologia, Psicologia Forense, Psicologia Integral, Psicopedagogia, Psicologia Esportiva, Psicologia Social, Psicologia Corporal, Sexologia, entre outras. 
	A psicologia do trabalho é uma subdisciplina da psicologia que se dedica ao estudo, concepção, avaliação e reestruturação das atividades de trabalho. Os profissionais da psicologia do trabalho podem atuar em diversas esferas, tais como: organizações, consultorias, órgãos públicos, etc. A sua atuação se revela importante tanto para os funcionários, como para as empresas, devido o aumento da rentabilidade proporcionada por um trabalhador satisfeito.
	Psicologia Clínica é a parte da psicologia que se dedica ao estudo dos transtornos mentais e dos aspectos psíquicos de doenças não mentais. Seus temas incluem a etiologia, classificação, diagnóstico, epidemiologia, intervenção. Graças à sua vocação e à sua formação, o psicólogo clínico estará preparado para ajudar as pessoas que o procuram a retomarem, ou a conquistarem pela primeira vez, o contato delas consigo mesmas. Ele faz isso utilizando conversas e, principalmente, por meio de um profundo interesse que é capaz de manter pela pessoa humana do paciente que está diante dele, com seus sofrimentos, contradições e particularidades.
	A psicologia comparada ou psicologia animal é um campo da psicologia que estuda as diferenças de comportamento entre os vários seres vivos, as várias espécies existentes, comparando os seus diferentes comportamentos. 
	Psicopatologia é uma área do conhecimento que objetiva estudar os estados psíquicos relacionados ao sofrimento mental. É a área de estudos que está na base da psiquiatria, cujo enfoque é clínico. É um campo do saber, um conjunto de discursos com variados objetos, métodos, questões: por um lado, encontram-se em suas bases as disciplinas biológicas e as neurociências, e por outro se constitui com inúmeros saberes oriundos da psicanálise, psicologia, antropologia, sociologia, filosofia, linguística e história.
	A psicologia forense é a área que reúne tanto a psicologia como o direito. A área tem crescido muito nos últimos anos, à medida que mais e mais estudantes se interessam neste campo aplicado da psicologia. Filmes populares, programas de televisão e livros ajudaram na popularização, frequentemente mostrando heróis brilhantes que resolvem crimes ou encontram assassinos usando a psicologia.
	O psicopedagogo estuda os processos de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos. Ele identifica as dificuldades e os transtornos que interferem na assimilação do conteúdo, fazendo uso de conhecimentos da psicologia e da antropologia para analisar o comportamento do aluno. Promove intervenções em caso de fracasso ou de evasão escolar. Este bacharel também está apto a atuar com pacientes em hospitais, em ONGs ou em centros comunitários. Pode, ainda, manter consultório, orientando estudantes e seus familiares no processo de aprendizagem.
A Psicologia do Esporte é uma ciência, que estuda os comportamentos de pessoas envolvidas no contexto esportivo e de exercício físico. O objetivo do psicólogo do esporte é entender como os fatores psicológicos influenciam o desempenho físico e compreender como a participação nessas atividades afeta o desenvolvimento emocional, a saúde e o bem-estar de uma pessoa nesse ambiente. A atuação profissional mais conhecida está relacionada aos esportes de alto rendimento. Mas, não é só isso o foco do psicólogo do esporte.  As áreas de intervenção são compostas também: pelas práticas de tempo livre, pelo esporte escolar, pela iniciação esportiva, pela reabilitação, e por fim pelos projetos sociais.
A psicologia social surgiu para estabelecer uma ponte entre a psicologia e a sociologia. O seu objeto de estudo é o comportamento dos indivíduos quando estão em interação. Ela também pode ser definida como o estudo do condicionamento que os processos mentais impõem à vida social do homem, ao mesmo tempo em que as diversas formas da convivência social influem na manifestação concreta dos mesmos. A psicologia social é o estudo das manifestações comportamentais suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas, ou pela mera expectativa de tal interação. A interação social, a interdependência entre os indivíduos e o encontro social são os objetos investigados por essa área da psicologia. Assim, vamos falar dos principais conceitos da psicologia social a partir do ponto de vista do encontro social: a percepção social, a comunicação, as atitudes, as mudanças de atitudes, o processo de socialização, os grupos sociais e os papéis sociais.
A psicoterapia corporal Reichiana é uma linha clínica da psicologia, originalmente criada por Wilhelm Reich, na qual se percebe o ser humano como uma unidade psicossomática, em que corpo e mente forma um sistema integrado, no qual um é reflexo do outro. O corpo reflete nossas emoções da mesma forma que
o que acontece no corpo também reflete em reações emocionais. Desta forma, a terapia, nesta abordagem, não usa somente o verbal como ferramenta terapêutica, mas também, quando necessário, trabalhos corporais para ajudar a elaborar e entrar em contato com o que precisa ser trabalhado a nível psíquico, emocional e bioenergético. 
Sexologia é a área do conhecimento que trata do comportamento sexual. É um fenômeno recente, com a atual abordagem datando do final do século XIX. Trata-se de uma área de atuação interdisciplinar, que abrange algumas áreas da medicina: andrologia, ginecologia, anatomia, psiquiatria (especialmente parafilias, assim como desordens que levam a inadequações), e a epidemiologia das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs); Estudos do comportamento sexual pela psicologia; Estudos do comportamento sexual pela sociologia do comportamento sexual; Estudos do comportamento sexual pela antropologia do comportamento sexual; Estudos do comportamento sexual pela neurociências (o estudo da base da resposta sexual e a complexidade do comportamento sexual). A sexologia também toca questões mais amplas, como o conceito de saúde sexual, aborto, saúde pública, controle de natalidade, abuso sexual, entre outros.
3 PSICOLOGIA JURÍDICA
 O objeto de estudo da Psicologia Jurídica, assim como toda a psicologia, são os comportamentos que ocorrem ou que possam vir a ocorrer, com um diferencial, atuando apenas nos casos onde se faz necessário um inter-relação entre o Direito e a Psicologia, como no caso de adoções, violência doméstica, novas maneiras de atuar em instituições penitenciarias, entre outros. Dedica-se à proteção da sociedade e à defesa dos direitos do cidadão, através da perspectiva psicológica. Juntamente com a Psicanálise Forense, constitui o campo de atuação da Psicologia conjuntamente com o Direito.
 Este ramo da Psicologia dedica-se às situações que se apresentam, sobretudo nos tribunais e que envolvem o contexto das leis. Desse modo, na Psicologia Jurídica, são tratados todos os casos psicológicos que podem surgir em contexto de tribunal. Dedica-se, por exemplo, ao estudo do comportamento criminoso, ao estudo das doenças envolventes de situações familiares e de separação civil. Clinicamente, tenta construir o percurso de vida dos indivíduos no dia-a-dia na sociedade em constantes relações jurídicas e todos os processos de estrutura familiar e do Trabalho. A Psicologia jurídica não se confunde com a psicologia forense, posto que o Psicólogo Forense pretende descobrir a raiz do problema, uma vez que só assim se pode partir à descoberta da solução. Descobrindo as causas das desordens, sejam elas mentais e/ou comportamentais, também se pode determinar um processo justo, tendo em conta que estes casos são muito particulares e assim devem ser tratados em tribunal.
 O primeiro ramo da Psicologia Forense a surgir foi a Psicologia Criminal, pois realiza estudos psicológicos de alguns dos tipos mais comuns de delinquentes e criminosos em geral, como, por exemplo, os psicopatas. De fato, a investigação psicológica desta sub área apresenta, sobretudo, trabalhos sobre homicídios e crimes sexuais, talvez devido à sua índole grave. A psicologia forense também tem relações com a psicanálise e em especial a psicanálise forense e a sexologia forense, traçando as causas psíquicas que levam certos indivíduos à sexualidade doentia.
 Podem-se encontrar as seguintes áreas na Psicologia Jurídica: Psicanálise Forense (mais genérica e aborda o sistema jurídico como um todo sob perspectivas psicológicas), Psicologia Criminal, Psicologia Obrigacional e do Consumidor (também denominado de Psicologia Civil), Psicologia da Família (processos que envolvem separação e divórcio, especialmente os litigiosos; disputa de guarda, regulamentação de visitas, alienação parental), Psicopatologia Trabalhista (perito em processos trabalhistas que envolvam acidentes no trabalho; nexo causal entre condições de trabalho e saúde mental; investigação acerca de afastamentos oriundos do sofrimento psicológico no trabalho), Psicologia Judiciária (que também envolvem os cartórios judiciais e extra-judiciais, devido ao aumento significativo de processos) e Psicologia dos direitos humanos.
 Dentro dessas áreas, as principais funções do Psicólogo Jurídico são: Avaliação de psicodiagnóstico, Assessoramento como perito a órgãos judiciais, Intervenção (planejamento e realização de programas de prevenção, tratamento, reabilitação), Integração ao meio social, Planejamento de campanhas de combate à criminalidade, Vitimologia (pesquisa e atendimento às vítimas de violência) e Mediação (alternativas à via judicial).
REFERENCIAS
https://www.suapesquisa.com/o_que_e/psicologia.htm
https://psicologado.com/atuacao/psicologia-organizacional/o-que-e-a-psicologia-do-trabalho
http://www.ribeiraopretopsicologia.com.br/o-que-e-a-psicologia-clinica-e-o-que-faz-o-psicologo-clinico/
http://www.psicologiamsn.com/2012/07/o-que-e-psicologia-forense.html
https://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/psicopedagogia/
http://www.psicologianoesporte.com.br/o-que-e-psicologia-do-esporte/
http://www.portaldapsique.com.br/Artigos/Psicologia_Social.htm
http://www.luisarestelli.com/psicoterapia-corporal
https://pt.wikipedia.org/wiki/Psicologia_jur%C3%ADdica
http://www.concursospsicologia.com/artigo-psicologia-juridica

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais