Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO 2 DIREITO DO TRABALHO 2018

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201511443215)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Analise as seguinte proposições acerca dos Princípios do Direito do Trabalho: I. De forma geral são considerados princípios gerais do direito do trabalho: o da proteção, o da irrenunciabilidade dos direitos trabalhistas, o da continuidade da relação de emprego, o da primazia da realidade, o da razoabilidade e da boa-fé; II. O princípio da proteção, possui como corolários: in dubio pro operário, norma mais favorável, irrenunciabilidade de direitos trabalhistas; III. A maioria da doutrina e da Jurisprudência predominante concordam que a regra da aplicação do princípio da norma mais favorável deve observar a teoria conglobante; IV. Segundo o princípio da condição mais benéfica, se o empregador contratar pessoa formada em engenharia, mesmo que para função não relacionada a esta profissão, como, por exemplo, assistente de produção, estará obrigado a pagar o salário-base mínimo da categoria profissional de engenheiro; V. Decidindo uma ação em que se postule reconhecimento de vínculo empregatício, de um trabalhador que tenha exercido a função de vendedor externo, pelo princípio da primazia da realidade, mesmo que as provas apontem para a existência de subordinação, pessoalidade e dependência econômica, se o empregador comprovar a existência de um contrato de representação comercial autônomo, a pretensão deverá ser rejeitada. Assinale a alternativa correta:
		
	 
	Apenas duas proposições estão corretas
	
	Apenas uma proposição está correta
	
	Todas as proposições estão corretas
	
	Apenas quatro proposições estão corretas
	 
	Apenas três proposições estão corretas
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201511527047)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Analise as proposições a seguir e assinale a alternativa correta: I- A Consolidação das leis do Trabalho é fonte material do Direito do Trabalho; II- O Acordo Coletivo do Trabalho é fonte formal do Direito do Trabalho; III- A doutrina é fonte formal do Direito do Trabalho; IV- A Revolução Industrial e a concentração do proletariado em torno das fábricas são fontes materiais do Direito do Trabalho;
		
	
	a) Apenas III e IV incorretas.
	 
	b) II e IV estão corretas.
	
	e) nenhuma assertiva é correta.
	
	c) I,II e III estão corretas.
	
	d) Apenas I e III estão corretas.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201511566571)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	São hipóteses de alteração na estrutura jurídica da empresa para fins de sucessão trabalhista, EXCETO a:
		
	 
	Alienação de parte dos bens do estabelecimento
	
	Cisão
	
	Transformação de firma individual em sociedade limitada
	
	Incorporação
	
	Fusão
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201511443204)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação ao trabalhador rural contratado por pequeno prazo, é INCORRETO afirmar que
		
	 
	a contratação que, dentro do período de um ano, superar três meses fica convertida em contrato de trabalho por prazo indeterminado, observando-se os termos da legislação aplicável.
	
	o produtor rural pessoa física poderá realizar sua contratação para o exercício de atividades de natureza temporária.
	
	além de remuneração equivalente à do trabalhador rural permanente, são assegurados os demais direitos de natureza trabalhista.
	
	a contribuição do segurado trabalhador rural contratado sob esta modalidade é de 8% (oito por cento) sobre o respectivo salário-de-contribuição.
	
	sua contratação só poderá ser realizada por produtor rural pessoa física, proprietário ou não, que explore diretamente atividade agroeconômica.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201511522467)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sofia é empregada com registro em CTPS feito pela Empresa Alpha S/A para ser vendedora de seus produtos. Entretanto, ela vende também os produtos da empresa Beta Ltda, uma subsidiária da empresa Alpha, que a controla, constituindo Grupo Econômico, respondendo quanto a sua produção para ambas as empresas, mas recebendo somente por Alpha. Marque a alternativa correta.
		
	
	A responsabilidade de um grupo econômico é sempre subsidiária, devendo a dívida ser cobrada, primeiramente, a empresa que anotou a CTPS da empregada.
	
	Segundo entedimento do TST a responsabilidade entre as empresas do Grupo Econômico será sempre solidária ativa, mas nunca passiva.
	
	O TST entende que o trabalho prestado pela empregada, durante a mesma jornada, para as duas empresas, gera duplo contrato de trabalho.
	 
	Para o TST, o grupo econômico caracteriza-se como empregador único, podendo qualquer uma das empresas ser sujeito passivo na execução trabalhista, mesmo não tendo participado da fase de conhecimento.
	
	A responsabilidade será sempre exclusiva da empresa que contratou e assinou a CTPS da empregada.

Outros materiais