Buscar

Explique detalhadamente como ocorrem os processos de respiração interna e externa dando ênfase ao conceito de Hematose (Salvo Automaticamente)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Explique detalhadamente como ocorrem os processos de respiração interna e externa dando ênfase ao conceito de Hematose.
Respiração externa é o processo de absorção de oxigênio de retirada de gas carbonico pelos os pulmões, esse processo é conhecido como circulação pulmonar ou pequena circulação, onde o sangue venoso entra no átrio direito para o ventrículo direito e é bombeado através da artéria pulmonar, que se ramifica em artéria pulmonar direita e esquerda que vão para o pulmão, nos capilares ocorre a hematose que são as trocas gasosas, onde o sangue perde gas carbônico e recebe oxigênio dos alvéolos, transformando-se em sangue arterial, que retorna ao coração pelo veia pulmonar pelo o átrio esquerdo.
Respiração interna é processo onde as células do corpo utiliza o oxigênio e libera gas carbônico, este processo é conhecido como circulação sistêmica ou grande circulação, o sangue arterial sai do ventrículo esquerdo do coração pela artéria aorta, essa artéria se ramifica transportando o sangue pelo o corpo todo , ocorrendo as trocas gasosas, onde as células do corpo utiliza o oxigênio e libera gas carbônico , este sangue retorna para o coração pelas as veias cava superior e inferior como sangue venoso e lançado para o átrio direito.
Cite e explique 3 fatores que interferem no processo de trocas gasosas entre os capilares sanguíneos e os alvéolos pulmonares.
Diferenças de pressão do gás: quando submetidos a altas altitides o dióxido de carbono é excretado continuamente do sangue pulmonar para os alvéolos, causando a diluição do oxigênio nos alvéolos, reduzindo a concentração de oxigênio no sangue. 
 Extensão da superfície de trocas: Corresponde a área de total que os alvéolos pulmonares ocupam dentro dos pulmões. A eficiência dos pulmões pode ser prejudica, quando as paredes alveolares dos pulmões fica destruídas causadas por exemplo por um efisema, que reduz a área de superficial e taxa de difusão.
Fluxo sanguíneo capilar: se a taxa do fluxo sanguíneo cair a zero ou a quase zero, a quantidade de oxigênio disponível também cai a zero ou a quase zero, oque pode provocar a morte celular pois a vida celular depende do oxigênio transportado pelo o sangue.
Baseando- se na informação de que animais de pequeno porte tem mais facilidade para perder calor do que animais grandes porte quando estão sobre mesma condição, explique por que apesar de apresentar menor taxa metabólica, esses animais de grande porte tem maiores problemas com altas temperaturas. Além disso, cite 3 fatores que influenciam a frequência respiratória.
A taxa metabólica é maior devido ao custo energético que estes animais tem para gerar calor para a sua mantença, esta taxa metabólica é maior nos animais que pequeno porte que nos de grande porte, porque a superfície de perda de calor nos animais de pequeno porte é relativamente maior que nos animais que grande porte, sendo assim necessita gerar mais calor, pois trocam mais facilmente com o meio. Em condições de altas temperaturas os animais de grande porte tem mais dificuldade de perde calor, como meio de perde calor este animais ficam mais ofegante devido a alta frequência cardíaca.
Oque pode influenciar a frequência respiratória deste animais são estado de saúde do animal, tamanho corporal, grau de enchimento do trato digestivo.

Continue navegando