Buscar

Gestão do Conhecimento AV02

Prévia do material em texto

1)
Conhecimento e informação estão interligados, isto é, informação gera conhecimento, o que quer dizer que um alimenta o outro. No entanto, Gestão da Informação (GI) não pode ser confundida com Gestão do Conhecimento (GC)! Os processos de Gestão da Informação antecedem os processos de Gestão do Conhecimento.
Nessa perspectiva, assinale a alternativa que diz respeito a uma atividade-base relacionada à Gestão da Informação (GI):
Alternativas:
a)
Mapear e reconhecer fluxos informais;
b)
Criar espaços criativos dentro da corporação;
c)
Desenvolver competências e habilidades voltadas ao negócio;
d)
Manter a cultura organizacional rígida em relação ao compartilhamento de informações;
e)
Mapear e reconhecer fluxos formais.
Alternativa assinalada
2)
Quando as pessoas falam da gestão do conhecimento, a conversa geralmente deriva para enunciações altamente abstratas e filosóficas. Mas existe um mundo real da gestão do conhecimento.
Fonte: DAVENPORT, Thomas H.; PRUSAK, Laurence. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998. p. 173.
Levando em consideração as ideias de Davenport e Prusak (1998), renomados estudiosos da gestão do conhecimento, analise as afirmações a seguir e classifique cada uma delas em V (Verdadeira) ou F (Falsa):
1. A matriz de competências é uma lista que contém as competências dos trabalhadores. Sua finalidade é identificar os profissionais mais adequados para desenvolver determinada função.
2. A transferência de conhecimentos entre trabalhadores novatos e veteranos contribui para que o know-how de uma organização seja preservado.
3. Aplicar metodologias testadas antecipadamente em projetos-piloto amplia as possibilidades de que a implantação da gestão do conhecimento seja bem-sucedida.
4. Clientes e fornecedores são algumas fontes importantes de informações e de criação do conhecimento para melhoria de processos, produtos e serviços.
5. A gestão do conhecimento requer a promoção de novos papéis dos colaboradores e novas maneiras de relacionamento e de gerir as organizações.
Identifique a sequência correta das afirmações:
Alternativas:
a)
1 V – 2 V – 3 F – 4 V – 5 V.
b)
1 V – 2 V – 3 V – 4 V – 5 V.
Alternativa assinalada
c)
1 V – 2 F – 3 V – 4 F – 5 V.
d)
1 F – 2 V – 3 V – 4 V – 5 V.
e)
1 F – 2 F – 3 F – 4 V – 5 V.
3)
A gestão do conhecimento pode começar por um problema empresarial relacionado com o conhecimento, como perda de clientes, produtos mal desenhados, perda de pessoas-chave ou redução do índice de vitórias de contratos de prestação de serviços. Todos esses são problemas atribuídos à má gestão do conhecimento.
Fonte: DAVENPORT, Thomas H.; PRUSAK, Laurence. Como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998. p. 198.
As estratégias consistem na definição das metas e dos objetivos a serem alcançados. Quando as estratégias organizacionais são bem estabelecidas, os problemas, como os apontados por Davenport e Prusak (1998), tendem a ser evitados.
Identifique os fatores estratégicos relacionados à gestão do conhecimento:
I. Podemos citar três objetivos estratégicos: liderança de produto, intimidade com o cliente e produtividade e qualidade.
II. As estratégias de negócios devem estar alinhadas à gestão do conhecimento.
III. Estabelecer políticas e práticas de gestão de pessoas que favoreçam a disseminação e criação de conhecimento é um fator crítico de sucesso para gerir conhecimento.
IV. A cultura organizacional, a orientação direcionada a processos e a avaliação de resultados dependem, entre outras coisas, das decisões da alta administração da empresa.
V. Para traçar as estratégias, deve ser considerado especificamente o ambiente interno que exerce influência na gestão de uma empresa.
Assinale a alternativa que contém as afirmações verdadeiras:
Alternativas:
a)
II, III, IV e V, apenas.
b)
I, II e IV, apenas.
c)
II, III e IV, apenas.
d)
I, II, III, IV e V.
e)
I, II, III e IV, apenas.
Alternativa assinalada
4)
Criatividade e inovação caminham juntas! Assim como a inovação, a criatividade pode encontrar soluções para problemas. A criatividade é uma competência essencial nos dias atuais e, de acordo com Gramigna (2002, p. 55), "é a capacidade para conceber soluções inovadoras viáveis e adequadas para as situações apresentadas". Vale lembrar que se trata de uma competência que pode ser estimulada e desenvolvida nas pessoas nos mais diferentes ambientes, como o educacional e o organizacional.
Pensando nessa importante competência, podemos afirmar que:
I. Pessoas criativas tem em comum determinadas características como fluência e flexibilidade de ideias;
II. Pessoas criativas apresentam dificuldade de aceitação diante de situações ambíguas e que envolve riscos;
III. Pessoas criativas tendem a ampliar e implantar suas ideias, são ousadas, curiosas e automotivadas.
É correto o que se apresenta apenas em:
Alternativas:
a)
I, II e III.
b)
I e III;
Alternativa assinalada
c)
I e II;
d)
I;
e)
II.
5)
O conhecimento é um elemento fundamental para que as empresas gerem competitividade e ganhos. Para tanto, deve-se valorizar a inovação e a aprendizagem organizacional. O know-how da organização, que se configura por meio do conhecimento de seus colaboradores, é que garante o seu diferencial que, por sua vez, contribui para que a empresa se destaque perante as demais.
A habilidade de uma empresa garantir os resultados diz respeito à sua capacidade de colocar em prática o know-how adquirido ao longo do tempo. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito de know-how.
Alternativas:
a)
Conjunto de informações dos concorrentes que evitam falhas nos processos;
b)
Conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes voltados à vida pessoal do trabalhador;
c)
Conjunto de conhecimentos explícitos que indicam o conjunto de informações descartadas;
d)
Conjunto de conhecimentos práticos, em que se incluem fórmulas, tecnologias, técnicas, procedimentos.
Alternativa assinalada
e)
Capacidade da empresa de se ocultar para preservar sua imagem no mercado de trabalho.

Continue navegando