Buscar

Os benefícios sociais são importantes para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Os benefícios sociais são importantes para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores. Eles podem ser oferecidos na forma de produtos ou serviços. Qual(is) a(s) entidade(s) que pode(m) oferecer esse tipo de benefícios?
Certo 	As empresas, sindicatos, Estado ou entidades sociais
Errado 	As empreas e o Estado
	As empresas o sindicato e o Estado
	As empresas o Estado e entidades sociais
	As empresas e sindicatos
 
Os benefícios estão associados a dois processos da Administração de Recursos Humanos?
	Gestão da Segurança dos Trabalhadores e Gestão de Benefícios.
	Gestão da Performance e da Carreira e Gestão do Clima Organizacional.
	Captação dos Recursos Humanos e Gestão de Expatriados.
	Desenvolvimento dos Recursos Humanos e Legal -Trabalhista.
Certo 	Remuneração e Qualidade de Vida.
A sobrevivência das organizações tem mudado os paradigmas organizacionais, no sentido de que se antes era necessário motivar os funcionários, hoje, precisa-se buscar o seu comprometimento. Isto faz com que as empresas despertem para importância dos ambientes positivos, onde os colaboradores possam encontrar condições favoráveis para trabalhar mais eficazmente, aliando-se a isso a oportunidade de efetivos estímulos para seu desenvolvimento. Sendo assim, como são classificados os benefícios?
	Assistencial (biblioteca e remuneração por tempo não trabalhado), recreativo (grêmio e colônia de férias) e supletivo (estacionamento e excursões).
	Assistencial (grêmio e caixa eletrônico), recreativo (seguro de vida e colônia de férias) e supletivo (estacionamento e quiosques com computador).
	Assistencial (grêmio e posto bancário), recreativo (seguro de vida e colônia de férias) e supletivo (estacionamento e revistas).
Certo 	Assistencial (seguro de vida e remuneração por tempo não trabalhado), recreativo (grêmio e colônia de férias) e supletivo (estacionamento e carta de fiança).
	Assistencial (seguro de vida e estacionamento), recreativo (grêmio e colônia de férias) e supletivo (remuneração por tempo não trabalhado e colônia de férias).
 
A área de Recursos Humanos deixou de ser um mero departamento de pessoal para se tornar o personagem principal de transformação dentro da organização. Hoje, o cenário é diferente: os empregados são chamados de colaboradores, e os chefes de gestores. Pode-se afirmar que gerir pessoas não é mais um fator de uma visão mecanicista, sistemática, metódica, ou mesmo sinônimo de controle, tarefa e obediência. A gestão de pessoas tende à valorização dos profissionais e do ser humano, diferentemente do setor de Recursos Humanos que visava à técnica e o mecanicismo do profissional. Diante disto, marque as fontes de custeio dos benefícios?
	Entidades Sociais, estado e o empregado.
	Empresa, convenção coletiva e o empregado.
Certo 	Empresa, estado e o empregado.
	Empresa, estado e o acordo coletivo.
Errado 	Sindicato, estado e o empregado.
No estudo dos benefícios sociais tem-se como referência as necessidades humanas segundo a teoria de Abraham H. Maslow. Qual a que destaca o respeito e o reconhecimento das pessoas?
	Necessidades sociais
Certo 	Necessidade de estima
	Necessidades fisiológicas
	Necessidade de autorrealização
	Necessidade de segurança
 
Os benefícios ofertados aos empregados podem ser provenientes de diferentes políticas ou programas, dentro ou fora do contexto da organização. Qual das opções a seguir NÃO estaria corretA tomando-se como base o que fora estudado em Gestão de Benefícios?
	Os benefícios, além de serem concedidos pelas empresas, pelos sindicatos, por entidades sociais, são também concedidos aos trabalhadores pelo Estado através da Previdência Social.
	Podem decorrer da mera liberalidade de uma empresa, como, por exemplo, a concessão de folga no dia do aniversário do empregado.
	Podem resultar de uma negociação dos empresários com os sindicatos dos trabalhadores como, por exemplo, a redução da jornada de trabalho de uma determinada categoria.
Certo 	Benefícios podem ser oferecidos por empresas concorrentes, por órgãos consultivos do governo (municipal, estadual ou federal), bem como por organismos internacionais vinculados às áreas de saúde e educação;
	Podem decorrer de um direito a que o trabalhador faz jus, por força da legislação trabalhista e previdenciária, como, por exemplo, o recebimento do salário, do 13º salário, do repouso semanal remunerado, do adicional de horas extras, do adicional noturno, do pagamento das férias, da aposentadoria, do auxílio-doença entre tantos outros.
Beneficios são vantagens oferecidas aos funcionários a fim de atrair, reter e manter motivada a força de trabalho. São classificados quanto a exigibilidade, natureza e objetivos. Como podem ser divididos os benefícios quanto a sua natureza?
	assistenciais, recreativos e plano supletivo
Certo 	monetários e não monetários
	Fiosiológicas ou de segurança
	Obrigatorio ou voluntario
	legal ou espontaneo
 
A prática de administrar pessoas está sendo discutida em todo o mundo e em todas as esferas do ambiente empresarial. A Administração de Recursos Humanos está sendo substituída pelo termo Gestão de Pessoas que quer dizer:
Certo 	Um conjunto de políticas e práticas que permitam a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas para que ambas possam realizá-las ao longo do tempo.
Errado 	Um conjunto de objetivos e metas que permitem às pessoas atingirem seus objetivos pessoais e, posteriormente, os objetivos organizacionais.
	Um conjunto de normas e regras que delimitam a atuação das pessoas e não as coloca como agentes de mudança no processo de competitividade.
	Um conjunto de normas e regras que delimitam a atuação das pessoas e não as coloca como agentes de mudança no qual não existe processo de competitividade.
	Um conjunto de esforços para melhorar o desempenho das empresas no seu ambiente de atuação, levando-se em conta práticas de controle de custos mediante processo de downsizing.

Outros materiais